Comentário Bíblico
Adventista
Israel amava mais a José - (cba)
Gênesis 37:3
Jacó encontrava particular satisfação na companhia de José, cuja bondade e cujos ideais o tornavam bem diferente dos irmãos. Uma vez que Jacó tinha 91 anos quando José nasceu, e Benjamim só nasceu vários anos mais tarde, ele considerava José o "filho da sua velhice".
Uma túnica talar de mangas compridas - (cba)
Gênesis 37:3
O tratamento preferencial que Jacó dispensava a José alcançou um clímax na veste ou túnica especial que fez para ele. O significado da palavra passim ("talar") é incerto. Ela é usada também em 2 Samuel 13:18,19 para descrever a veste de Tamar, filha do rei Davi. A expressão "tingida de várias cores", usada na LXX, na Vulgata e na Peshitta, formou a base para a tradução encontrada em algumas Bíblias, como ARC e ACF. Uma pintura na parede da tumba de um nobre, localizada em Beni Hasan, no Egito, que data do tempo de Abraão, ilustra um grupo de homens, mulheres e crianças, todos asiáticos, dos quais alguns usavam nada além de uma tanga de duas cores, e alguns, túnicas que iam até o joelho, mas deixavam descoberto um dos ombros. Algumas dessas túnicas eram de material branco, simples, enquanto outras tinham desenhos azuis e vermelhos. A veste do chefe era especialmente colorida, e é distinguida das outras por um belo desenho entretecido na trama. Talvez a túnica que Jacó deu a José se assemelhasse a essa. Como foi salientado aqui, contudo, a palavra passim é de origem incerta. Se, como parece provável, ela for o plural de pas, "extremidade", se referiria às mãos e aos pés. Em Daniel 5:5,24 (ARC), pas é traduzida como "parte": "O rei via a parte da mão que estava escrevendo." Consequentemente, a túnica de José teria mangas longas e chegaria até os pés (como indica a ARA e a NVI). Uma veste assim não seria apropriada para uso durante o trabalho e, além disso, era o tipo de roupa usada por filhos de linhagem nobre. A construção gramatical hebraica sugere a ideia de que Jacó não só fez uma túnica assim para José, mas que "costumava fazer" esse tipo de túnica para ele. Qualquer que seja o caso, essa túnica despertou a suspeita de que Jacó tencionasse passar por alto seus filhos mais velhos e conceder o direito de primogenitura a José. Em vista disso, todos os irmãos o odiavam (PP, 209).
- 18 Ora, trazia ela uma túnica talar; porque assim se vestiam as filhas virgens dos reis. Então o criado dele a deitou fora, e fechou a porta após ela. 19 Pelo que Tamar, lançando cinza sobre a cabeça, e rasgando a túnica talar que trazia, pôs as mãos sobre a cabeça, e se foi andando e clamando. 2 Samuel 13:18,19 5 Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo. 24 Então dele foi enviada aquela parte da mão que traçou o escrito. Daniel 5:5,24
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 37:1-36
O restante de Gênesis se dedica à história de José e à direção divina (Gênesis 45:5-8).
Jacó amava José mais que os outros filhos
Gênesis 37:3
Por esse comportamento, plantou uma semente de inveja e ódio. Como expressão de seu amor, deu a José uma túnica especial. O hebraico não é compreendido com facilidade. As verses gregas e latinas traduziram a expressão como um "manto de muitas cores". As vestes desempenham um papel essencial na história de José (Gênesis 37:3,23; Gênesis 39:12; Gênesis 41:14).
- 3 Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. 23 Logo que José chegou a seus irmãos, estes o despiram da sua túnica, a túnica de várias cores, que ele trazia; Gênesis 37:3,23 12 Então ela, pegando-o pela capa, lhe disse: Deita-te comigo! Mas ele, deixando a capa na mão dela, fugiu, escapando para fora. Gênesis 39:12 14 Então enviou Faraó, e chamou a José, e o fizeram sair logo da cova; e barbeou-se e mudou os seus vestidos, e veio a Faraó. Gênesis 41:14
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 37:1-4
Na história de José vemos algo de Cristo, que primeiramente foi humilhado e depois exaltado. Também mostra a condição dos crentes, que devem passar por muitas tribulações para entrarem no Reino. Esta é uma história sem igual, onde são exibidas variadas formas de trabalhar da mente humana, tanto para o bem como para o mal, e a singular providência de Deus ao fazer uso delas para cumprir os seus propósitos.
Mesmo sendo José o favorito de seu pai, não foi criado na ociosidade. Os que não ocupam os seus filhos nos negócios e nos trabalhos, e nas coisas que requerem esforço, não os amam de verdade. Com muita razão costuma-se dizer que mimar os filhos é lançá-los à perdição. Os que foram educados para não fazer coisa alguma provavelmente serão bons para nada.
Porém, Jacó tornou público o seu amor, ao vestir José de um modo mais fino do que fazia com os outros filhos. É algo mim que os pais façam diferença entre um filho e outro, a menos que exista uma grande razão para isto, pela obediência ou não dos filhos. Quando os pais fazem diferença, os filhos imediatamente o percebem, e isto os conduz a conflitos familiares.
Quando estavam fora do alcance da vista de seu pai, os filhos de Jacó faziam o que jamais pensaram praticar em casa; porém, José dava conta a seu pai da má conduta deles, para que os repreendesse. Não como se fosse intrigante, visando semear a discórdia, mas como um irmão leal.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 209

Vidas Que Falam, Pág. 69

Cristo Triunfante, Pág. 95
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 35 O Pai ama ao Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos. João 3:35 22 Os discípulos se entreolhavam, perplexos, sem saber de quem ele falava. 23 Ora, achava-se reclinado sobre o peito de Jesus um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava. João 13:22,23 20 E respondemos a meu senhor: Temos pai, já velho, e há um filho da sua velhice, um menino pequeno; o irmão deste é morto, e ele ficou o único de sua mãe; e seu pai o ama. 21 Então tu disseste a teus servos: Trazei-mo, para que eu ponha os olhos sobre ele. 22 E quando respondemos a meu senhor: O menino não pode deixar o seu pai; pois se ele deixasse o seu pai, este morreria; 23 replicaste a teus servos: A menos que desça convosco vosso irmão mais novo, nunca mais vereis a minha face. 24 Então subimos a teu servo, meu pai, e lhe contamos as palavras de meu senhor. 25 Depois disse nosso pai: Tornai, comprai-nos um pouco de mantimento; 26 e lhe respondemos: Não podemos descer; mas, se nosso irmão menor for conosco, desceremos; pois não podemos ver a face do homem, se nosso irmão menor não estiver conosco. 27 Então nos disse teu servo, meu pai: Vós sabeis que minha mulher me deu dois filhos; 28 um saiu de minha casa e eu disse: certamente foi despedaçado, e não o tenho visto mais; 29 se também me tirardes a este, e lhe acontecer algum desastre, fareis descer as minhas cãs com tristeza ao Seol. 30 Agora, pois, se eu for ter com o teu servo, meu pai, e o menino não estiver conosco, como a sua alma está ligada com a alma dele, Gênesis 44:20-30 23 Logo que José chegou a seus irmãos, estes o despiram da sua túnica, a túnica de várias cores, que ele trazia; 32 Enviaram a túnica de várias cores, mandando levá-la a seu pai e dizer-lhe: Achamos esta túnica; vê se é a túnica de teu filho, ou não. Gênesis 37:23,32 30 Não estão, porventura, achando e repartindo os despojos? uma ou duas donzelas a cada homem? para Sísera despojos de estofos tintos, despojos de estofos tintos bordados, bordados de várias cores, para o meu pescoço? Juízes 5:30 18 Ora, trazia ela uma túnica talar; porque assim se vestiam as filhas virgens dos reis. Então o criado dele a deitou fora, e fechou a porta após ela. 2 Samuel 13:18 13 A filha do rei está esplendente lá dentro do palácio; as suas vestes são entretecidas de ouro. 14 Em vestidos de cores brilhantes será conduzida ao rei; as virgens, suas companheiras que a seguem, serão trazidas à tua presença. Salmos 45:13,14 16 E tomaste dos teus vestidos e fizeste lugares altos adornados de diversas cores, e te prostituíste sobre eles, como nunca sucedera, nem sucederá. Ezequiel 16:16