Comentário Bíblico
Adventista
Vamos a Dotã - (cba)
Gênesis 37:17
Localizada cerca de 20 km ao norte de Samaria, na direção de Esdraelom, Dotã estava situada numa grande rota de caravanas que ia do norte até o Egito. Ficava numa planície retangular que continha uma das melhores áreas de pastagem de Canaã e, portanto, foi bem escolhida pelos filhos de Jacó. Ainda conserva seu antigo nome, Dotan. No tempo de Eliseu, foi o cenário de um grande milagre (ver 2 Reis 6:13-19).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 37:1-36
O restante de Gênesis se dedica à história de José e à direção divina (Gênesis 45:5-8).
Nota
Gênesis 37:12-22
A cena pastoral idilica é manchada por uma trama maligna para se livrar de José. Sendo o primogênito, Rúben tentou salvar o irmão. No entanto, após o incesto com Bila (Gênesis 35:22), ele havia perdido sua autoridade.
José encolheu-se da presença de seus irmãos
Gênesis 37:17-20
Seus irmãos [de José] o repeliram rudemente. Ele lhes contou sua missão, mas eles não responderam. José ficou alarmado com seus olhares zangados. O medo tomou o lugar da alegria, e ele instintivamente se encolheu de pavor diante da presença deles. Eles então o agarraram violentamente. Eles o escarneciam com as admoestações que ele lhes dera no passado, acusavam-no de relatar seus sonhos para se exaltar acima deles na mente de seu pai, para que ele pudesse amá-lo mais do que a si mesmos ( Spiritual Gifts 3: 140 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 37:12-22
Com quanta atenção José aguarda as ordens de seu pai! Quanto mais os filhos forem amados por seus pais, mais dispostos devem estar para obedecer-lhes. Quão deliberadamente contrários a José estavam os seus irmãos. Eles planejavam matá-lo por maldade premeditada, e a sangue frio. Qualquer que odeia o seu irmão é homicida (1 João 3:15). Os filhos de Jacó odiavam o seu irmão porque o pai deles o amava. Novas ocasiões como os seus sonhos e coisas semelhantes deram-lhes maior impulso e produziram um ressentimento constante em seus corações, até que resolveram matá-lo. Deus tem todos os corações em suas mãos.
Rúben, por ser o primogênito, tinha maior razão por estar zeloso em relação a José, ainda que não fosse o seu melhor amigo. Deus trabalhou para que todas as coisas colaborassem com o seu propósito: Fazer de José um instrumento para salvar a vida de muita gente. José era um tipo de Cristo; pois, apesar de ser o Filho amado de seu Pai, foi odiado por um mundo mau. Não obstante, o Pai o enviou, desde o seu seio, a visitar-nos com grande humildade e amor. Veio dos céus à terra para buscar-nos e salvar-nos; contudo, fizeram contra Ele conspirações malignas. Os seus não somente não o receberam, como também o crucificaram. Jesus Cristo submeteu-se a isto como parte de seu desígnio para nos redimir e salvar.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |