Comentário Bíblico
Adventista
Os flecheiros - (cba)
Gênesis 49:23
Da símile da árvore frutífera, Jacó passou então à da guerra, descrevendo a vitória da tribo de José sobre todos os inimigos. Esta é uma ilustração do presente profético, que fala de eventos futuros como se já estivessem em processo de cumprimento. As palavras não se referem a quaisquer feitos guerreiros de José no Egito, são porém uma alusão, em termos não diretamente ofensivos aos irmãos, mas entendidos por todos eles, à perseguição que ele havia sofrido nas mãos deles, bem como durante seus anos de escravidão e aprisionamento.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 49:1-28
O testamento final de Jacó (incluindo bênçãos e algumas maldições) as filhos era um documento legal importante. Em conformidade com sua natureza solene, foi escrito em poesia. A maioria das profecias de louvor ou culpa é elaborada com base em jogos de palavras com o nome dos filhos ou em comparações com animas. Tais artifícios não são reproduzidos facilmente numa tradução.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 49:22-27
A bênção de José é notória. O que Jacó disse a seu respeito é tanto histórico como profético. Jacó lhe recorda as dificuldades e os ferozes dardos das tentações com os quais anteriormente lutou. A sua fé não falhou; antes, em meio às suas provas, levou todas as suas cargas com firmeza e não fez nada inconveniente. Toda a nossa fortaleza para resistir às tentações e suportar as aflições vem de Deus; a sua graça é suficiente.
José chegou a ser o pastor de Israel para cuidar de seu pai e de sua família; a rocha de Israel, seu fundamento e firme suporte. Nisto, como em muitas outras coisas, José foi um notável tipo do Bom Pastor e da Pedra de Esquina, que é o fundamento da Igreja.
As bênçãos são prometidas pára a posteridade de José, típicas das vastas e ternas bênçãos que vêm sobre a semente espiritual de Cristo. Jacó abençoou a todos os seus filhos; porém, de modo especial, a José, "que foi separado de seus irmãos". Não somente separado no Egito, luas por possuir uma elevada dignidade e por ser mais consagrado a Deus.
Diz-se de Benjamim que arrebatará como o lobo. Jacó foi guiado pelo Espírito de profecia em tudo o que disse, e não pelo afeto natural; caso contrário, teria falado com ainda mais ternura sobre o seu filho caçula. No tocante a ele, somente prevê e prediz que a sua posteridade será uma tribo guerreira, forte e ousada, e que se enriquecerá com os despojos de seus inimigos; que serão ativos. O apóstolo Paulo era desta tribo (Romanos 11:1; Filipenses 3:5). No amanhecer de seu dia, devorou a presa como perseguidor; porém, no ocaso, repartiu o despojo como pregador; Paulo compartilhou as bênçãos do Leão de Judá e participou de suas vitórias.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 237

Vidas Que Falam, Pág. 76
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente. 18 Eles o viram de longe e, antes que chegasse aonde estavam, conspiraram contra ele, para o matarem, 24 e tomando-o, lançaram-no na cova; mas a cova estava vazia, não havia água nela. 28 Ao passarem os negociantes midianitas, tiraram José, alçando-o da cova, e venderam-no por vinte siclos de prata aos ismaelitas, os quais o levaram para o Egito. Gênesis 37:4,18,24,28 7 E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo. 8 Mas ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo na sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem; 9 ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus? 10 Entretanto, ela instava com José dia após dia; ele, porém, não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela, ou estar com ela. 11 Mas sucedeu, certo dia, que entrou na casa para fazer o seu serviço; e nenhum dos homens da casa estava lá dentro. 12 Então ela, pegando-o pela capa, lhe disse: Deita-te comigo! Mas ele, deixando a capa na mão dela, fugiu, escapando para fora. 13 Quando ela viu que ele deixara a capa na mão dela e fugira para fora, 14 chamou pelos homens de sua casa, e disse-lhes: Vede! meu marido trouxe-nos um hebreu para nos insultar; veio a mim para se deitar comigo, e eu gritei em alta voz; 15 e ouvigiu-se para ela no caminho, e disse: Vem, deixa-me deixou, aqui a sua capa e fugiu, escapando para fora. 16 Ela guardou a capa consigo, até que o senhor dele voltou a casa. 17 Então falou-lhe conforme as mesmas palavras, dizendo: O servo hebreu, que nos trouxeste, veio a mim para me insultar; 18 mas, levantando eu a voz e gritando, ele deixou comigo a capa e fugiu para fora. 19 Tendo o seu senhor ouvido as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Desta maneira me fez teu servo, a sua ira se acendeu. 20 Então o senhor de José o tomou, e o lançou no cárcere, no lugar em que os presos do rei estavam encarcerados; e ele ficou ali no cárcere. Gênesis 39:7-20 21 Então disseram uns aos outros: Nós, na verdade, somos culpados no tocante a nosso irmão, porquanto vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava, e não o quisemos atender; é por isso que vem sobre nós esta angústia. Gênesis 42:21 3 os quais afiaram a sua língua como espada, e armaram por suas flechas palavras amargas. Salmos 64:3 13 Com força me impeliste para me fazeres cair, mas o Senhor me ajudou. Salmos 118:13 33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33 22 confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus. Atos 14:22