Comentário Bíblico
Adventista
Zebulom - (cba)
Gênesis 49:13
O território dado à tribo de Zebulom, no tempo de Josué, pode ser reconstituído por meio das fronteiras e cidades mencionadas em Josué 19:10-16. Naquela ocasião, não chegava ao Mediterrâneo nem tocava diretamente em Sidom. Ficava entre o mar da Galileia e o Mediterrâneo, próximo a ambos, mas separado do primeiro por Naftali, e do último, por Aser. Porém, é possível que esta profecia tenha se cumprido mais tarde. O cumprimento notável de todos os pronunciamentos proféticos de Jacó que pode ser verificado exclui a possibilidade de este aqui ter ficado sem se cumprir, embora a Bíblia não mencione nada a respeito.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 49:1-28
O testamento final de Jacó (incluindo bênçãos e algumas maldições) as filhos era um documento legal importante. Em conformidade com sua natureza solene, foi escrito em poesia. A maioria das profecias de louvor ou culpa é elaborada com base em jogos de palavras com o nome dos filhos ou em comparações com animas. Tais artifícios não são reproduzidos facilmente numa tradução.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 49:13-18
Acerca de Zebulom: se a profecia diz que Zebulom será um porto de barcos, certamente a providência divina fará com que seja assim. Deus determina os limites de nossa habitação. A nossa sabedoria e dever é acomodarmo-nos à nossa sorte e melhorá-la; se Zebulom habita no porto do mar, que seja refúgio de barcos.
No tocante a Issacar: ele viu que a terra era deleitosa, e produzia não somente gratas perspectivas, senão bons fritos para recompensar os seus esforços. Creiamos que o repouso celestial é bom e a terra prometida é deleitosa; isto fará com que o nosso trabalho presente seja fácil.
Dã iria ganhar, por meio da habilidade, da política e de surpresas, vantagens contra os seus inimigos, como a serpente que morde o calcanhar do viajante.
Jacó, quase enfraquecido e pronto a desmaiar, alivia-se com as seguintes palavras: "A tua salvação espero, ó Senhor!" A salvação que ele esperava era Cristo, a semente prometida; agora que Jacó seria reunido ao seu povo, suspira por Aquele ao redor de quem o povo será reunido. Declara simplesmente que está em busca do céu, a pátria melhor (Hebreus 11:13,14). Agora que desfrutará a salvação, consola-se por tê-la esperado. Assim, como também temos que esperar em Cristo o nosso caminho ao céu, devemos esperar o céu como o nosso repouso em Cristo. O consolo do santo moribundo é ter esperado a salvação do Senhor, pois então terá aquilo pelo que esperou.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 20 e disse: Deus me deu um excelente dote; agora morará comigo meu marido, porque lhe tenho dado seis filhos. E chamou-lhe Zebulom. Gênesis 30:20 18 De Zebulom disse: Zebulom, alegra-te nas tuas saídas; e tu, Issacar, nas tuas tendas. 19 Eles chamarão os povos ao monte; ali oferecerão sacrifícios de justiça, porque chuparão a abundância dos mares e os tesouros escondidos da areia. Deuteronômio 33:18,19 10 Surgiu a terceira sorte aos filhos de Zebulom, segundo as suas familias. Vai o termo da sua herança até Saride; 11 sobe para o ocidente até Marala, estende-se até Dabesete, e chega até o ribeiro que está defronte de Jocneão; 12 de Saride vira para o oriente, para o nascente do sol, até o termo de Quislote-Tabor, estende-se a Daberate, e vai subindo a Jafia; 13 dali passa para o oriente a Gate-Hefer, a Ete-Cazim, chegando a Rimom-Metoar e virando-se para Neá; 14 vira ao norte para Hanatom, e chega ao vale de Iftael; 15 e Catate, Naalal, Sinrom, Idala e Belém; doze cidades e as suas aldeias. 16 Essa é a herança dos filhos de Zebulom, segundo as suas famílias, essas cidades e as suas aldeias. Josué 19:10-16