Comentário Bíblico
Adventista
Dã - (cba)
Gênesis 49:16
Por meio de um jogo de palavras com seu nome, o primogênito da serva de Raquel, Bila, é descrito como alguém que devia ocupar lugar de importância e realizar deveres elevados no futuro estado de Israel. Isto se cumpriu parcialmente no tempo final dos juízes, quando Sansão, um danita, julgou Israel por 20 anos (ver Juízes 13:2).
Serpente junto ao caminho - (cba)
Gênesis 49:16
Esta declaração descreve o caráter da tribo. Isto se tornou evidente na expedição de parte dos danitas a Laís, no norte de Canaã (ver Jz 18), e também nas aventuras de Sansão, que, com a astúcia de uma serpente, vencia os mais fortes inimigos. Uma vez que a tribo de Dã parece ter sido a primeira a introduzir a adoração de ídolos em Israel (Jz 18), e uma vez que o caráter de Dã não qualifica alguém para a Canaã celestial, somente seu nome, dentre as 12 tribos , é omitido da enumeração feita em Apocalipse 7.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 49:1-28
O testamento final de Jacó (incluindo bênçãos e algumas maldições) as filhos era um documento legal importante. Em conformidade com sua natureza solene, foi escrito em poesia. A maioria das profecias de louvor ou culpa é elaborada com base em jogos de palavras com o nome dos filhos ou em comparações com animas. Tais artifícios não são reproduzidos facilmente numa tradução.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 49:13-18
Acerca de Zebulom: se a profecia diz que Zebulom será um porto de barcos, certamente a providência divina fará com que seja assim. Deus determina os limites de nossa habitação. A nossa sabedoria e dever é acomodarmo-nos à nossa sorte e melhorá-la; se Zebulom habita no porto do mar, que seja refúgio de barcos.
No tocante a Issacar: ele viu que a terra era deleitosa, e produzia não somente gratas perspectivas, senão bons fritos para recompensar os seus esforços. Creiamos que o repouso celestial é bom e a terra prometida é deleitosa; isto fará com que o nosso trabalho presente seja fácil.
Dã iria ganhar, por meio da habilidade, da política e de surpresas, vantagens contra os seus inimigos, como a serpente que morde o calcanhar do viajante.
Jacó, quase enfraquecido e pronto a desmaiar, alivia-se com as seguintes palavras: "A tua salvação espero, ó Senhor!" A salvação que ele esperava era Cristo, a semente prometida; agora que Jacó seria reunido ao seu povo, suspira por Aquele ao redor de quem o povo será reunido. Declara simplesmente que está em busca do céu, a pátria melhor (Hebreus 11:13,14). Agora que desfrutará a salvação, consola-se por tê-la esperado. Assim, como também temos que esperar em Cristo o nosso caminho ao céu, devemos esperar o céu como o nosso repouso em Cristo. O consolo do santo moribundo é ter esperado a salvação do Senhor, pois então terá aquilo pelo que esperou.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 6 Então disse Raquel: Julgou-me Deus; ouviu a minha voz e me deu um filho; pelo que lhe chamou Dã. Gênesis 30:6 25 Então partiu o estandarte do arraial dos filhos de Dã, que era a retaguarda de todos os arraiais, segundo os seus exércitos; sobre o seu exército estava Aiezer, filho de Amisadai; Números 10:25 22 De Dã disse: Dã é cachorro de leão, que salta de Basã. Deuteronômio 33:22 2 Havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não lhe dera filhos. 24 Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou. 25 E o Espírito do Senhor começou a incitá-lo em Maané-Dã, entre Zorá e Estaol. Juízes 13:2,24,25 20 E julgou a Israel, nos dias dos filisteus, vinte anos. Juízes 15:20 1 Naqueles dias não havia rei em Israel; a tribo dos danitas buscava para si herança em que habitar; porque até então não lhe havia caído a sua herança entre as tribos de Israel. 2 E de Zorá e Estaol os filhos de Dã enviaram cinco homens da sua tribo, escolhidos dentre todo o povo, homens valorosos, para espiar e reconhecer a terra; e lhes disseram: Ide, reconhecei a terra. E chegaram eles à região montanhosa de Efraim, à casa de Mica, e passaram ali a noite. Juízes 18:1,2 26 Assim seguiram o seu caminho os filhos de Dã; e Mica, vendo que eram mais fortes do que ele, virou-se e voltou para sua casa. 27 Eles, pois, levaram os objetos que Mica havia feito, e o sacerdote que estava com ele e, chegando a Laís, a um povo quieto e desprecavido, passaram-no ao fio da espada, e puseram fogo à cidade. Juízes 18:26,27