Comentário Bíblico
Adventista
Enviando-os - (cba)
Gênesis 25:6
Próximo ao fim de sua vida, Abraão nomeou Isaque como seu herdeiro (ver Gênesis 15:4) e legou a ele a maior parte de suas propriedades. Aos filhos de Agar e Quetura ele deu presentes. Em vista da grande riqueza de Abraão e de suas centenas de servos (ver Gênesis 13:2; Gênesis 14:14), ele tinha condição de dar a cada um desses sete filhos vários servos e uma parte de seus rebanhos sem diminuir perceptivelmente a herança de Isaque. É presumível que cada filho tenha recebido o suficiente para começar bem a vida. O envio desses outros filhos "para a terra oriental" enquanto ele ainda era vivo foi uma precaução contra contendas depois de sua morte, particularmente com respeito ao direito de Isaque à terra de Canaã.
- 4 Ao que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro. Gênesis 15:4 2 Abrão era muito rico em gado, em prata e em ouro. Gênesis 13:2 14 Ouvindo, pois, Abrão que seu irmão estava preso, levou os seus homens treinados, nascidos em sua casa, em número de trezentos e dezoito, e perseguiu os reis até Dã. Gênesis 14:14
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 25:1-11
A última participação de Abraão na história. Ele desposou outra mulher, que parece ser descrita como uma concubina (Gênesis 25:6). Seus filhos foram importantes o suficiente para a inclusão de uma breve genealogia; mas, a mesmo tempo, insignificantes demais para receber as bênçãos divinas. Além disso, foram mandados embora pelo pai, a fim de proteger Isaque.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 25:1-10
Nem todos os dias são notáveis, mesmo na vida dos melhores e maiores servos de Deus; alguns deles cometem deslizes silenciosos. Assim foram os últimos dias de Abraão. Esta passagem traz uma lista dos filhos de Abraão com Quetura e o modo como ele dispôs o seu património. Após o nascimento destes filhos, ele colocou sua casa em ordem com prudência e justiça. Ele fez isto enquanto estava vivo. É sábio que os homens realizem o que têm que fazer, o máximo possível, enquanto estão vivos.
Abraão viveu 175 anos; exatamente 100 anos após a sua entrada em Canaã. Durante todo este tempo foi um peregrino em um país estrangeiro. Pouco importa que a nossa permanência neste mundo seja longa ou curta, desde que deixemos para trás um testemunho da fidelidade e da bondade do Senhor, e um bom exemplo para a nossa família. A Bíblia sagrada nos conta que Isaque e Ismael o sepultaram. Parece que o próprio Abraão os havia reconciliado durante a sua vida.
Não finalizemos a história da vida de Abraão sem bendizer a Deus por tal testemunho do triunfo da fé.
|
- Análise em Cadeia 1 Ora, Abraão tomou outra mulher, que se chamava Quetura. Gênesis 25:1 3 Assim Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar a egípcia, sua serva, e a deu por mulher a Abrão seu marido, depois de Abrão ter habitado dez anos na terra de Canaã. Gênesis 16:3 4 Assim lhe deu a Bila, sua serva, por mulher; e Jacó a conheceu. 9 Também Léia, vendo que cessara de ter filhos, tomou a Zilpa, sua serva, e a deu a Jacó por mulher. Gênesis 30:4,9 22 Naquela mesma noite levantou-se e, tomando suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos, passou o vau de Jaboque. Gênesis 32:22 22 Quando Israel habitava naquela terra, foi Rúben e deitou-se com Bila, concubina de seu pai; e Israel o soube. Eram doze os filhos de Jacó: Gênesis 35:22 1 Aconteceu também naqueles dias, quando não havia rei em Israel, que certo levita, habitante das partes remotas da região montanhosa de Efraim, tomou para si uma concubina, de Belém de Judá. 2 Ora, a sua concubina adulterou contra ele e, deixando-o, foi para casa de seu pai em Belém de Judá, e ali ficou uns quatro meses. 4 E seu sogro, o pai da moça, o deteve consigo três dias; assim comeram e beberam, e se alojaram ali. Juízes 19:1,2,4 14 dos homens, pela tua mão, Senhor, dos homens do mundo, cujo quinhão está nesta vida. Enche-lhes o ventre da tua ira entesourada. Fartem-se dela os seus filhos, e dêem ainda os sobejos por herança aos seus pequeninos. 15 Quanto a mim, em retidão contemplarei a tua face; eu me satisfarei com a tua semelhança quando acordar. Salmos 17:14,15 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Mateus 5:45 11 E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? 12 Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11:11-13 17 Contudo não deixou de dar testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos chuvas do céu e estações frutíferas, enchendo-vos de mantimento, e de alegria os vossos corações. Atos 14:17 14 Então se levantou Abraão de manhã cedo e, tomando pão e um odre de água, os deu a Agar, pondo-os sobre o ombro dela; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu e foi andando errante pelo deserto de Beer-Seba. Gênesis 21:14 3 Porque sucedia que, havendo Israel semeado, subiam contra ele os midianitas, os amalequitas e os filhos do oriente; Juízes 6:3 1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal. 3 Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitíssima gente ao seu serviço; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente. Jó 1:1,3