Comentário Bíblico
Adventista
Ruivo - (cba)
Gênesis 25:25
Heb. 'admoni, provavelmente a raiz da qual foi derivado o nome Edom (ver também Gênesis 25:30). A mesma palavra heb. é usada para descrever a aparência de Davi (1 Samuel 16:12; 1 Samuel 17:42). Ela é semelhante em significado à palavra latina Rufus, nome atribuído a dois homens do NT (Marcos 15:21; Romanos 16:13). O excessivo crescimento dos cabelos de Esaú, conhecido na medicina como hipertricose, que já podia ser notado por ocasião de seu nascimento, tornou-se posteriormente a característica mais significativa de sua aparência física.
- 30 e disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou muito cansado. Por isso se chamou Edom. Gênesis 25:30 12 Jessé mandou buscá-lo e o fez entrar. Ora, ele era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto. Então disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. 1 Samuel 16:12 42 Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era mancebo, ruivo, e de gentil aspecto. 1 Samuel 17:42 21 E obrigaram certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a carregar-lhe a cruz. Marcos 15:21 13 Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha. Romanos 16:13
Por isso, lhe chamaram Esaú - (cba)
Gênesis 25:25
Os pais concordaram que este nome era apropriado. O contexto levou alguns eruditos a sugerirem sua derivação de uma raiz desconhecida que significasse "estar coberto de cabelo". Seu significado, contudo, não pode ser determinado com base nas informações disponíveis.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 25:19-34
Assim como Sara, Rebeca era estéril e só concebeu depois de uma intervenção divina e das orações de seu esposo, após 20 anos de casada (Gênesis 25:26).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 25:19-26
Isaque parece não ter sido muito provado, mas passou os seus dias tranquilamente. Jacó e Esaú foram a resposta de sua oração; os seus pais os receberam da parte de Deus por terem orado, logo depois de terem estado durante muito tempo sem filhos. O cumprimento da promessa de Deus é sempre seguro, mesmo que às vezes possa parecer lento. A fé dos crentes prova e exercita a paciência deles, e as misericórdias grandemente esperadas são melhor recebidas quando chegam.
Isaque e Rebeca tinham diante de si a promessa de que todas as nações seriam benditas em sua descendência; portanto, não somente desejavam filhos, mas anelavam por todas as coisas que aparentemente marcariam o caráter deles. Devemos, em oração, perguntar ao Senhor a respeito de todas as nossas dúvidas. Em muitos de nossos conflitos com o pecado e a tentação, poderíamos adotar as palavras de Rebeca: "se assim é, por que sou eu assim?" se sou filho de Deus, por que sou tão negligente ou carnal? se sou filho de Deus, por que sou tão temeroso ou tão carregado com o pecado?
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 11 Respondeu, porém, Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú, meu irmão, é peludo, e eu sou liso. 16 com as peles dos cabritos cobriu-lhe as mãos e a lisura do pescoço; 23 E não o reconheceu, porquanto as suas mãos estavam peludas, como as de Esaú seu irmão; e abençoou-o. Gênesis 27:11,16,23