Comentário Bíblico
Adventista
Desposou Abraão outra mulher - (cba)
Gênesis 25:1
Embora a solidão de Abraão após a morte de Sara o houvesse tornado consciente de sua própria idade avançada (ver com. de Gênesis 24:1), ele ainda desfrutava notável força física e mental e viveu mais 38 anos após o falecimento dela. O casamento de Isaque pode ter deixado Abraão ainda mais solitário do que antes e o levado a tomar outra esposa para tornar felizes seus últimos dias. O fato de essa nova esposa, Quetura (que significa "incenso"), ser chamada de concubina, como Agar (Gênesis 25:6), não implica que ele houvesse se casado com ela enquanto Sara ainda era viva, embora isto não seja impossível. O contexto, no entanto, transmite a impressão de que o casamento de Abraão com Quetura ocorreu após a morte de Sara.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 25:1-11
A última participação de Abraão na história. Ele desposou outra mulher, que parece ser descrita como uma concubina (Gênesis 25:6). Seus filhos foram importantes o suficiente para a inclusão de uma breve genealogia; mas, a mesmo tempo, insignificantes demais para receber as bênçãos divinas. Além disso, foram mandados embora pelo pai, a fim de proteger Isaque.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 25:1-10
Nem todos os dias são notáveis, mesmo na vida dos melhores e maiores servos de Deus; alguns deles cometem deslizes silenciosos. Assim foram os últimos dias de Abraão. Esta passagem traz uma lista dos filhos de Abraão com Quetura e o modo como ele dispôs o seu património. Após o nascimento destes filhos, ele colocou sua casa em ordem com prudência e justiça. Ele fez isto enquanto estava vivo. É sábio que os homens realizem o que têm que fazer, o máximo possível, enquanto estão vivos.
Abraão viveu 175 anos; exatamente 100 anos após a sua entrada em Canaã. Durante todo este tempo foi um peregrino em um país estrangeiro. Pouco importa que a nossa permanência neste mundo seja longa ou curta, desde que deixemos para trás um testemunho da fidelidade e da bondade do Senhor, e um bom exemplo para a nossa família. A Bíblia sagrada nos conta que Isaque e Ismael o sepultaram. Parece que o próprio Abraão os havia reconciliado durante a sua vida.
Não finalizemos a história da vida de Abraão sem bendizer a Deus por tal testemunho do triunfo da fé.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Ora, os anos da vida de Sara foram cento e vinte e sete. 2 E morreu Sara em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; e veio Abraão lamentá-la e chorar por ela: Gênesis 23:1,2 1 Isaque, pois, chamou Jacó, e o abençoou, e ordenou-lhe, dizendo: Não tomes mulher dentre as filhas de Canaã. Gênesis 28:1 32 Quanto aos filhos de Quetura, concubina de Abraão, esta deu à luz Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá. Os filhos de Jocsã foram Sebá e Dedã. 33 Os filhos de Midiã: Efá, Efer, Hanoque, Abidá e Eldá; todos esses foram filhos de Quetura. 1 Crônicas 1:32,33