Comentário Bíblico
Adventista
Isaque amava a Esaú - (cba)
Gênesis 25:28
A cega parcialidade de Isaque por seu primogênito, sem levar em conta as qualificações de caráter do filho para a liderança familiar, trouxe divisão à família. Como resultado, afrontas, miséria e injustiça marcaram a relação entre os dois irmãos e seus descendentes durante séculos. A preferência de Isaque por Esaú parece ter se baseado, pelo menos em parte, em sua paixão pela carne de caça. A dimensão em que o patriarca deixou seu amor e seu senso de justiça e piedade serem controlados por seu apetite é surpreendente e desapontadora. Além disso, sua experiência se tornou uma advertência. Mostrar preferência a um filho sobre o outro inevitavelmente gera ciúmes, divisão, amargura e inimizade.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 25:19-34
Assim como Sara, Rebeca era estéril e só concebeu depois de uma intervenção divina e das orações de seu esposo, após 20 anos de casada (Gênesis 25:26).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 25:27-28
Esaú caçava os animais do campo com destreza e êxito, e tornou-se um dominador dos seus vizinhos. Jacó era um homem simples, que gostava dos verdadeiros deleites do retiro, acima de todos os prazeres mais cobiçáveis. Foi um estrangeiro e peregrino em seu espírito, e um pastor durante todos os seus dias. Isaque e Rebeca tiveram somente estes dois filhos; o mais velho era o favorito do pai; e o mais novo, o favorito da mãe. Mesmo que pais piedosos possam ter a tendência de afeiçoarem-se mais a um dos filhos, contudo, não devem jamais demonstrar preferências. Que os seus afetos os conduzam a fazer o que for justo e equilibrado para cada filho; caso contrário, surgirão grandes males.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 e faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma; a fim de que a minha alma te abençoe, antes que morra. 19 Respondeu Jacó a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te, pois, senta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe. 25 Disse-lhe então seu pai: Traze-mo, e comerei da caça de meu filho, para que a minha alma te abençoe: E Jacó lho trouxe, e ele comeu; trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu. 31 e fez também ele um guisado saboroso e, trazendo-o a seu pai, disse-lhe: Levantate, meu pai, e come da caça de teu filho, para que a tua alma me abençoe. Gênesis 27:4,19,25,31 6 Disse então Rebeca a Jacó, seu filho: Eis que ouvi teu pai falar com Esaú, teu irmão, dizendo: Gênesis 27:6