Comentário Bíblico
Adventista
A ponto de morrer - (cba)
Gênesis 25:32
Esta tradução deixa a impressão de que Esaú queria dizer: "Morrerei de fome se não obter comida imediatamente. Nesse caso, meu direito de primogenitura não me será de nenhum proveito. Portanto, me é melhor obter comida e continuar vivendo sem o direito de primogenitura do que morrer agora de posse dele." Muitos comentaristas têm seguido essa linha de raciocínio. Outra explicação sugere que a expressão significa: "Mais cedo ou mais tarde vou morrer, de qualquer forma, e então não importará se possuo o direito de primogenitura ou não." A última interpretação parece mais plausível à luz das palavras de Gênesis 25:34, de que ele "desprezou [ ... ] o seu direito de primogenitura". Sendo indiferente às bênçãos que deviam ser suas, Esaú as considerou levianamente e, portanto, tornou-se indigno delas (PP, 181).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 25:19-34
Assim como Sara, Rebeca era estéril e só concebeu depois de uma intervenção divina e das orações de seu esposo, após 20 anos de casada (Gênesis 25:26).
Nota
Gênesis 25:29-34
Jacó tirou vantagem da situação e ganhou o direito de primogenitura em troca de um cozido, tentando forçar a atuação de Deus. A rapidez com que Esaú comeu o alimento (marcada por quatro verbos em rápida sucessão), em troca do direito de primogenitura, demonstra sua falta de sabedoria (Hebreus 12:16).
Direito de primogenitura perdeu valor e santidade
Gênesis 25:29-34
Ver Hebreus 12:16,17. Esau tinha um desejo especial e forte por um determinado artigo alimentar e havia se gratificado por tanto tempo que não sentiu a necessidade de abandonar o prato tentador e cobiçado. Ele pensou sobre isso, e não fez nenhum esforço especial para conter seu apetite, até que seu poder abateu todas as outras considerações e o controlou, e ele imaginou que sofreria grandes transtornos, e até mesmo a morte, se não pudesse comer aquele prato específico. Quanto mais pensava nisso, mais seu desejo se fortalecia, até que seu direito de primogenitura, que era sagrado, perdeu seu valor e sua santidade. Ele pensou: Bem, se eu vendê-lo agora, posso facilmente comprá-lo de volta ... Quando ele tentou comprá-lo de volta, mesmo com um grande sacrifício de sua parte, ele não foi capaz de fazê-lo .... Ele buscou o arrependimento com cuidado e com lágrimas. Foi tudo em vão. Ele desprezou a bênção,The Review and Herald, 27 de abril de 1886 ).
Esaú um tipo
Gênesis 25:29-34
Esau passou a maior crise de sua vida sem saber. O que ele considerava uma questão merecedora de atenção foi o ato que revelou os traços predominantes de seu caráter. Mostrou sua escolha, mostrou sua verdadeira avaliação do que era sagrado e que deveriaforam sagradamente estimados. Ele vendeu sua primogenitura por uma pequena indulgência para atender às suas necessidades atuais, e isso determinou o curso posterior de sua vida. Para Esaú, um bocado de carne era mais do que o serviço de seu Mestre ( Carta 5, 1877 ).
Esaú representa aqueles que não experimentaram os privilégios que lhes pertencem, comprados por eles a um custo infinito, mas venderam seu direito de primogenitura por alguma satisfação do apetite ou por amor ao ganho ( Carta 4, 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 25:29-34
Aqui temos a transação feita entre Jacó e Esaú por causa da primogenitura, que pertencia ao mais velho por direito, mas a Jacó por causa da promessa. A primogenitura era um privilégio espiritual, e podemos ver o desejo de Jacó por ela; porém, procurou obtê-la por meios irregulares, e não segundo o seu caráter de homem simples. Ele tinha razão ao desejar fervorosamente os melhores dons; fez mal, porém, ao aproveitar-se da necessidade de seu irmão. A herança dos bens mundanos do pai não destinava-se a Jacó, e não estava incluída nesta proposição. Porém, incluía a posse futura da terra de Canaã por parte de seus descendentes, e o pacto feito com Abraão quanto a semente prometida. O crente Jacó atribuiu a estas coisas um valor superior a todas as outras; o incrédulo Esaú as desprezou.
Ainda que tenhamos o desejo de Jacó para buscar a primogenitura, devemos evitar cuidadosamente toda a malícia na busca de vantagens ainda maiores.
O guisado de Jacó agradou os olhos de Esaú. Ele disse: "Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho" ; por isso, se chamou o seu nome Edom ou vermelho. A satisfação do apetite sexual tem arruinado milhares de almas preciosas. Quando o coração dos homens anda após os seus olhos (Jó 31:7) e servem aos seus ventres, podem estar certos de que serão castigados. Se nos empenharmos em negar a nós mesmos, romperemos a força da maioria das tentações.
Não se pode supor que Esaú estivesse morrendo de fome na casa de Isaque. As palavras que ele disse significam: "Eu não viverei para herdar Canaã, ou qualquer uma destas supostas bênçãos futuras, e o que elas poderão significar para quem as receber quando eu estiver morto e já tenha partido". Esta seria a linguagem do profano, conforme o escritor aos hebreus o qualificou (Hebreus 7:16); e este menosprezo pela primogenitura é culpa dele mesmo (Gênesis 25:34). É de nosso mais alto interesse separar Deus, Cristo, o Espírito Santo e o céu, de nosso interesse pelas riquezas, pela honra e pelos prazeres deste mundo. Não fazê-lo é um negócio tão mau quanto aquele que vende a sua primogenitura por um guisado.
- 16 que não foi feito conforme a lei de um mandamento carnal, mas segundo o poder duma vida indissolúvel. Hebreus 7:16 34 Jacó deu a Esaú pão e o guisado e lentilhas; e ele comeu e bebeu; e, levantando-se, seguiu seu caminho. Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura. Gênesis 25:34
Esaú comeu e bebeu, satisfez o seu apetite, e em seguida levantou-se e partiu, sem pensar seriamente nem lamentar o mau negócio que havia feito. Assim, desprezou o seu direito de primogenitura. Por causa de sua negligência e desprezo posteriores, e procurando justificarse do que havia feito, deixou o assunto no esquecimento. As pessoas não são somente destruídas por praticarem o mal; porém, mais ainda por fazê-lo e não se arrependerem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 Que é o Todo-Poderoso, para que nós o sirvamos? E que nos aproveitará, se lhe fizermos orações? Jó 21:15 17 Diziam a Deus: retira-te de nós; e ainda: Que é que o Todo-Poderoso nos pode fazer? Jó 22:17 9 Porque disse: De nada aproveita ao homem o comprazer-se em Deus. Jó 34:9 14 Vós tendes dito: lnútil é servir a Deus. Que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos exércitos? Malaquias 3:14 9 Em todo caso de transgressão, seja a respeito de boi, ou de jumento, ou de ovelhas, ou de vestidos, ou de qualquer coisa perdida de que alguém disser que é sua, a causa de ambas as partes será levada perante os juízes; aquele a quem os juízes condenarem pagará o dobro ao seu próximo. Êxodo 22:9