Comentário Bíblico
Adventista
Desprezou Esaú o seu direito de primogenitura - (cba)
Gênesis 25:34
Para Esaú, a única coisa de valor era a satisfação momentânea do apetite; as futuras bênçãos espirituais pareciam remotas e irreais. Nisso ele se demonstrou um "profano", isto é, irreligioso (Hebreus 12:16), insensível às coisas espirituais. Não se importava com nada, exceto a gratificação de seus desejos sensoriais. Como os animais irracionais, ele baseou suas decisões apenas em considerações sensoriais do momento. A extensão em que uma pessoa se dispõe a sacrificar os desejos presentes pelo bem futuro é uma medida adequada de sua maturidade emocional e espiritual. Nessa base, apenas o cristão pode se tornar plenamente maduro, pois somente ele es tá pronto e disposto a abandonar tudo o que esta vida tem a oferecer para que possa ser considerado digno da vida por vir (ver 2 Coríntios 4:17,18; Filipenses 3:7-15; Atos 20:24; Lucas 20:34,35; Hebreus 11:10). A maneira trivial com que Esaú vendeu seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas demonstrou sua inadequação para se tornar herdeiro das graciosas promessas de Deus. Embora a conduta de Jacó não possa ser aprovada, a de Esaú merece a mais severa condenação. Jacó se arrependeu e foi perdoado; Esaú estava além do perdão porque seu arrependimento consistiu apenas de tristeza pelos resultados do ato precipitado e não pelo ato em si (Hebreus 12:16,17; PP, 181).
- 16 e ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Hebreus 12:16 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; 18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas. 2 Coríntios 4:17,18 7 Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; 8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, 9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; 10 para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte, 11 para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição dentre os mortos. 12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, 14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. 15 Pelo que todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento; e, se sentis alguma coisa de modo diverso, Deus também vo-lo revelará. Filipenses 3:7-15 24 mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Atos 20:24 34 Respondeu-lhes Jesus: Os filhos deste mundo casaram-se e dão-se em casamento; 35 mas os que são julgados dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem se dão em casamento; Lucas 20:34,35 10 porque esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus. Hebreus 11:10 16 e ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples refeição vendeu o seu direito de primogenitura. 17 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado; porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou diligentemente com lágrimas. Hebreus 12:16,17
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 25:19-34
Assim como Sara, Rebeca era estéril e só concebeu depois de uma intervenção divina e das orações de seu esposo, após 20 anos de casada (Gênesis 25:26).
Nota
Gênesis 25:29-34
Jacó tirou vantagem da situação e ganhou o direito de primogenitura em troca de um cozido, tentando forçar a atuação de Deus. A rapidez com que Esaú comeu o alimento (marcada por quatro verbos em rápida sucessão), em troca do direito de primogenitura, demonstra sua falta de sabedoria (Hebreus 12:16).
Direito de primogenitura perdeu valor e santidade
Gênesis 25:29-34
Ver Hebreus 12:16,17. Esau tinha um desejo especial e forte por um determinado artigo alimentar e havia se gratificado por tanto tempo que não sentiu a necessidade de abandonar o prato tentador e cobiçado. Ele pensou sobre isso, e não fez nenhum esforço especial para conter seu apetite, até que seu poder abateu todas as outras considerações e o controlou, e ele imaginou que sofreria grandes transtornos, e até mesmo a morte, se não pudesse comer aquele prato específico. Quanto mais pensava nisso, mais seu desejo se fortalecia, até que seu direito de primogenitura, que era sagrado, perdeu seu valor e sua santidade. Ele pensou: Bem, se eu vendê-lo agora, posso facilmente comprá-lo de volta ... Quando ele tentou comprá-lo de volta, mesmo com um grande sacrifício de sua parte, ele não foi capaz de fazê-lo .... Ele buscou o arrependimento com cuidado e com lágrimas. Foi tudo em vão. Ele desprezou a bênção,The Review and Herald, 27 de abril de 1886 ).
Esaú um tipo
Gênesis 25:29-34
Esau passou a maior crise de sua vida sem saber. O que ele considerava uma questão merecedora de atenção foi o ato que revelou os traços predominantes de seu caráter. Mostrou sua escolha, mostrou sua verdadeira avaliação do que era sagrado e que deveriaforam sagradamente estimados. Ele vendeu sua primogenitura por uma pequena indulgência para atender às suas necessidades atuais, e isso determinou o curso posterior de sua vida. Para Esaú, um bocado de carne era mais do que o serviço de seu Mestre ( Carta 5, 1877 ).
Esaú representa aqueles que não experimentaram os privilégios que lhes pertencem, comprados por eles a um custo infinito, mas venderam seu direito de primogenitura por alguma satisfação do apetite ou por amor ao ganho ( Carta 4, 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 25:29-34
Aqui temos a transação feita entre Jacó e Esaú por causa da primogenitura, que pertencia ao mais velho por direito, mas a Jacó por causa da promessa. A primogenitura era um privilégio espiritual, e podemos ver o desejo de Jacó por ela; porém, procurou obtê-la por meios irregulares, e não segundo o seu caráter de homem simples. Ele tinha razão ao desejar fervorosamente os melhores dons; fez mal, porém, ao aproveitar-se da necessidade de seu irmão. A herança dos bens mundanos do pai não destinava-se a Jacó, e não estava incluída nesta proposição. Porém, incluía a posse futura da terra de Canaã por parte de seus descendentes, e o pacto feito com Abraão quanto a semente prometida. O crente Jacó atribuiu a estas coisas um valor superior a todas as outras; o incrédulo Esaú as desprezou.
Ainda que tenhamos o desejo de Jacó para buscar a primogenitura, devemos evitar cuidadosamente toda a malícia na busca de vantagens ainda maiores.
O guisado de Jacó agradou os olhos de Esaú. Ele disse: "Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho" ; por isso, se chamou o seu nome Edom ou vermelho. A satisfação do apetite sexual tem arruinado milhares de almas preciosas. Quando o coração dos homens anda após os seus olhos (Jó 31:7) e servem aos seus ventres, podem estar certos de que serão castigados. Se nos empenharmos em negar a nós mesmos, romperemos a força da maioria das tentações.
Não se pode supor que Esaú estivesse morrendo de fome na casa de Isaque. As palavras que ele disse significam: "Eu não viverei para herdar Canaã, ou qualquer uma destas supostas bênçãos futuras, e o que elas poderão significar para quem as receber quando eu estiver morto e já tenha partido". Esta seria a linguagem do profano, conforme o escritor aos hebreus o qualificou (Hebreus 7:16); e este menosprezo pela primogenitura é culpa dele mesmo (Gênesis 25:34). É de nosso mais alto interesse separar Deus, Cristo, o Espírito Santo e o céu, de nosso interesse pelas riquezas, pela honra e pelos prazeres deste mundo. Não fazê-lo é um negócio tão mau quanto aquele que vende a sua primogenitura por um guisado.
- 16 que não foi feito conforme a lei de um mandamento carnal, mas segundo o poder duma vida indissolúvel. Hebreus 7:16 34 Jacó deu a Esaú pão e o guisado e lentilhas; e ele comeu e bebeu; e, levantando-se, seguiu seu caminho. Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura. Gênesis 25:34
Esaú comeu e bebeu, satisfez o seu apetite, e em seguida levantou-se e partiu, sem pensar seriamente nem lamentar o mau negócio que havia feito. Assim, desprezou o seu direito de primogenitura. Por causa de sua negligência e desprezo posteriores, e procurando justificarse do que havia feito, deixou o assunto no esquecimento. As pessoas não são somente destruídas por praticarem o mal; porém, mais ainda por fazê-lo e não se arrependerem.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 179

Vidas Que Falam, Pág. 58
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 Exalto, pois, a alegria, porquanto o homem nenhuma coisa melhor tem debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol. Eclesiastes 8:15 13 mas eis aqui gozo e alegria; matam-se bois, degolam-se ovelhas, come-se carne, bebe-se vinho, e se diz: Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos. Isaías 22:13 32 Se, como homem, combati em Éfeso com as feras, que me aproveita isso? Se os mortos não são ressuscitados, comamos e bebamos, porque amanhã morreremos. 1 Coríntios 15:32 24 Também desprezaram a terra aprazível; não confiaram na sua promessa; Salmos 106:24 13 Ora o Senhor disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro na casa do Senhor. Zacarias 11:13 5 Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio; Mateus 22:5 15 e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata. Mateus 26:15 18 Mas todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e preciso ir vê-lo; rogo-te que me dês por escusado. 19 Outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me dês por escusado. 20 Ainda outro disse: Casei-me e portanto não posso ir. Lucas 14:18-20 41 Vede, ó desprezadores, admirai-vos e desaparecei; porque realizo uma obra em vossos dias, obra em que de modo algum crereis, se alguém vo-la contar. Atos 13:41 18 porque muitos há, dos quais repetidas vezes vos disse, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo; 19 cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas. Filipenses 3:18,19 16 e ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples refeição vendeu o seu direito de primogenitura. 17 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado; porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou diligentemente com lágrimas. Hebreus 12:16,17