Comentário Bíblico
Adventista
Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura - (cba)
Gênesis 25:31
Jacó conhecia a profecia do anjo quanto a si mesmo e seu irmão, feita antes do nascimento de ambos (ver Gênesis 25:23; PP, 178). Agora tirou vantagem do que lhe pareceu ser uma oportunidade justa, embora incomum. Sob a legislação mosaica, os privilégios do primogênito eram: (1) sucessão à autoridade oficial do pai, (2) a herança de uma porção dupla da propriedade do pai, e (3) o privilégio de se tornar o sacerdote da família (ver Êxodo 22:29; Números 8:14-17; Deuteronômio 21:17). Para a descendência de Abraão, o direito de primogenitura também implicava: (1) sucessão à promessa da Canaã terrestre e outras bênçãos da aliança, e (2) a honra de ser um dos progenitores do Descendente prometido.
- 23 Respondeu-lhe o Senhor: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas estranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o mais velho servirá ao mais moço. Gênesis 25:23 29 Não tardarás em trazer ofertas da tua ceifa e dos teus lagares. O primogênito de teus filhos me darás. Êxodo 22:29 14 Assim separarás os levitas do meio dos filhos de Israel; e os levitas serão meus. 15 Depois disso os levitas entrarão para fazerem o serviço da tenda da revelação, depois de os teres purificado e oferecido como oferta de movimento. 16 Porquanto eles me são dados inteiramente dentre os filhos de Israel; em lugar de todo aquele que abre a madre, isto é, do primogênito de todos os filhos de Israel, para mim os tenho tomado. 17 Porque meu é todo primogênito entre os filhos de Israel, tanto entre os homens como entre os animais; no dia em que, na terra do Egito, feri a todo primogênito, os santifiquei para mim. Números 8:14-17 17 mas ao filho da aborrecida reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver, porquanto ele é as primícias da sua força; o direito da primogenitura é dele. Deuteronômio 21:17
A proposta de Jacó foi inescrupulosa e desprezível. Revelou também espírito de impaciência, falta de confiança na providência soberana de Deus, semelhante à que foi manifesta por Abraão no casamento com Agar (Gênesis 16:3). As condições de venda impostas por Jacó eram exorbitantes, egoístas e indignas. A teoria de que os fins justificam os meios não tem a aprovação do Céu (ver Mateus 4:3,4; OTN, 121, 122). Deus não podia aprovar o ato, mas o usou para o eventual cumprimento de Seu propósito.
- 3 Assim Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar a egípcia, sua serva, e a deu por mulher a Abrão seu marido, depois de Abrão ter habitado dez anos na terra de Canaã. Gênesis 16:3 3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. 4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Mateus 4:3,4
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 25:19-34
Assim como Sara, Rebeca era estéril e só concebeu depois de uma intervenção divina e das orações de seu esposo, após 20 anos de casada (Gênesis 25:26).
Nota
Gênesis 25:29-34
Jacó tirou vantagem da situação e ganhou o direito de primogenitura em troca de um cozido, tentando forçar a atuação de Deus. A rapidez com que Esaú comeu o alimento (marcada por quatro verbos em rápida sucessão), em troca do direito de primogenitura, demonstra sua falta de sabedoria (Hebreus 12:16).
Direito de primogenitura perdeu valor e santidade
Gênesis 25:29-34
Ver Hebreus 12:16,17. Esau tinha um desejo especial e forte por um determinado artigo alimentar e havia se gratificado por tanto tempo que não sentiu a necessidade de abandonar o prato tentador e cobiçado. Ele pensou sobre isso, e não fez nenhum esforço especial para conter seu apetite, até que seu poder abateu todas as outras considerações e o controlou, e ele imaginou que sofreria grandes transtornos, e até mesmo a morte, se não pudesse comer aquele prato específico. Quanto mais pensava nisso, mais seu desejo se fortalecia, até que seu direito de primogenitura, que era sagrado, perdeu seu valor e sua santidade. Ele pensou: Bem, se eu vendê-lo agora, posso facilmente comprá-lo de volta ... Quando ele tentou comprá-lo de volta, mesmo com um grande sacrifício de sua parte, ele não foi capaz de fazê-lo .... Ele buscou o arrependimento com cuidado e com lágrimas. Foi tudo em vão. Ele desprezou a bênção,The Review and Herald, 27 de abril de 1886 ).
Esaú um tipo
Gênesis 25:29-34
Esau passou a maior crise de sua vida sem saber. O que ele considerava uma questão merecedora de atenção foi o ato que revelou os traços predominantes de seu caráter. Mostrou sua escolha, mostrou sua verdadeira avaliação do que era sagrado e que deveriaforam sagradamente estimados. Ele vendeu sua primogenitura por uma pequena indulgência para atender às suas necessidades atuais, e isso determinou o curso posterior de sua vida. Para Esaú, um bocado de carne era mais do que o serviço de seu Mestre ( Carta 5, 1877 ).
Esaú representa aqueles que não experimentaram os privilégios que lhes pertencem, comprados por eles a um custo infinito, mas venderam seu direito de primogenitura por alguma satisfação do apetite ou por amor ao ganho ( Carta 4, 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 25:29-34
Aqui temos a transação feita entre Jacó e Esaú por causa da primogenitura, que pertencia ao mais velho por direito, mas a Jacó por causa da promessa. A primogenitura era um privilégio espiritual, e podemos ver o desejo de Jacó por ela; porém, procurou obtê-la por meios irregulares, e não segundo o seu caráter de homem simples. Ele tinha razão ao desejar fervorosamente os melhores dons; fez mal, porém, ao aproveitar-se da necessidade de seu irmão. A herança dos bens mundanos do pai não destinava-se a Jacó, e não estava incluída nesta proposição. Porém, incluía a posse futura da terra de Canaã por parte de seus descendentes, e o pacto feito com Abraão quanto a semente prometida. O crente Jacó atribuiu a estas coisas um valor superior a todas as outras; o incrédulo Esaú as desprezou.
Ainda que tenhamos o desejo de Jacó para buscar a primogenitura, devemos evitar cuidadosamente toda a malícia na busca de vantagens ainda maiores.
O guisado de Jacó agradou os olhos de Esaú. Ele disse: "Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho" ; por isso, se chamou o seu nome Edom ou vermelho. A satisfação do apetite sexual tem arruinado milhares de almas preciosas. Quando o coração dos homens anda após os seus olhos (Jó 31:7) e servem aos seus ventres, podem estar certos de que serão castigados. Se nos empenharmos em negar a nós mesmos, romperemos a força da maioria das tentações.
Não se pode supor que Esaú estivesse morrendo de fome na casa de Isaque. As palavras que ele disse significam: "Eu não viverei para herdar Canaã, ou qualquer uma destas supostas bênçãos futuras, e o que elas poderão significar para quem as receber quando eu estiver morto e já tenha partido". Esta seria a linguagem do profano, conforme o escritor aos hebreus o qualificou (Hebreus 7:16); e este menosprezo pela primogenitura é culpa dele mesmo (Gênesis 25:34). É de nosso mais alto interesse separar Deus, Cristo, o Espírito Santo e o céu, de nosso interesse pelas riquezas, pela honra e pelos prazeres deste mundo. Não fazê-lo é um negócio tão mau quanto aquele que vende a sua primogenitura por um guisado.
- 16 que não foi feito conforme a lei de um mandamento carnal, mas segundo o poder duma vida indissolúvel. Hebreus 7:16 34 Jacó deu a Esaú pão e o guisado e lentilhas; e ele comeu e bebeu; e, levantando-se, seguiu seu caminho. Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura. Gênesis 25:34
Esaú comeu e bebeu, satisfez o seu apetite, e em seguida levantou-se e partiu, sem pensar seriamente nem lamentar o mau negócio que havia feito. Assim, desprezou o seu direito de primogenitura. Por causa de sua negligência e desprezo posteriores, e procurando justificarse do que havia feito, deixou o assunto no esquecimento. As pessoas não são somente destruídas por praticarem o mal; porém, mais ainda por fazê-lo e não se arrependerem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 16 quando fizer herdar a seus filhos o que tiver, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filha da desprezada, que é o primogênito; 17 mas ao filho da aborrecida reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver, porquanto ele é as primícias da sua força; o direito da primogenitura é dele. Deuteronômio 21:16,17 1 Quanto aos filhos de Rúben, o primogênito de Israel (pois ele era o primogênito; mas, porquanto profanara a cama de seu pai, deu-se a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel, de sorte que a sua genealogia não é contada segundo o direito da primogenitura; 2 pois Judá prevaleceu sobre seus irmãos, e dele proveio o príncipe; porém a primogenitura foi de José); 1 Crônicas 5:1,2