Comentário Bíblico
Adventista
Tenho duas filhas - (cba)
Gênesis 19:8
Vendo que nada que dissesse poderia fazê-los mudar de ideia, ele fez uma proposta extrema para salvar seus visitantes da desonra. A crença no solene dever da hospitalidade, tão altamente estimada entre as nações orientais, explica sua decisão, embora não a justifique. Aquele que acolhesse um estranho sob seu cuidado e proteção tinha o dever de defendê-lo, mesmo à custa da própria vida. Em alguns países do Oriente Médio, o dever da hospitalidade é ainda hoje considerado sob essa luz. Talvez só para uma mente oriental é que a obrigação de um anfitrião para com seus convidados poderia justificar ou pelo menos desculpar a conduta de Ló nessa ocasião. A pureza de suas duas filhas numa cidade como Sodoma é evidência do grande cuidado com que Ló as havia criado e prova que a oferta não foi feita de maneira leviana. A preocupação natural dos orientais em proteger seus parentes do sexo feminino foi demonstrada em uma ocasião pelos filhos de Jacó (ver Gn 34). O fato de que uma proposta tão temerária chegasse a ser feita prova que Ló havia exaurido todos os meios concebíveis para evitar o mal, e que estava fora de si. Ele conhecia muito bem a impiedade de seus concidadãos (2 Pedro 2:7,8).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 19:1-38
A destruição de Sodoma e Gomorra é outro exemplo de juízo divino por causa do aumento da maldade (cap. 6-9). Desta vez, porém, limitou-se a uma região específica. A localização de Sodoma é incerta. Bab edh-Dhra (no lado sudeste do mar Morto) parece ser a candidata mais provável. Os resquícios de uma cidade do início da Idade do Bronze com uma imensa camada de cinzas e um grande cemitério ao lado que também dá evidências de destruição pelo fogo a transformam num boa possibilidade.
Nota
Gênesis 19:4-9
A população de sexo masculino de Sodoma justifica o juízo vindouro por sua ação imoral. Corajosa mente, Ló se colocou no meio e pôs a proteção de seus convidados à frente do bem-estar das próprias filhas - uma escolha difícil.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 19:1-29
Ló era bom; porém, não havia qualquer outra pessoa na cidade que tivesse o mesmo caráter que ele. Todo o povo de Sodoma era mau e vil. Portanto, foi tomado o cuidado de salvar Ló e a sua família.
Ló se demorou, agiu de frivolamente. Assim, pois, muitos que estão convictos de seu estado espiritual e da necessidade de uma mudança, retardam esta obra tão necessária. A salvação dos homens mais justos ocorre por misericórdia de Deus, e não pelos méritos deles. Somos salvos pela graça. O poder de Deus deve também ser reconhecido, quando Ele retira almas de um estado de pecado. Se Deus não tivesse sido misericordioso para conosco, a nossa demora teria sido a nossa ruína.
Nesta passagem, Ló deve correr por sua vida. Ele não deve ter qualquer anelo por Sodoma. Ordens como estas são dadas àqueles que, por meio da graça, são libertos de um estado e condição de pecado. Não vos volteis ao pecado e nem a Satanás. Não descanseis no vosso ego, e nem no mundo. Acudi a Cristo e ao céu, pois isto é o que significa escapar em direção à montanha, não devendo deter-se antes de chegar.
Quanto a esta destruição, observe que se trata de uma revelação da ira de Deus contra o pecado, e contra os pecadores de todas as idades. Aprendemos aqui quão mal é pecar, e a sua natureza danosa; o pecado conduz à ruína.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 22 Ao que respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu conheces o povo, como ele é inclinado ao mal. Êxodo 32:22 31 Então a primogênita disse à menor: Nosso pai é já velho, e não há varão na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra; 32 vem, demos a nosso pai vinho a beber, e deitemo-nos com ele, para que conservemos a descendência de nosso pai. 33 Deram, pois, a seu pai vinho a beber naquela noite; e, entrando a primogênita, deitou-se com seu pai; e não percebeu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. 34 No dia seguinte disse a primogênita à menor: Eis que eu ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe vinho a beber também esta noite; e então, entrando tu, deita-te com ele, para que conservemos a descendência de nosso pai. 35 Tornaram, pois, a dar a seu pai vinho a beber também naquela noite; e, levantando-se a menor, deitou-se com ele; e não percebeu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. 36 Assim as duas filhas de Ló conceberam de seu pai. 37 A primogênita deu a luz a um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas de hoje. 38 A menor também deu à luz um filho, e chamou-lhe Ben-Ami; este é o pai dos amonitas de hoje. Gênesis 19:31-38 37 Mas Rúben falou a seu pai, dizendo: Mata os meus dois filhos, se eu to não tornar a trazer; entrega-o em minha mão, e to tornarei a trazer. Gênesis 42:37 24 Aqui estão a minha filha virgem e a concubina do homem; fá-las-ei sair; humilhai-as a elas, e fazei delas o que parecer bem aos vossos olhos; porém a este homem não façais tal loucura. Juízes 19:24 6 Pois não sabia o que havia de dizer, porque ficaram atemorizados. Marcos 9:6 8 E por que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem? - como alguns caluniosamente afirmam que dizemos; a condenação dos quais é justa. Romanos 3:8 5 e trarei um bocado de pão; refazei as vossas forças, e depois passareis adiante; porquanto por isso chegastes ate o vosso servo. Responderam-lhe: Faze assim como disseste. Gênesis 18:5 15 O espinheiro, porém, respondeu às árvores: Se de boa fé me ungis por vosso rei, vinde refugiar-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro, e devore os cedros do Líbano. Juízes 9:15 7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Isaías 58:7