Comentário Bíblico
Adventista
E a mulher de Ló olhou para trás - (cba)
Gênesis 19:26
Os anjos haviam levado as quatro pessoas para fora da cidade condenada e lhes haviam dado instruções explícitas quanto ao que fazer e ao que não fazer se quisessem salvar a vida. Mas simplesmente escapar da cidade não era suficiente; era necessário continuar obedecendo às instruções. A mulher de Ló olhou de volta para a cidade, onde estavam sua casa, suas posses e alguns de seus filhos. Nesse momento se recusou a deixá-los. Seu coração empedernido tornou a lembrança dessa mulher uma advertência perpétua para aqueles que gostariam de ser salvos, mas se contentam com meias medidas, que parecem abandonar o mundo, mas ainda estão com o coração nele. Por não perseverarem até o fim, não podem ser salvos (ver Mateus 24:13; Filipenses 1:6). Fazemos bem em não nos esquecer da solene admoestação de nosso Senhor: "Lembrai-vos da mulher de Ló" (Lucas 17:32). Mais firmeza da parte de Ló em dar ouvidos à ordem do anjo teria significado a salvação de sua esposa (PP, 160, 161). Os anjos a haviam forçado a sair da cidade, mas não podiam salvá-la contra sua vontade. Ela era por natureza uma pessoa irreligiosa, provavelmente uma nativa de Canaã (PP, 174). Preferiu morrer a deixar Sodoma. Lamenta-se sua sorte, apesar do benefício de seu exemplo.
- 13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Mateus 24:13 6 tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus, Filipenses 1:6 32 Lembrai-vos da mulher de Ló. Lucas 17:32
Estátua de sal - (cba)
Gênesis 19:26
Não se sabe por quanto tempo a pilastra de sal que continha seu corpo permaneceu visível. Em alguns locais a praia sudoeste do Mar Morto apresenta formações de rochas de sal, algumas das quais se assemelham a figuras humanas. Os viajantes têm chamado uma ou outra delas de "a mulher de Ló". Mas tentar identificar qualquer delas dessa forma seria tolice.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 19:1-38
A destruição de Sodoma e Gomorra é outro exemplo de juízo divino por causa do aumento da maldade (cap. 6-9). Desta vez, porém, limitou-se a uma região específica. A localização de Sodoma é incerta. Bab edh-Dhra (no lado sudeste do mar Morto) parece ser a candidata mais provável. Os resquícios de uma cidade do início da Idade do Bronze com uma imensa camada de cinzas e um grande cemitério ao lado que também dá evidências de destruição pelo fogo a transformam num boa possibilidade.
Nota
Gênesis 19:26
O simbolismo do sal é significativo: um lugar onde se jogava sal indicava esterilidade e desolação perpétuas (Deuteronômio 29:23; Juízes 9:45; Salmos 107:34; Jeremias 17:6).
- 23 e que toda a sua terra é enxofre e sal e abrasamento, de sorte que não será semeada, e nada produzirá, nem nela crescerá erva alguma, assim como foi a destruição de Sodoma e de Gomorra, de Admá e de Zeboim, que o Senhor destruiu na sua ira e no seu furor; Deuteronômio 29:23 45 Abimeleque pelejou contra a cidade todo aquele dia, tomou-a e matou o povo que nela se achava; e, assolando-a, a semeou de sal. Juízes 9:45 34 a terra frutífera em deserto salgado, por causa da maldade dos que nela habitam. Salmos 107:34 6 Pois é como o junípero no deserto, e não verá vir bem algum; antes morará nos lugares secos do deserto, em terra salgada e inabitada. Jeremias 17:6
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 19:1-29
Ló era bom; porém, não havia qualquer outra pessoa na cidade que tivesse o mesmo caráter que ele. Todo o povo de Sodoma era mau e vil. Portanto, foi tomado o cuidado de salvar Ló e a sua família.
Ló se demorou, agiu de frivolamente. Assim, pois, muitos que estão convictos de seu estado espiritual e da necessidade de uma mudança, retardam esta obra tão necessária. A salvação dos homens mais justos ocorre por misericórdia de Deus, e não pelos méritos deles. Somos salvos pela graça. O poder de Deus deve também ser reconhecido, quando Ele retira almas de um estado de pecado. Se Deus não tivesse sido misericordioso para conosco, a nossa demora teria sido a nossa ruína.
Nesta passagem, Ló deve correr por sua vida. Ele não deve ter qualquer anelo por Sodoma. Ordens como estas são dadas àqueles que, por meio da graça, são libertos de um estado e condição de pecado. Não vos volteis ao pecado e nem a Satanás. Não descanseis no vosso ego, e nem no mundo. Acudi a Cristo e ao céu, pois isto é o que significa escapar em direção à montanha, não devendo deter-se antes de chegar.
Quanto a esta destruição, observe que se trata de uma revelação da ira de Deus contra o pecado, e contra os pecadores de todas as idades. Aprendemos aqui quão mal é pecar, e a sua natureza danosa; o pecado conduz à ruína.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 17 Quando os tinham tirado para fora, disse um deles: Escapa-te, salva tua vida; não olhes para trás de ti, nem te detenhas em toda esta planície; escapa-te lá para o monte, para que não pereças. Gênesis 19:17 14 Dos seus próprios caminhos se fartará o infiel de coração, como também o homem bom se contentará dos seus. Provérbios 14:14 31 Naquele dia, quem estiver no eirado, tendo os seus bens em casa, não desça para tirá-los; e, da mesma sorte, o que estiver no campo, não volte para trás. 32 Lembrai-vos da mulher de Ló. Lucas 17:31,32 38 Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38 38 os incensários daqueles que pecaram contra as suas almas; deles se façam chapas, de obra batida, para cobertura do altar; porquanto os trouxeram perante o Senhor, por isso se tornaram santos; e serão por sinal aos filhos de Israel. Números 16:38