Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 19:1-38
A destruição de Sodoma e Gomorra é outro exemplo de juízo divino por causa do aumento da maldade (cap. 6-9). Desta vez, porém, limitou-se a uma região específica. A localização de Sodoma é incerta. Bab edh-Dhra (no lado sudeste do mar Morto) parece ser a candidata mais provável. Os resquícios de uma cidade do início da Idade do Bronze com uma imensa camada de cinzas e um grande cemitério ao lado que também dá evidências de destruição pelo fogo a transformam num boa possibilidade.
Nota
Gênesis 19:30-38
A fuga para o lest separou Ló ainda mais da familia de Abraão e das promessas divinas. O resultado envolveu incesto e a origem de dois povos que se opuseram consistentemente a Israel, i. e., os moabitas e os amonitas (sobre os efeitos negativos da ingestão de álcool, ver a nota sobre Gênesis 9:20-29). Embora o núcleo familiar de Ló tenha sido salvo de Sodoma, os valores e princípios da cidade sobreviveram com eles.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 19:30-38
Nesta passagem deve ser observado o perigo da segurança. Ló, que se manteve casto em Sodoma, que se lamentava da maldade do lugar, e que era uma testemunha contra ela, quando estava a sós na montanha e, segundo acreditava, livre de qualquer tentação, é vergonhosamente vencido. Aquele que pensa que está alto e firme, cuide para que não caia.
Observe o perigo da embriaguez; ela não é somente um pecado em si mesma, mas também conduz a muitos pecados, os quais produzem feridas e desonras duradouros. Muitos homens quando estão ébrios fazem aquilo que, quando estão sóbrios, não poderiam sequer pensar, pois ficariam horrorizados.
Observemos também o perigo da tentação, mesmo por parte de parentes e amigos, a quem amamos e estimamos, e de cuja parte esperamos a bondade.
Devemos temer as armadilhas onde quer que estejamos, e estar sempre em guarda. Não podem haver escusas nem para as filhas, e nem para Ló. É difícil atribuir um motivo para o ocorrido, exceto este: o coração é mais enganoso do que todas as coisas, e é perverso: Quem o conhece? Pelo silêncio das Escrituras em relação a Ló deste ponto em diante, devemos aprender que a embriaguez, assim como tornar os homens esquecidos, faz com que estes também sejam esquecidos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Salmos 8:4 16 Porque sete vezes cai o justo, e se levanta; mas os ímpios são derribados pela calamidade. Provérbios 24:16 26 E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são laços e redes, e cujas mãos são grilhões; quem agradar a Deus escapará dela; mas o pecador virá a ser preso por ela. Eclesiastes 7:26 34 Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço. Lucas 21:34 11 Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. 12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia. 1 Coríntios 10:11,12 7 Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração; 1 Pedro 4:7