Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 19:1-38
A destruição de Sodoma e Gomorra é outro exemplo de juízo divino por causa do aumento da maldade (cap. 6-9). Desta vez, porém, limitou-se a uma região específica. A localização de Sodoma é incerta. Bab edh-Dhra (no lado sudeste do mar Morto) parece ser a candidata mais provável. Os resquícios de uma cidade do início da Idade do Bronze com uma imensa camada de cinzas e um grande cemitério ao lado que também dá evidências de destruição pelo fogo a transformam num boa possibilidade.
Nota
Gênesis 19:4-9
A população de sexo masculino de Sodoma justifica o juízo vindouro por sua ação imoral. Corajosa mente, Ló se colocou no meio e pôs a proteção de seus convidados à frente do bem-estar das próprias filhas - uma escolha difícil.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 19:1-29
Ló era bom; porém, não havia qualquer outra pessoa na cidade que tivesse o mesmo caráter que ele. Todo o povo de Sodoma era mau e vil. Portanto, foi tomado o cuidado de salvar Ló e a sua família.
Ló se demorou, agiu de frivolamente. Assim, pois, muitos que estão convictos de seu estado espiritual e da necessidade de uma mudança, retardam esta obra tão necessária. A salvação dos homens mais justos ocorre por misericórdia de Deus, e não pelos méritos deles. Somos salvos pela graça. O poder de Deus deve também ser reconhecido, quando Ele retira almas de um estado de pecado. Se Deus não tivesse sido misericordioso para conosco, a nossa demora teria sido a nossa ruína.
Nesta passagem, Ló deve correr por sua vida. Ele não deve ter qualquer anelo por Sodoma. Ordens como estas são dadas àqueles que, por meio da graça, são libertos de um estado e condição de pecado. Não vos volteis ao pecado e nem a Satanás. Não descanseis no vosso ego, e nem no mundo. Acudi a Cristo e ao céu, pois isto é o que significa escapar em direção à montanha, não devendo deter-se antes de chegar.
Quanto a esta destruição, observe que se trata de uma revelação da ira de Deus contra o pecado, e contra os pecadores de todas as idades. Aprendemos aqui quão mal é pecar, e a sua natureza danosa; o pecado conduz à ruína.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |