Comentário Bíblico
Adventista
Atravessou Abrão a terra - (cba)
Gênesis 12:6
A Palestina tinha muitas florestas naquele tempo. Suas estradas são descritas, em antigos documentos egípcios, como um pesadelo para os viajantes. O progresso da caravana deve ter sido vagaroso, em vista do grande número de gente e de animais que acompanhavam o patriarca. A viagem foi provavelmente interrompida por frequentes pausas para descanso. Havendo atravessado a Galileia, os itinerantes chegaram à planície de Esdraelom, onde já havia várias cidades cananeias poderosas, como Megido e Taanaque. Cruzaram então a Cordilheira do Carmelo e entraram no montanhoso território que mais tarde pertenceria a Efraim, e ali fizeram sua primeira parada prolongada. Isso foi feito, provavelmente, porque o Senhor disse a Abraão (Gênesis 12:7) que ele havia alcançado o fim de sua jornada, e estava então na terra prometida.
Siquém - (cba)
Gênesis 12:6
Situada na entrada oriental para um estreito vale flanqueado pelos montes Ebal e Gerizim, esta cidade ocupava um lugar estrategicamente importante. É hoje um sítio deserto, chamado Balatah, próximo a Nablus. Escavações e evidências documentais provam que Siquém era uma cidade florescente e fortificada no início do segundo milênio a.C., quando Abraão acampou em suas imediações. Uma das primeiras expedições militares egípcias à Palestina, das quais foi preservado um registro claro, foi dirigida exatamente contra Siquém. A estela de um guerreiro egípcio que serviu sob o rei Sem-Usert III (1878-1840 a.C.), da 12 dinastia, descreve uma campanha contra Selzemem, o nome egípcio para Siquém, e relata que os asiáticos nativos foram derrotados. Quando Abraão entrou em Canaã, o Egito exercia grande influência sobre os vizinhos cananeus. Embora o Egito na verdade não exercesse controle político sobre Canaã, esta era economicamente dependente do Egito, que possuía representantes reais nas principais cidades cananeias. Esses funcionários do governo egípcio guardavam os interesses econômicos de seu país e desempenhavam o papel de conselheiros para os governantes cananeus locais. Essa era a situação política que Abraão encontrou em Canaã.
O carvalho de Moré - (cba)
Gênesis 12:6
Heb. 'elon, literalmente, "uma grande árvore". A palavra é presumivelmente usada aqui em sentido genérico e coletivo e pode ou não se referir a uma árvore em particular. Tem sido sugerido que ela significa um bosque de carvalhos. Esse ponto de vista é apoiado por uma referência posterior que Moisés faz à mesma localidade usando a forma plural de 'elon, "árvores", o que indica claramente que Moré possuía mais de uma árvore desse tipo (Deuteronômio 11:30). O bosque em si não foi identificado, mas devia ser nas vizinhanças imediatas de Siquém, como este texto e Deuteronômio 11:29,30 o indicam.
- 30 Porventura não estão eles além do Jordão, atrás do caminho do pôr do sol, na terra dos cananeus, que habitam na Arabá defronte de Gilgal, junto aos carvalhos de Moré? Deuteronômio 11:30 29 Ora, quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra a que vais para possuí-la, pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim, e a maldição sobre o monte Ebal. 30 Porventura não estão eles além do Jordão, atrás do caminho do pôr do sol, na terra dos cananeus, que habitam na Arabá defronte de Gilgal, junto aos carvalhos de Moré? Deuteronômio 11:29,30
Moré significa "ensinador". Os antigos tradutores judeus da LXX verteram a palavra com o vocábulo grego hupselen, "exaltado". Comentaristas têm tentado explicar o nome Moré como uma indicação de que Abraão compreendeu que devia ser "ensinado" por Deus naquele lugar ou de que o bosque pertencia a um ensinador famoso.
Os cananeus - (cba)
Gênesis 12:6
Se Abraão esperava ser conduzido a uma terra despovoada cujas pastagens ele não teria de partilhar com outros, estava enganado. Talvez por essa razão seja acrescentada a declaração: "Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra." Vendo-se como um estrangeiro entre um povo estranho, Abraão não podia considerar a terra como sua e realmente tomar posse dela (ver Hebreus 11:9,13). Ele podia fazer isso somente pela fé.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 12:4-6
Abrão começou uma longa jornada em obediência à ordem de Deus. A obediência é enfatizada repetidamente em Gênesis (Gênesis 6:22; Gênesis 7:5; Gênesis 17:23; Gênesis 24:51).
- 22 Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez. Gênesis 6:22 5 E Noé fez segundo tudo o que o Senhor lhe ordenara. Gênesis 7:5 23 Logo tomou Abraão a seu filho Ismael, e a todos os nascidos na sua casa e a todos os comprados por seu dinheiro, todo varão entre os da casa de Abraão, e lhes circuncidou a carne do prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus lhe ordenara. Gênesis 17:23 51 Eis que Rebeca está diante de ti, toma-a e vai-te; seja ela a mulher do filho de teu senhor, como tem dito o Senhor. Gênesis 24:51
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 12:6-9
Abraão encontrou a terra povoada pelos cananeus, que eram maus vizinhos. Ele ainda viajou, seguindo adiante. Às vezes, a sorte dos homens bons é não estarem estabelecidos e, às vezes, mudarem-se para diversos estados. os crentes devem considerar-se como peregrinos e estrangeiros neste mundo (Hebreus 11:8,13,14). Porém, observe quanto consolo Abraão tinha em Deus. Quando teve escassez de satisfação em seus contatos com os cananeus que ali encontrou, teve abundante prazer na comunhão com aquEle Deus que o havia levado até ali, e que não o desamparou. A comunhão com Deus é mantida através da palavra e oração. Deus se revela a si mesmo bem como os seus favores, ao seu povo, de forma gradual. Ele havia dantes prometido a Abraão mostrar-lhe a terra; agora, promete dá-la; à medida que a graça aumenta, o consolo também aumenta. Pareceu que Abraão o compreendeu também como a concessão de uma terra melhor, da qual esta era uma tipologia, porque esperava um país celestial (Hebreus 11:16).
- 8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. 13 Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. 14 Ora, os que tais coisas dizem, mostram que estão buscando uma pátria. Hebreus 11:8,13,14 16 Mas agora desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de ser chamado seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. Hebreus 11:16
Abraão estabeleceu-se assim que chegou a Canaã, e mesmo não sendo mais do que um estrangeiro e peregrino neste lugar, manteve a adoração a Deus juntamente com sua família. Não se preocupou somente com a parte cerimonial da religião, a apresentação de sacrifícios, mas tomou consciência de buscar a Deus e invocar o seu nome, que é o sacrifício espiritual do qual Deus se agrada. Pregava sobre o nome do Senhor; ensinou à sua família e aos seus vizinhos o conhecimento do Deus verdadeiro, e de sua santa religião. A adoração familiar é um bom caminho; não recente, mas um antigo costume dos santos. Abraão era rico e teve uma família numerosa, mesmo não estando ainda estabelecido e rodeado de inimigos. Contudo, onde quer que levantasse o seu acampamento, edificava um altar. onde quer que formos, não deixemos de levar conosco a nossa confiança.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 9 Pela fé peregrinou na terra da promessa, como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; Hebreus 11:9 18 Depois chegou Jacó em paz à cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, quando veio de Padã-Arã; e armou a sua tenda diante da cidade. Gênesis 33:18 2 Viu-a Siquém, filho de Hamor o heveu, príncipe da terra; e, tomando-a, deitou-se com ela e humilhou-a. Gênesis 34:2 4 Entregaram, pois, a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham nas mãos, e as arrecadas que pendiam das suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém. Gênesis 35:4 7 Então designaram a Quedes na Galiléia, na região montanhosa de Naftali, a Siquém na região montanhosa de Efraim, e a Quiriate-Arba (esta é Hebrom) na região montanhosa de Judá. Josué 20:7 32 Os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, foram enterrados em Siquém, naquela parte do campo que Jacó comprara aos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata, e que se tornara herança dos filhos de José. Josué 24:32 1 Abimeleque, filho de Jerubaal, foi a Siquém, aos irmãos de sua mãe, e falou-lhes, e a toda a parentela da casa de pai de sua mãe, dizendo: Juízes 9:1 1 Foi então Roboão para Siquém, porque todo o Israel se congregara ali para fazê-lo rei. 1 Reis 12:1 5 Chegou, pois, a uma cidade de Samária, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó dera a seu filho José; João 4:5 16 e foram transportados para Siquém e depositados na sepultura que Abraão comprara por certo preço em prata aos filhos de Emor, em Siquém. Atos 7:16 30 Porventura não estão eles além do Jordão, atrás do caminho do pôr do sol, na terra dos cananeus, que habitam na Arabá defronte de Gilgal, junto aos carvalhos de Moré? Deuteronômio 11:30 1 Então Jerubaal, que é Gideão, e todo o povo que estava com ele, levantando-se de madrugada acamparam junto à fonte de Harode; e o arraial de Midiã estava da banda do norte, perto do outeiro de Moré, no vale. Juízes 7:1 15 Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e Hete, 18 o arvadeu, o zemareu e o hamateu. Depois se espalharam as famílias dos cananeus. 19 Foi o termo dos cananeus desde Sidom, em direção a Gerar, até Gaza; e daí em direção a Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa. Gênesis 10:15,18,19 7 Pelo que houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus habitavam na terra. Gênesis 13:7 18 Naquele mesmo dia fez o Senhor um pacto com Abrão, dizendo: Â tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates; 19 e o queneu, o quenizeu, o cadmoneu, 20 o heteu, o perizeu, os refains, 21 o amorreu, o cananeu, o girgaseu e o jebuseu. Gênesis 15:18-21