Comentário Bíblico
Adventista
Veio a ter ovelhas - (cba)
Gênesis 12:16
Dos animais domésticos aqui mencionados, apenas o camelo ainda era incomum na época. Não era, porém, inteiramente desconhecido, como o demonstram várias pequenas figuras de camelos carregados, encontradas em tumbas do terceiro e segundo milênios a.C. O cavalo ainda não havia sido introduzido no Egito, e não é mencionado. A arqueologia aponta para os hicsos asiáticos, que governaram o Egito por mais de um século, como aqueles que introduziram os cavalos e as carroças. A menção que Moisés faz de cavalos no tempo de José e não no tempo de Abraão evidencia que o conhecimento que tinha do Egito era acurado.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 12:10-20
Um periodo de escassez forçou Abrão e sua casa a procurar asilo econômico no Egito. Fatores socioeconômicos afetaram os patriarcas várias vezes (Gênesis 26:1; Gênesis 41:54; Gênesis 43:1; Rute 1:1).
- 1 Sobreveio à terra uma fome, além da primeira, que ocorreu nos dias de Abraão. Por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar. Gênesis 26:1 54 e começaram a vir os sete anos de fome, como José tinha dito; e havia fome em todas as terras; porém, em toda a terra do Egito havia pão. Gênesis 41:54 1 Ora, a fome era gravíssima na terra. Gênesis 43:1 1 Nos dias em que os juízes governavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar no país de Moabe, ele, sua mulher, e seus dois filhos. Rute 1:1
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 12:10-20
Não existe na terra uma situação livre de provas, nem alguma pessoa livre de defeitos. Houve fome em Canaã, que era a mais gloriosa de todas as terras, como houve incredulidade em Abraão, o pai dos fiéis, com os males que esta sempre traz consigo. A felicidade e a pureza perfeitas encontram-se somente no céu. Abraão, ao deixar Canaã por certo tempo, vai ao Egito, com a intenção de demorar-se ali não mais do que o necessário, para não parecer que estivesse olhando para trás.
Foi nesta situação que Abraão, equivocado, ocultou a sua relação com sara, e pediu à sua esposa e aos seus servos que fizessem o mesmo. Ele ocultou uma verdade como uma maneira de efetivamente negá-la, e por esta razão, expôs ao pecado tanto a sua mulher como os egípcios. A graça pela qual Abraão mais se destacava era a fé; contudo, nesta ocasião, caiu por causa da incredulidade e da desconfiança na providência divina, mesmo após Deus ter-lhe aparecido por duas vezes. O que será de uma fé fraca quando a firme confiança vê-se assim abalada? Muitas vezes, se Deus não nos livrasse das angústias e inquietações em que nós mesmos nos colocamos, por nosso próprio pecado e por sermos como néscios, estaríamos destruídos. Ele não nos trata como merecemos.
Felizes são os castigos que nos impedem de seguir o caminho do pecado, e nos levam a cumprir o nosso dever, particularmente o de fazermos a devida reparação por aquilo que tomamos ou conservamos indevidamente.
A repreensão de faraó para com Abraão foi muito justa: "Que é isto que me fizeste?". Que atitude imprópria de um homem sábio e bom! se os que professam a fé praticam aquilo que é injusto e enganoso, especialmente se dizem o que está nos limites da mentira, devem estar dispostos a ouvir uma repreensão, e têm razão para agradecer aos que lhes falem desta maneira.
A despedida foi bondosa. Faraó estava tão distante da intenção de matar Abraão, como este temia, que teve um cuidado particular a favor dele. Às vezes nos confundimos com temores que não têm absolutamente qualquer fundamento. Muitas vezes tememos, quando não há o que temer. Faraó deu ordens a seus homens de que não causassem qualquer dano a Abraão. Não basta que os que têm a autoridade não errem por si mesmos; eles devem impedir que os seus servos e os que os rodeiam venham a causar algum dano.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 2 Abrão era muito rico em gado, em prata e em ouro. Gênesis 13:2 14 Então tomou Abimeleque ovelhas e bois, e servos e servas, e os deu a Abraão; e lhe restituiu Sara, sua mulher; Gênesis 20:14 35 O Senhor tem abençoado muito ao meu senhor, o qual se tem engrandecido; deu-lhe rebanhos e gado, prata e ouro, escravos e escravas, camelos e jumentos. Gênesis 24:35 14 e tinha possessões de rebanhos e de gado, e muita gente de serviço; de modo que os filisteus o invejavam. Gênesis 26:14 5 e tenho bois e jumentos, rebanhos, servos e servas; e mando comunicar isso a meu senhor, para achar graça aos teus olhos. 13 Passou ali aquela noite; e do que tinha tomou um presente para seu irmão Esaú: 14 duzentas cabras e vinte bodes, duzentas ovelhas e vinte carneiros, 15 trinta camelas de leite com suas crias, quarenta vacas e dez touros, vinte jumentas e dez jumentinhos. Gênesis 32:5,13-15 3 Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitíssima gente ao seu serviço; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente. Jó 1:3 12 E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois Jó chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. Jó 42:12 13 Estejam repletos os nossos celeiros, fornecendo toda sorte de provisões; as nossas ovelhas produzam a milhares e a dezenas de milhares em nosos campos; 14 os nossos bois levem ricas cargas; e não haja assaltos, nem sortidas, nem clamores em nossas ruas! Salmos 144:13,14