Comentário Bíblico
Adventista
Agar - (cba)
Gálatas 4:25
Ou, Hagar.
Monte Sinai - (cba)
Gálatas 4:25
Ou seja, na alegoria de Paulo (ver com. de Gálatas 4:24). Agar representa aqui a aliança do Sinai, das obras (ver com. de Gálatas 3:19). Por meio de Agar e de seu filho Ismael, Abraão havia tentado fazer cumprir-se o plano de Deus. Essa foi sua maneira de fazê-lo, mas não a de Deus. Não é plano de Deus que a salvação dos seres humanos se cumpra pelas obras da lei, pela simples razão de que é impossível fazê-lo.
- 24 O que se entende por alegoria: pois essas mulheres são dois pactos; um do monte Sinai, que dá à luz filhos para a servidão, e que é Agar. Gálatas 4:24 19 Logo, para que é a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador. Gálatas 3:19
Corresponde a - (cba)
Gálatas 4:25
Ou, “é comparável a", conforme a alegoria de Paulo.
Jerusalém atual - (cba)
Gálatas 4:25
Ou seja, o Israel literal como nação. Israel ainda estava cometendo o mesmo erro que Abraão cometeu com Agar e Ismael, ao tentar descobrir o propósito de Deus de acordo com um plano humano. Os gálatas, ao substituir a fé nas promessas de Deus pelas obras, como Abraão havia feito, estavam voltando ao mesmo tipo de adoração que tinha levado Israel como nação à escravidão, ruína e rejeição.
Está em escravidão - (cba)
Gálatas 4:25
Ver com. de 2 Coríntios 3:14,15; Gálatas 4:3.
- 14 mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido; 15 sim, até o dia de hoje, sempre que Moisés é lido, um véu está posto sobre o coração deles. 2 Coríntios 3:14,15 3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos rudimentos do mundo; Gálatas 4:3
Seus filhos - (cba)
Gálatas 4:25
Ou seja, judeus e prosélitos individuais.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gálatas 4:21-27
A diferença entre os crentes que descansam somente em Cristo e aqueles que confiam na lei, é explicada pelas histórias de Isaque e Ismael. Estas coisas são alegorias nas quais o Espírito de Deus revela algo mais além do sentido literal e histórico das palavras.
Sara e Agar eram emblemas adequados das duas diferentes dispensações do pacto. A Jerusalém celestial, a verdadeira Igreja do alto, representada por Sara, está em estado de liberdade e é a mãe de todos os crentes que são nascidos do Espírito Santo. Por meio da regeneração e da verdadeira fé, tornaram-se parte da semente de Abraão, conforme a promessa feita a ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 24 O que se entende por alegoria: pois essas mulheres são dois pactos; um do monte Sinai, que dá à luz filhos para a servidão, e que é Agar. Gálatas 4:24 2 Disse ele: O Senhor veio do Sinai, e de Seir raiou sobre nós; resplandeceu desde o monte Parã, e veio das miríades de santos; à sua direita havia para eles o fogo da lei. Deuteronômio 33:2 5 Os montes se abalaram diante do Senhor, e até Sinai, diante do Senhor Deus de Israel. Juízes 5:5 8 a terra se abalava e os céus gotejavam perante a face de Deus; o próprio Sinai tremeu na presença de Deus, do Deus de Israel. 17 Os carros de Deus são miríades, milhares de milhares. O Senhor está no meio deles, como em Sinai no santuário. Salmos 68:8,17 18 Pois não tendes chegado ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, Hebreus 12:18 17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. Gálatas 1:17 11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Atos 1:11 37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste! Mateus 23:37 34 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que a ti são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta a sua ninhada debaixo das asas, e não quiseste! Lucas 13:34 44 e te derribarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem; e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo da tua visitação. Lucas 19:44
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
