Comentário Bíblico
Adventista
Dois filhos - (cba)
Gálatas 4:22
Ismael e Isaque (Gênesis 16:15; Gênesis 21:3). Paulo recorre à própria lei (ver com. de Gálatas 4:21) em busca de uma ilustração da diferença entre a escravidão à lei e a liberdade em Cristo. A cada sábado, eram lidas nas sinagogas algumas porções do Pentateuco, portanto, os livros de Moisés eram bem conhecidos de todos os judeus e gentios que frequentavam a sinagoga. O caso que se narra era um simples fato da história judaica, mas Paulo a usa em sentido alegórico (Gálatas 4:24) para mostrar a diferença entre a servidão ao sistema cerimonial e a liberdade proveniente da lé em Jesus Cristo. Na realidade, Abraão teve mais de dois filhos (ver Gênesis 25:1,2), porém Ismael e Isaque eram seus filhos mais velhos e mais importantes. Os falsos mestres haviam destacado a bênção de ser filhos de Abraão (ver com. de Gálatas 3:7). Paulo recorda aos gálatas que Abraão teve dois filhos, mas que somente um era o herdeiro das promessas da aliança (Gênesis 17:19-21). O fato de ser descendente de Abraão não era garantia de receber as promessas da aliança.
- 15 E Agar deu um filho a Abrão; e Abrão pôs o nome de Ismael no seu filho que tivera de Agar. Gênesis 16:15 3 e, Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque. Gênesis 21:3 21 Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei? Gálatas 4:21 24 O que se entende por alegoria: pois essas mulheres são dois pactos; um do monte Sinai, que dá à luz filhos para a servidão, e que é Agar. Gálatas 4:24 1 Ora, Abraão tomou outra mulher, que se chamava Quetura. 2 Ela lhe deu à luz a Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá. Gênesis 25:1,2 7 Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão. Gálatas 3:7 19 E Deus lhe respondeu: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe chamarás Isaque; com ele estabelecerei o meu pacto como pacto perpétuo para a sua descendência depois dele. 20 E quanto a Ismael, também te tenho ouvido; eis que o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e multiplicá-lo-ei grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação. 21 O meu pacto, porém, estabelecerei com Isaque, que Sara te dará à luz neste tempo determinado, no ano vindouro. Gênesis 17:19-21
A escrava - (cba)
Gálatas 4:22
Agar, uma escrava egípcia (ver com. de Gênesis 16:1-4). Seu filho Ismael era filho de Abraão, seu primogênito; porém, pelo fato de que Agar era escrava, seu filho, por assim dizer, também era escravo.
A livre - (cba)
Gálatas 4:22
Ou seja. Sara, cujo filho Isaque herdaria a liberdade dela.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gálatas 4:21-27
A diferença entre os crentes que descansam somente em Cristo e aqueles que confiam na lei, é explicada pelas histórias de Isaque e Ismael. Estas coisas são alegorias nas quais o Espírito de Deus revela algo mais além do sentido literal e histórico das palavras.
Sara e Agar eram emblemas adequados das duas diferentes dispensações do pacto. A Jerusalém celestial, a verdadeira Igreja do alto, representada por Sara, está em estado de liberdade e é a mãe de todos os crentes que são nascidos do Espírito Santo. Por meio da regeneração e da verdadeira fé, tornaram-se parte da semente de Abraão, conforme a promessa feita a ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de ter filhos; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos por meio dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. 3 Assim Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar a egípcia, sua serva, e a deu por mulher a Abrão seu marido, depois de Abrão ter habitado dez anos na terra de Canaã. 4 E ele conheceu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. 15 E Agar deu um filho a Abrão; e Abrão pôs o nome de Ismael no seu filho que tivera de Agar. Gênesis 16:2-4,15 1 O Senhor visitou a Sara, como tinha dito, e lhe fez como havia prometido. 2 Sara concebeu, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, de que Deus lhe falara; 10 Pelo que disse a Abraão: Deita fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não será herdeiro com meu filho, com Isaque. Gênesis 21:1,2,10
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
