Comentário Bíblico
Adventista
Trigésimo ano - (cba)
Ezequiel 1:1
Com a precisão característica de um historiador, Ezequiel começa sua descrição profética datando cuidadosamente os eventos relacionados à narrativa. Era o 30° ano. Contudo, ele não menciona o evento específico que marca o início desse período. Muitos creem que ele se refira ao 30° ano de sua vida. A idade dos 30 anos era significativa porque se considerava que nela o jovem hebreu alcançava a maturidade. Esta era a idade em que os levitas originalmente começavam suas funções no templo (Números 4:3). Foi em seu 30° ano ou próximo a ele que tanto o Senhor Jesus quanto João Batista começaram seu ministério público (ver com. de Mateus 3:1).
- 3 da idade de trinta anos para cima até os cinqüenta anos, de todos os que entrarem no serviço para fazerem o trabalho na tenda da revelação. Números 4:3 1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, Mateus 3:1
Uma vez que este 30° ano é equivalente ao quinto ano do cativeiro de Joaquim (ver com. de Ezequiel 1:2), o primeiro ano dos 30 seria (de acordo com dois dos cômputos possíveis) o 18° de Josias - um ano significativo, já que nele o livro da lei foi descoberto no templo (2 Reis 22:3-8). Esse evento marcou o início de uma reforma que, se tivesse continuado com êxito, teria feito muito para alterar a história posterior de Judá. É possível que Ezequiel tivesse esse importante acontecimento em mente quando mencionou o 30° ano.
- 2 No quinto dia do mês, já no quinto ano do cativeiro do rei Joaquim, Ezequiel 1:2 3 No ano décimo oitavo do rei Josias, o rei mandou o escrivão Safã, filho de Azalias, filho de Mesulão, à casa do Senhor, dizendo-lhe: 4 Sobe a Hilquias, o sumo sacerdote, para que faça a soma do dinheiro que se tem trazido para a casa do Senhor, o qual os guardas da entrada têm recebido do povo; 5 e que só entreguem na mão dos mestres de obra que estão encarregados da casa do Senhor; e que estes o dêem aos que fazem a obra, aos que estão na casa do Senhor para repararem os estragos da casa, 6 aos carpinteiros, aos edificadores, e aos pedreiros. e que comprem madeira e pedras lavradas, a fim de repararem a casa. 7 Contudo não se tomava conta a eles do dinheiro que se lhes entregava nas mãos, porquanto se haviam com fidelidade. 8 Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E Hilquias entregou o livro a Safã, e ele o leu. 2 Reis 22:3-8
Quarto mês - (cba)
Ezequiel 1:1
Deve ser contado a partir do mês de nisã, na primavera, independentemente de o ano-calendário ser computado a partir da primavera ou do outono. O quarto mês começaria em junho ou julho, do ano 593 ou 592 a.C. (ver com. de Ezequiel 1:2).
No meio dos exilados - (cba)
Ezequiel 1:1
Isto é, Ezequiel estava na região onde os cativos se estabeleceram. A visão foi dada a ele em particular e, mais tarde, devia ser apresentada publicamente (Ezequiel 3:1,4).
Quebar - (cba)
Ezequiel 1:1
Este rio foi identificado, pela maioria dos comentaristas mais antigos, com Habor, o moderno Nahr el-K.hahur, que fica no norte da Mesopotâmia. A dificuldade com esse ponto de vista era que tal rio não ficava "na terra dos caldeus" (Ezequiel 1:3). Contudo, escavações realizadas em Nippur, na Babilônia propriamente dita, revelaram evidências da existência de uma colônia judaica nessa área por volta do 7° ao 5° século a.C. Passava, naquelas proximidades, um dos grandes canais babilônicos, conhecido como Naru Kabari, que provavelmente seja o rio ao qual Ezequiel se refere.
Visões de Deus - (cba)
Ezequiel 1:1
Estas não foram apenas visões dadas por Deus, mas manifestações da glória divina diante dos olhos do profeta. Tais revelações são chamadas de teofani as . Elas frequentemente acompanham o chamado de um profeta. Por isso, Isaías tremeu diante da terrível visão do alto e sublime trono (Isaías 6:1); Moisés contemplou a glória na sarça ardente (Êxodo 3:2); João viu um semelhante a Filho de homem andando no meio dos candeeiros de ouro (Apocalipse 1:13). Qual era o propósito dessas visões de Deus? Elas podem ser consideradas como grandiosas iniciações pelas quais Deus introduz o profeta num novo âmbito de conhecimento e percepção, numa etapa inédita de experiências e de responsabilidades. Esperava-se que, em sua capacidade como profetas, esses mensageiros falassem com convicção a respeito das coisas divinas. Meras suposições mentais não serviriam. Eles teriam de falar de coisas que realmente viram. Era para eles uma vantagem poder dizer, como Isaías: "Os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!" (Isaías 6:5).
- 1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. Isaías 6:1 2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia; Êxodo 3:2 13 e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro; Apocalipse 1:13 5 Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! Isaías 6:5
Ezequiel ficou tão impressionado com a visão da glória divina que anotou a data exata: era o quinto dia, do quarto mês, do quinto ano do cativeiro de Joaquim (Ezequiel 1:2). Os servos de Deus fazem bem em anotar e recordar com frequência as intervenções divinas e as revelações incomuns dadas por Deus.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Ezequiel 1:1-28
0 ministério profético de Ezequiel tem início com uma visão da glória de Deus: o Senhor vem em carruagem celestial de nuvens de chuva, acompanhado de quatro querubins. À media que a nuvem se aproxima, Ezequiel discerne mais detalhes dos querubins e das rodas da carruagem, ouve o barulho ensurdecedor das asas dos querubins e, por fim, vê o trono de safira ocupado por uma magnifica figura semelhante a um ser humano.
Gloriosas revelações durante os dias mais sombrios
Ezequiel 1:1-28
Todos os que servem a Deus com pureza de alma saberão que Ele zela por que Sua honra seja preservada. Muitas das revelações mais gloriosas registradas na Bíblia foram feitas pelo Senhor nos dias mais sombrios da história da igreja. O Senhor deu essas revelações de Sua glória para que os homens fiquem profundamente impressionados com a santidade de Seu serviço. Impressões foram feitas que deveriam ter solene força na mente, mostrando que Deus é Deus, e que Ele não perdeu Sua glória. Ele exige a máxima fidelidade em Seu serviço hoje. A impressão deve ser deixada nas mentes humanas de que o Senhor Deus é santo e que Ele vindicará Sua glória ( Manuscrito 81, 1906 ).
trigésimo ano
Ezequiel 1:1-2
A provável idade de Ezequiel quando chamado para o ministério profético (com essa idade os sacerdotes começavam a ministrar no santuário; Números 4:3).
quinto dia do quarto mês
Ezequiel 1:1
21 de julho de 592 a.C., cinco anos depois de Ezequiel ir para o exílio com o rei Joaquim em 597 a.C.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ezequiel 1:1-14
É um ato de misericórdia quando nos trazem a Palavra de Deus, e é nosso dever atendê-la com diligência quando estamos aflitos. A voz de Deus veio com plenitude de luz e poder pelo Espírito Santo. Estas visões parecem ter sido enviadas para possuir a mente do profeta com grandes e elevados pensamentos de Deus, para golpear os pecadores com terror e falar de consolo àqueles que temiam a Deus e se humilhavam.
Em Ezequiel 1:4-14, está a primeira parte da visão; representa a Deus atendido e servido por uma vasta companhia de anjos, todos seus mensageiros, ministros que executam as suas ordens. Esta visão impressionaria a mente com exagero e temor solene do descontentamento divino, ainda que suscitando expectativas de bênçãos. o fogo está rodeado de glória. Ainda que o busquemos, não poderíamos contemplar a Deus em toda a sua plenitude, mas vemos o esplendor que o rodeia. A semelhança dos seres viventes sai do meio do fogo; os anjos recebem de Deus tanto o seu ser como o seu poder; têm o entendimento do homem e muito mais. Um leão se destaca em força e ousadia.
Um boi se destaca em diligência e paciência, no cumprimento infatigável do trabalho que faz. A águia se destaca pela rapidez, ótima visão e por voar muito alto, e os anjos, que superam os homens em todos estes aspectos, são representados com este parecer. os anjos têm asas, e qualquer coisa que Deus lhes ordena fazem prontamente. Eles estão elevados, firmes e constantes. Não tinham asas somente para se locomoverem, mas tinham mãos para agir. Muitas pessoas são rápidas, alas não ativas; se apressam, porém, sem fazer nada com propósito; têm asas, mas faltam-lhes mãos. Contudo, onde quer que as asas dos anjos os levassem, tinham suas mãos consigo, para fazer o que o seu dever requeria. Qualquer que fosse o serviço que os ocupava, iam direto a eles, um de cada vez. Quando andamos direito, vamos adiante, e quando servimos a Deus com um só coração fazemos a obra. Eles não se voltavam quando iam; não cometiam erros, e a sua obra não precisava ser feita novamente. Não deixavam o seu trabalho para se entreterem com qualquer outra coisa, e iam aonde o Espírito de Deus queria que fossem.
O profeta viu a estes seres viventes por sua própria luz, porque o seu aspecto era como brasas de fogo; são serafins ou "ardentes" o que denota o ardor de seu amor por Deus e o fervente zelo por seu serviço. Podemos aprender proveitosas lições dos temas a que podemos ter acesso ou entender completamente. Atendamos as coisas relacionadas à nossa paz e dever, e deixemos as coisas secretas ao único Senhor ao qual pertencem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 3 da idade de trinta anos para cima até os cinqüenta anos, de todos os que entrarem no serviço para fazerem o trabalho na tenda da revelação. Números 4:3 23 Ora, Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos; sendo (como se cuidava) filho de José, filho de Eli; Lucas 3:23 1 Deveras a tudo isto apliquei o meu coração, para claramente entender tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus; se é amor ou se é ódio, não o sabe o homem; tudo passa perante a sua face. 2 Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao mau, ao puro e ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Eclesiastes 9:1,2 5 Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Como a estes bons figos, assim atentarei com favor para os exilados de Judá, os quais eu enviei deste lugar para a terra dos caldeus. 6 Porei os meus olhos sobre eles, para seu bem, e os farei voltar a esta terra. Edificá-los-ei, e não os demolirei; e plantá-los-ei, e não os arrancarei. 7 E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, que eu sou o Senhor; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; pois se voltarão para mim de todo o seu coração. Jeremias 24:5-7 3 veio expressamente a palavra do Senhor a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar; e ali esteve sobre ele a mão do Senhor. Ezequiel 1:3 15 E vim ter com os do cativeiro, a Tel-Abibe, que moravam junto ao rio Quebar, e eu morava onde eles moravam; e por sete dias sentei-me ali, pasmado no meio deles. 23 Então me levantei, e saí ao vale; e eis que a glória do Senhor estava ali, como a glória que vi junto ao rio Quebar; e caí com o rosto em terra. Ezequiel 3:15,23 15 E os querubins se elevaram ao alto. Eles são os mesmos seres viventes que vi junto ao rio Quebar. 20 São estes os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar; e percebi que eram querubins. 22 E a semelhança dos seus rostos era a dos rostos que eu tinha visto junto ao rio Quebar; tinham a mesma aparência, eram eles mesmos; cada um andava em linha reta para a frente. Ezequiel 10:15,20,22 3 E a aparência da visão que tive era como a da visão que eu tivera quando ele veio destruir a cidade; eram as visões como a que tive junto ao rio Quebar; e caí com o rosto em terra. Ezequiel 43:3 16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; Mateus 3:16 21 Quando todo o povo fora batizado, tendo sido Jesus também batizado, e estando ele a orar, o céu se abriu; Lucas 3:21 51 E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. João 1:51 56 e disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé à direita de Deus. Atos 7:56 11 e via o céu aberto e um objeto descendo, como se fosse um grande lençol, sendo baixado pelas quatro pontas sobre a terra, Atos 10:11 1 Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu, e a primeira voz que ouvira, voz como de trombeta, falando comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. Apocalipse 4:1 11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça. Apocalipse 19:11 3 E estendeu a forma duma mão, e me tomou por uma trança da minha cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu, e nas visões de Deus me trouxe a Jerusalém, até a entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava o assento da imagem do ciúme, que provoca ciúme. Ezequiel 8:3 24 Então o Espírito me levantou, e me levou na visão pelo Espírito de Deus para a Caldéia, para os exilados. Assim se foi de mim a visão que eu tinha visto. Ezequiel 11:24 1 Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo. Gênesis 15:1 2 Falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! Respondeu Jacó: Eis-me aqui. Gênesis 46:2 6 Então disse: Ouvi agora as minhas palavras: se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, a ele me farei conhecer em visão, em sonhos falarei com ele. Números 12:6 1 A visão de Isaías, filho de Amoz, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias, reis de Judá. Isaías 1:1 1 No ano terceiro do reinado do rei Belsazar apareceu-me uma visão, a mim, Daniel, depois daquela que me apareceu no princípio. 2 E na visão que tive, parecia-me que eu estava na cidadela de Susã, na província de Elão; e conforme a visão, eu estava junto ao rio Ulai. Daniel 8:1,2 10 Também falei aos profetas, e multipliquei as visões; e pelo ministério dos profetas usei de parábolas. Oséias 12:10 28 Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; Joel 2:28 9 Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja levantado dentre os mortos. Mateus 17:9 10 Ora, havia em Damasco certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! Respondeu ele: Eis-me aqui, Senhor. 11 Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; 12 e viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. Atos 9:10-12 3 cerca da hora nona do dia, viu claramente em visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e lhe dizia: Cornélio! Atos 10:3 1 É necessário gloriar-me, embora não convenha; mas passarei a visões e revelações do Senhor. 2 Coríntios 12:1 10 E logo, quando saía da água, viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele; Marcos 1:10 10 e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza. Êxodo 24:10 1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. Isaías 6:1 2 e em visões de Deus me levou à terra de Israel, e me pôs sobre um monte muito alto, sobre o qual havia como que um edifício de cidade para a banda do sul. Ezequiel 40:2