Comentário Bíblico
Adventista
Cambotas - (cba)
Ezequiel 1:18
Isto é, os aros das rodas.
Cheias de olhos - (cba)
Ezequiel 1:18
Isto significa que a visão tinh a a ver com instrumentalidades não meramente físicas, mas inteligentes.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Ezequiel 1:1-28
0 ministério profético de Ezequiel tem início com uma visão da glória de Deus: o Senhor vem em carruagem celestial de nuvens de chuva, acompanhado de quatro querubins. À media que a nuvem se aproxima, Ezequiel discerne mais detalhes dos querubins e das rodas da carruagem, ouve o barulho ensurdecedor das asas dos querubins e, por fim, vê o trono de safira ocupado por uma magnifica figura semelhante a um ser humano.
Gloriosas revelações durante os dias mais sombrios
Ezequiel 1:1-28
Todos os que servem a Deus com pureza de alma saberão que Ele zela por que Sua honra seja preservada. Muitas das revelações mais gloriosas registradas na Bíblia foram feitas pelo Senhor nos dias mais sombrios da história da igreja. O Senhor deu essas revelações de Sua glória para que os homens fiquem profundamente impressionados com a santidade de Seu serviço. Impressões foram feitas que deveriam ter solene força na mente, mostrando que Deus é Deus, e que Ele não perdeu Sua glória. Ele exige a máxima fidelidade em Seu serviço hoje. A impressão deve ser deixada nas mentes humanas de que o Senhor Deus é santo e que Ele vindicará Sua glória ( Manuscrito 81, 1906 ).
cheias de olhos
Ezequiel 1:18
Simboliza a natureza onipresente de Deus (Salmos 139:1-6).
Liberdade individual, mas harmonia completa
Ezequiel 1:15-28
Deus conhece todo homem. Pudessem nossos olhos serem abertos, veríamos que a justiça eterna está operando em nosso mundo. Uma influência poderosa, que não está sob o controle do homem, está operando. O homem pode imaginar que está dirigindo as coisas, mas há influências mais elevadas do que as humanas em ação. Os servos de Deus sabem que Ele está trabalhando para contrariar os planos de Satanás. Aqueles que não conhecem a Deus não podem compreender Seus movimentos. Há em ação uma roda dentro de uma roda. Aparentemente, a complicação da maquinaria é tão intrincada que o homem pode ver apenas um emaranhado completo. Mas a mão divina, como viu o profeta Ezequiel, é colocada sobre as rodas, e cada parte se move em completa harmonia, cada uma fazendo seu trabalho especificado, mas com liberdade individual de ação (Manuscrito 13, 1898).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ezequiel 1:15-25
A providência, representada pelas rodas, produz mudanças. Às vezes um raio da roda está acima, às vezes outro, mas o movimento da roda sobre o seu próprio eixo é uniforme e constante. Não devemos desfalecer quando estivermos em adversidades; as rodas giram e nos levantarão no momento devido, enquanto aqueles que presumem que serão prósperos não sabem quão sujeitos estão a serem repentinamente derrubados. A roda está próxima dos seres viventes; os anjos são encarregados como ministros da providência de Deus. O Espírito dos seres viventes estava nas rodas; a mesma sabedoria, poder e santidade de Deus, que dirige e governa os anjos, ordena por eles tudo o que acontece no mundo. As rodas tinham quatro rostos; isso denotava que a providência de Deus é exercida em todas as partes.
Observe que a roda da providência tem, de todos os ângulos, um rosto voltado para você. Seu aspecto e obra eram como de uma roda em meio a outra roda. As disposições da providência nos parecem obscuras, confusas e são inumeráveis, mas todas estão sabiamente ordenadas para o melhor.
O movimento das rodas era uniforme, regular e constante. Andavam conforme o Espírito lhes mandava, portanto não retornavam. Se seguirmos a direção do Espírito Santo, não precisaremos desfazer aquilo que fizemos de forma errada, por nos arrependermos. os aros e as bordas das rodas eram tão grandes, que, quando se movimentaram, o profeta temeu olhar para eles. A consideração da altura e da profundidade dos conselhos de Deus deve nos deixar perplexos e com assombro. Estavam cheias de olhos em seus contornos. os movimentos da providência, são todos dirigidos pela sabedoria infinita. Todas as ações estão determinadas pelos olhos do Senhor, que estão em todas as partes contemplando o mal e o bem; não existe algo tal como a sorte e a fortuna. o firmamento de cima era como cristal, glorioso, mas de forma terrível. isto que consideramos ser uma nuvem negra, para Deus é claro como o cristal, através do qual Ele vê todos os habitantes da terra. Quando os anjos despertaram para um mundo desconsiderado, eles baixaram as suas asas para que se ouvisse claramente a voz de Deus. A voz da providência serve para abrir os ouvidos dos homens para a voz da Palavra. Os sons da terra devem despertar a nossa atenção para a voz do céu, pois como escaparemos se nos afastarmos daquEle que fala de lá?
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 22 Do norte vem o áureo esplendor; em Deus há tremenda majestade. 23 Quanto ao Todo-Poderoso, não o podemos compreender; grande é em poder e justiça e pleno de retidão; a ninguém, pois, oprimirá. 24 Por isso o temem os homens; ele não respeita os que se julgam sábios. Jó 37:22-24 16 As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram. 17 As nuvens desfizeram-se em água; os céus retumbaram; as tuas flechas também correram de uma para outra parte. 18 A voz do teu trovão estava no redemoinho; os relâmpagos alumiaram o mundo; a terra se abalou e tremeu. 19 Pelo mar foi teu caminho, e tuas veredas pelas grandes águas; e as tuas pegadas não foram conhecidas. Salmos 77:16-19 2 Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e eqüidade são a base do seu trono. 3 Adiante dele vai um fogo que abrasa os seus inimigos em redor. 4 Os seus relâmpagos alumiam o mundo; a terra os vê e treme. 5 Os montes, como cerca, se derretem na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra. Salmos 97:2-5 9 Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:9 12 E todo o seu corpo, as suas costas, as suas mãos, as suas asas, e as rodas que os quatro tinham, estavam cheias de olhos em redor. Ezequiel 10:12 3 Os olhos do Senhor estão em todo lugar, vigiando os maus e os bons. Provérbios 15:3 10 Ora, quem despreza o dia das coisas pequenas? pois estes sete se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel. São estes os sete olhos do Senhor, que discorrem por toda a terra. Zacarias 4:10 6 também havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal; e ao redor do trono, um ao meio de cada lado, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás; 8 Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir. Apocalipse 4:6,8 24 O que o ímpio teme, isso virá sobre ele; mas aos justos se lhes concederá o seu desejo. Provérbios 10:24 4 também eu escolherei as suas aflições, farei vir sobre eles aquilo que temiam; porque quando clamei, ninguém respondeu; quando falei, eles não escutaram, mas fizeram o que era mau aos meus olhos, e escolheram aquilo em que eu não tinha prazer. Isaías 66:4 25 Porque aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece. Jó 3:25 17 O pavor, e a cova, e o laço vêm sobre ti, ó morador da terra. 18 Aquele que fugir da voz do pavor cairá na cova, e o que subir da cova o laço o prenderá; porque as janelas do alto se abriram, e os fundamentos da terra tremem. Isaías 24:17,18