Comentário Bíblico
Adventista
Imagem de escultura - (cba)
Êxodo 20:4
Como o primeiro mandamento enfatiza o fato de que há somente um Deus, em protesto contra a adoração de muitos deuses, o segundo coloca ênfase sobre Sua natureza espiritual (João 4:24), reprovando a idolatria e o materialismo. Este mandamento não proíbe necessariamente o uso de esculturas e pinturas na religião. A habilidade artística e as imagens empregadas na construção do santuário (Êxodo 25:17-22), no templo de Salomão (1 Reis 6:23-26) e na "serpente abrasadora" (Números 21:8,9; 2 Reis 18:4) provam claramente que o segundo mandamento não condena material religioso ilustrativo. O que se condena é a reverência, adoração ou semiadoração, que multidões em muitos lugares prestam a imagens e gravuras religiosas. A desculpa de que os ídolos em si não são adorados não diminui a força desta proibição. Ídolos não devem ser adorados nem sequer feitos. A insensatez da idolatria está no fato de que os ídolos são meros produtos da habilidade humana, e, portanto, inferiores ao homem e sujeitos a ele (Oséias 8:6). O ser humano pode adorar verdadeiramente, direcionando os pensamentos a Alguém maior que ele mesmo.
- 24 Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24 17 Igualmente farás um propiciatório, de ouro puro; o seu comprimento será de dois covados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. 18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. 19 Farás um querubim numa extremidade e o outro querubim na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. 20 Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com as asas, tendo as faces voltadas um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. 21 E porás o propiciatório em cima da arca; e dentro da arca porás o testemunho que eu te darei. 22 E ali virei a ti, e de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de tudo o que eu te ordenar no tocante aos filhos de Israel. Êxodo 25:17-22 23 No oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um com dez côvados de altura. 24 Uma asa de um querubim era de cinco côvados, e a outra de cinco côvados; dez côvados havia desde a extremidade de uma das suas asas até a extremidade da outra. 25 Assim era também o outro querubim; ambos os querubins eram da mesma medida e do mesmo talho. 26 Um querubim tinha dez côvados de altura, e assim também o outro. 1 Reis 6:23-26 8 Então disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e será que todo mordido que olhar para ela viverá. 9 Fez, pois, Moisés uma serpente de bronze, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, tendo uma serpente mordido a alguém, quando esse olhava para a serpente de bronze, vivia. Números 21:8,9 4 Tirou os altos, quebrou as colunas, e deitou abaixo a Asera; e despedaçou a serpente de bronze que Moisés fizera (porquanto até aquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso), e chamou-lhe Neüstã. 2 Reis 18:4 6 Pois isso procede de Israel; um artífice o fez, e não é Deus. Será desfeito em pedaços o bezerro de Samária Oséias 8:6
Nem semelhança alguma - (cba)
Êxodo 20:4
A divisão tripla apresentada aqui e em outros lugares (céu, terra e água) abrange todo o universo físico, de onde os pagãos extraíram e deram forma às suas deidades (Deuteronômio 4:15-19; Romanos 1:22,23).
- 15 Guardai, pois, com diligência as vossas almas, porque não vistes forma alguma no dia em que o Senhor vosso Deus, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; 16 para que não vos corrompais, fazendo para vós alguma imagem esculpida, na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou de mulher; 17 ou semelhança de qualquer animal que há na terra, ou de qualquer ave que voa pelo céu; 18 ou semelhança de qualquer animal que se arrasta sobre a terra, ou de qualquer peixe que há nas águas debaixo da terra; 19 e para que não suceda que, levantando os olhos para o céu, e vendo o sol, a lua e as estrelas, todo esse exército do céu, sejais levados a vos inclinardes perante eles, prestando culto a essas coisas que o Senhor vosso Deus repartiu a todos os povos debaixo de todo o céu. Deuteronômio 4:15-19 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Romanos 1:22,23
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Pai a lado do filho ao dar a lei
Êxodo 20:1-17
Ver Neemias 9:6-15. Quando a lei foi dita, o Senhor, o Criador do céu e da terra, ficou ao lado de Seu Filho, envolto no fogo e na fumaça do monte.Não foi aqui que a lei foi dada pela primeira vez; mas foi proclamado que os filhos de Israel, cujas idéias se confundiram em sua associação com idólatras no Egito, poderiam ser lembrados de seus termos e compreender o que constitui a verdadeira adoração a Jeová ( The Signs of the Times, 15 de outubro, 1896 ).
Adão e Eva conheciam a lei
Êxodo 20:1-17
Adão e Eva , em sua criação, tinham conhecimento da lei de Deus. Estava impresso em seus corações, e eles entenderam o que dizia respeito a eles ( Manuscrito 99, 1902 ).
A lei de Deus existia antes de o homem ser criado. Foi adaptado à condição de seres sagrados; até mesmo os anjos eram governados por ele. Após a queda, os princípios da retidão permaneceram inalterados. Nada foi tirado da lei; nenhum de seus sagrados preceitos poderia ser melhorado. E como existe desde o início, continuará a existir ao longo das incessantes eras da eternidade. “Quanto aos teus testemunhos”, diz o salmista, “há muito sei que os fundaste para sempre ( The Signs of the Times, 15 de abril de 1886 ).
Lei adequada à sagrada ordem dos seres
Êxodo 20:1-17
O sábado do quarto mandamento foi instituído no Éden. Depois que Deus fez o mundo e criou o homem na terra, Ele fez o sábado para o homem. Depois do pecado e queda de Adão, nada foi tirado da lei de Deus. Os princípios dos dez mandamentos existiam antes da queda e eram de um caráter adequado à condição de uma santa ordem de seres. Após a queda, os princípios desses preceitos não foram alterados, mas preceitos adicionais foram dados para atender o homem em seu estado caído ( Spiritual Gifts 3: 295 ).
Redigida para enfrentar as inteligências caídas
Êxodo 20:1-17
A lei de Jeová que remonta à criação, estava compreendida nos dois grandes princípios: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de toda a tua mente, e com toda a tua força. Este é o primeiro mandamento. E o segundo é semelhante, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há nenhum outro mandamento maior do que estes. ” Esses dois grandes princípios abrangem os primeiros quatro mandamentos, mostrando o dever do homem para com Deus, e os seis últimos, mostrando o dever do homem para com o próximo. Os princípios foram declarados mais explicitamente ao homem após a queda, e redigidos para atender ao caso das inteligências caídas. Isso foi necessário em conseqüência das mentes dos homens serem cegadas pela transgressão ( The Signs of the Times, 15 de abril de 1875, reimpresso na The Review and Herald, 6 de maio de 1875 ).
A lei de Deus existia antes da criação do homem, do contrário Adão não poderia ter pecado. Depois da transgressão de Adão, os princípios da lei não foram mudados, mas foram definitivamente arranjados e expressos para encontrar o homem em sua condição decaída. Cristo, em conselho com Seu Pai, instituiu o sistema de ofertas sacrificais; que a morte, em vez de ser imediatamente visitada sobre o transgressor, deveria ser transferida para uma vítima que deveria prefigurar a grande e perfeita oferta do filho de Deus ( The Signs of the Times, 14 de março de 1878 ).
Preceitos dados ao decálogo da guarda
Êxodo 20:1-17
Em conseqüência de contínua transgressão, a lei moral foi repetida em terrível grandeza desde o Sinai. Cristo deu a Moisés preceitos religiosos que deveriam governar a vida cotidiana. Esses estatutos foram dados explicitamente para guardar os dez mandamentos. Eles não eram tipos obscuros que morreram com a morte de Cristo. Deviam ser obrigados aos homens em todas as épocas enquanto o tempo durasse. Essas ordens foram aplicadas pelo poder da lei moral e explicaram essa lei de maneira clara e definitiva ( The Signs of the Times, 15 de abril de 1875 , reimpresso na The Review and Herald, 6 de maio de 1875 ).
Cada especificação é o caráter de Deus
Êxodo 20:1-17
Ver Isaías 58:13,14. O Deus do céu deu uma bênção aos que guardam os mandamentos de Deus. Devemos ser um povo peculiar de Deus ou pisar na lei de Deus e dizer que ela não é obrigatória? Deus poderia muito bem ter se abolido. Na lei, toda especificação é o caráter do Deus infinito ( Manuscrito 12, 1894 ).
A lei denuncia o menor pecado
Êxodo 20:1-17
Deus deu Sua lei para a regulamentação da conduta das nações, das famílias e dos indivíduos. Não há nenhum obreiro da maldade, embora seu ato seja o mais leve e o mais secreto, que escapa da denúncia dessa lei ( Manuscrito 58, 1897 ).
Santidade divulgada
Êxodo 20:1-17
Nosso dever de obedecer a essa lei é ser o encargo desta última mensagem de misericórdia ao mundo. A lei de Deus não é uma coisa nova. Não é santidade criada, mas santidade tornada conhecida. É umcódigo de princípios que expressam misericórdia, bondade e amor. Apresenta à humanidade caída o caráter de Deus e declara claramente todo o dever do homem ( Manuscrito 88, 1897 ).
Dez mandamentos - dez promessas
Êxodo 20:1-17
Ver João 14:15. Os dez mandamentos, farás e não farás, são dez promessas que nos são garantidas se obedecermos à lei que governa o universo. “Se vocês me amam, guardem meus mandamentos”. Aqui está a essência da lei de Deus. Os termos da salvação para cada filho e filha de Adão são descritos aqui ( Manuscrito 41, 1897 ).
Os dez santos preceitos falados por Cristo no monte Sinai foram a revelação do caráter de Deus e tornaram conhecido ao mundo o fato de que Ele tinha jurisdição sobre toda a herança humana. Essa lei dos dez preceitos do maior amor que pode ser apresentado ao homem é a voz de Deus do céu falando à alma em promessa: "Faça isto e não cairá sob o domínio e controle de Satanás." Não há um negativo nessa lei, embora possa parecer assim. É DO e Live ( Carta 89, 1898 ).
Um muro de proteção
Êxodo 20:1-17
Ver Romanos 12:1; 2 Pedro 1:4. Nos dez mandamentos, Deus estabeleceu as leis de Seu reino. Qualquer violação das leis da natureza é uma violação da lei de Deus.
- 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1 4 pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. 2 Pedro 1:4
O Senhor deu Seus santos mandamentos para serem uma parede de proteção ao redor de Seus seres criados, e aqueles que se preservam da contaminação do apetite e da paixão podem tornar-se participantes da natureza divina. Suas percepções serão claras. Saberão como preservar a saúde de todos os docentes, de modo que sejam apresentados a Deus em serviço. O Senhor pode usá-los: porque eles entendem as palavras do grande apóstolo: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso razoável serviço ”( Manuscrito 153, 1899 ).
Saúde na obediência à lei de Deus
Êxodo 20:3-17
Ver Provérbios 4:20-22. O amor de Jesus na alma banirá todo ódio, egoísmo e inveja; pois a lei do Senhor é perfeita, convertendo a alma. Há saúde na obediência à lei de Deus. As afeições dos obedientes são atraídas por Deus. Olhando para o Senhor Jesus, podemos encorajar e servir uns aos outros. O amor de Cristo é derramado em nossas almas, e não há dissensão e contenda entre nós ( Manuscrito 152, 1901 ).
Nenhum outro professou guardar os mandamentos
Êxodo 20:3-17
A antiga igreja judaica era o povo altamente favorecido de Deus, trazido do Egito e reconhecido como Seu próprio tesouro peculiar. As muitas, muito grandes e preciosas promessas feitas a eles como um povo, eram a esperança e a confiança da igreja judaica. Nisso eles confiaram e acreditaram que sua salvação era certa. Nenhum outro povo professou ser governado pelos mandamentos de Deus ( Redenção ou o primeiro advento de Cristo com sua vida e ministério, 35 ).
Segundo mandamento e gravuras
Êxodo 20:4-6
Algumas fotos condenadas, alegando que são proibidas pelo segundo mandamento e que tudo desse tipo deve ser destruído. ... O segundo mandamento proíbe a adoração de imagens; mas o próprio Deus empregou figuras e símbolos para representar a Seus profetas lições que Ele gostaria que eles dessem ao povo, e que assim poderiam ser mais bem compreendidos do que se dados de qualquer outra forma. Ele apelou ao entendimento através do sentido da visão. A história profética foi apresentada a Daniel e João em símbolos, e estes deveriam ser representados claramente em tabelas, para que aquele que lesse pudesse compreender ( Esboços Históricos das Missões Estrangeiras dos Adventistas do Sétimo Dia, 212 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 20:3-11
Os primeiros quatro dos Dez Mandamentos, frequentemente chamados de "A Primeira Tábua", falam de nosso dever para com Deus. Era adequado que estes mandamentos fossem colocados primeiramente porque o homem tem um criador para reverenciar, antes mesmo de ter um "próximo" para amar. Não se pode esperar que aquele que é falso para com o seu Deus seja veraz para com o seu irmão.
O primeiro mandamento refere-se ao objeto de adoração, Jeová, e somente a Ele. Aqui se proíbe a adoração a criaturas; porém, o mandamento vai muito mais além. Aqui se prole amar, desejar, deleitar-se ou esperar algo que tenha natureza pecaminosa.
Transgride este mandamento tudo aquilo que não seja amor, gratidão, reverência ou a adoração perfeita. "Tudo o que fizerdes, fazei-o para a glória de Deus".
O segundo mandamento refere-se à adoração que devemos render ao nosso Deus. Proíbe-se fazer imagens ou retratos da divindade em qualquer forma, ou para qualquer que seja o propósito; proíbe-se o ato de adorar a qualquer criatura, imagem ou quadro; porém, o alcance espiritual deste mandamento vai muito mais além. Aqui se prole todo tipo de superstição e o emprego de invenções puramente humanas para a adoração a Deus.
O terceiro mandamento refere-se à maneira de adorar, que seja com toda a reverência e seriedade possível. Os votos falsos são proibidos. Toda alusão leviana a Deus e toda maldição profana é uma horrível transgressão deste mandamento. Não importa se palavras com ou sem sentido são utilizadas. Todo gracejo profano com a Palavra de Deus ou com as coisas sagradas e todas as coisas semelhantes violam este mandamento, e não há proveito, honra nem prazer nelas. O Senhor não terá como inocente aqueles que tomam o seu nome em vão.
A forma do quarto mandamento, "lembra-te", demonstra que aqui não é a primeira vez que se dá esta ordenação, mas que esta já era dantes conhecida pelo povo. Um dia em cada sete deveria ser santificado. Durante seis dias dedicar-se-iam aos assuntos mundanos; porém, não como para descuidarem-se do serviço a Deus e do cuidado de suas almas. Nestes dias, deveriam fazer todo o seu trabalho, sem deixar algo por fazer no dia de repouso, Cristo permitiu os trabalhos inevitáveis e as obras de caridade e piedade, pois o dia de repouso foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do dia de repouso (Marcos 2:27). Porém, para Israel foram proibidos todos os trabalhos supérfluos, vaidosos, ou para agradar a si mesmos, de qualquer forma, comerciar, pagar salários, acertar contas, escrever cartas de negócios, estudos seculares visitas supérfluas, viagens ou conversações levianas não guardavam para o Senhor este dia como "santo". A preguiça e a indolência podem ser um repouso carnal; porém, não santo.
O dia de repouso para o Senhor deveria ser um período de descanso do trabalho secular, para repousar no serviço de Deus. As vantagens da devida observância deste dia santo, ainda que visassem somente a saúde e a felicidade da humanidade, mais o tempo que outorga para o cuidado da alma, mostram a excelência deste mandamento. O dia é abençoado; os homens são abençoados por ele e nele. A bênção e a ordem de guardá-lo como santo não se limitam a um "sétimo" dia, mas referem-se a um dia "de repouso".
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 100

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 57
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Mas o povo, vendo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhe disse: Levanta-te, faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu. 8 depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito. 23 Pois eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu. Êxodo 32:1,8,23 17 Não farás para ti deuses de fundição. Êxodo 34:17 4 Não vos volteis para os ídolos, nem façais para vós deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 19:4 1 Não fareis para vós ídolos, nem para vós levantareis imagem esculpida, nem coluna, nem poreis na vossa terra pedra com figuras, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 26:1 15 Guardai, pois, com diligência as vossas almas, porque não vistes forma alguma no dia em que o Senhor vosso Deus, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; 16 para que não vos corrompais, fazendo para vós alguma imagem esculpida, na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou de mulher; 17 ou semelhança de qualquer animal que há na terra, ou de qualquer ave que voa pelo céu; 18 ou semelhança de qualquer animal que se arrasta sobre a terra, ou de qualquer peixe que há nas águas debaixo da terra; 19 e para que não suceda que, levantando os olhos para o céu, e vendo o sol, a lua e as estrelas, todo esse exército do céu, sejais levados a vos inclinardes perante eles, prestando culto a essas coisas que o Senhor vosso Deus repartiu a todos os povos debaixo de todo o céu. 23 Guardai-vos de que vos esqueçais do pacto do Senhor vosso Deus, que ele fez convosco, e não façais para vós nenhuma imagem esculpida, semelhança de alguma coisa que o Senhor vosso Deus vos proibiu. 24 Porque o Senhor vosso Deus é um fogo consumidor, um Deus zeloso. 25 Quando, pois, tiverdes filhos, e filhos de filhos, e envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, fazendo alguma imagem esculpida, semelhança de alguma coisa, e praticando o que é mau aos olhos do Senhor vosso Deus, para o provocar a ira, - Deuteronômio 4:15-19,23-25 8 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; Deuteronômio 5:8 15 Maldito o homem que fizer imagem esculpida, ou fundida, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém. Deuteronômio 27:15 28 Pelo que o rei, tendo tomado conselho, fez doisvado e meio. ouro; e disse ao povo: Basta de subires a Jerusalém; eis aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito. 1 Reis 12:28 7 Também a imagem esculpida do ídolo que tinha feito, ele a colocou na casa de Deus, da qual Deus tinha dito a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa, e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei eu o meu nome para sempre; 2 Crônicas 33:7 7 Confundidos são todos os que servem imagens esculpidas, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele, todos os deuses. Salmos 97:7 4 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem. 5 Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; 6 têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; 7 têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. 8 Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam. Salmos 115:4-8 15 Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens; 16 têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; 17 têm ouvidos, mas não ouvem; nem há sopro algum na sua boca. 18 Semelhantemente a eles se tornarão os que os fazem, e todos os que neles confiam. Salmos 135:15-18 18 A quem, pois, podeis assemelhar a Deus? ou que figura podeis comparar a ele? 19 Quanto ao ídolo, o artífice o funde, e o ourives o cobre de ouro, e forja cadeias de prata para ele. 20 O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não apodrece; procura para si um artífice perito, para gravar uma imagem que não se pode mover. Isaías 40:18-20 8 Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas. 17 Tornados para trás e cobertos de vergonha serão os que confiam em imagens esculpidas, que dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses. Isaías 42:8,17 9 Todos os artífices de imagens esculpidas são nada; e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos. 10 Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? 11 Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos; e os artífices são apenas homens; ajuntem-se todos, e se apresentem; assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos. 12 O ferreiro faz o machado, e trabalha nas brasas, e o forja com martelos, e o forja com o seu forte braço; ademais ele tem fome, e a sua força falta; não bebe água, e desfalece. 13 O carpinteiro estende a régua sobre um pau, e com lápis esboça um deus; dá-lhe forma com o cepilho; torna a esboçá-lo com o compasso; finalmente dá-lhe forma à semelhança dum homem, segundo a beleza dum homem, para habitar numa casa. 14 Um homem corta para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta uma faia, e a chuva a faz crescer. 15 Então ela serve ao homem para queimar: da madeira toma uma parte e com isso se aquenta; acende um fogo e assa o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura, e se ajoelha diante dela. 16 Ele queima a metade no fogo, e com isso prepara a carne para comer; faz um assado, e dele se farta; também se aquenta, e diz: Ah! já me aquentei, já vi o fogo. 17 Então do resto faz para si um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se, e lhe dirige a sua súplica dizendo: Livra-me porquanto tu és o meu deus. 18 Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam. 19 E nenhum deles reflete; e não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e assei pão sobre as suas brasas; fiz um assado e dele comi; e faria eu do resto uma abominação? ajoelhar-me-ei ao que saiu duma árvore? 20 Apascenta-se de cinza. O seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita? Isaías 44:9-20 16 Envergonhar-se-ão, e também se confundirão todos; cairão juntos em ignomínia os que fabricam ídolos. Isaías 45:16 5 A quem me assemelhareis, e com quem me igualareis e me comparareis, para que sejamos semelhantes? 6 Os que prodigalizam o ouro da bolsa, e pesam a prata nas balanças, assalariam o ourives, e ele faz um deus; e diante dele se prostram e adora, 7 Eles o tomam sobre os ombros, o levam, e o colocam no seu lugar, e ali permanece; do seu lugar não se pode mover; e, se recorrem a ele, resposta nenhuma dá, nem livra alguém da sua tribulação. 8 Lembrai-vos, disto, e considerai; trazei-o à memória, ó transgressores. Isaías 46:5-8 3 pois os costumes dos povos são vaidade; corta-se do bosque um madeiro e se lavra com machado pelas mãos do artífice. 4 Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. 5 São como o espantalho num pepinal, e não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer o mal, nem tampouco têm poder de fazer o bem. 8 Mas eles todos são embrutecidos e loucos; a instrução dos ídolos é como o madeiro. 9 Trazem de Társis prata em chapas, e ouro de Ufaz, trabalho do artífice, e das mãos do fundidor; seus vestidos são de azul e púrpura; obra de peritos são todos eles. 14 Todo homem se embruteceu e não tem conhecimento; da sua imagem esculpida envergonha-se todo fundidor; pois as suas imagens fundidas são falsas, e nelas não há fôlego. 15 Vaidade são, obra de enganos; no tempo da sua visitação virão a perecer. 16 Não é semelhante a estes aquele que é a porção de Jacó; porque ele é o que forma todas as coisas, e Israel é a tribo da sua herança. Senhor dos exércitos é o seu nome. Jeremias 10:3-5,8,9,14-16 10 Entrei, pois, e olhei: E eis que toda a forma de répteis, e de animais abomináveis, e todos os ídolos da casa de Israel, estavam pintados na parede em todo o redor. Ezequiel 8:10 29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida pela arte e imaginação do homem. Atos 17:29 26 e estais vendo e ouvindo que não é só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desviado muita gente, dizendo não serem deuses os que são feitos por mãos humanas. 27 E não somente há perigo de que esta nossa profissão caia em descrédito, mas também que o templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo mesmo a ser destituída da sua majestade aquela a quem toda a Ásia e o mundo adoram. 28 Ao ouvirem isso, encheram-se de ira, e clamavam, dizendo: Grande é a Diana dos efésios! 29 A cidade encheu-se de confusão, e todos à uma correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem. 30 Querendo Paulo apresentar-se ao povo, os discípulos não lho permitiram. 31 Também alguns dos asiarcas, sendo amigos dele, mandaram rogar-lhe que não se arriscasse a ir ao teatro. 32 Uns, pois, gritavam de um modo, outros de outro; porque a assembléia estava em confusão, e a maior parte deles nem sabia por que causa se tinham ajuntado. 33 Então tiraram dentre a turba a Alexandre, a quem os judeus impeliram para a frente; e Alexandre, acenando com a mão, queria apresentar uma defesa ao povo. 34 Mas quando perceberam que ele era judeu, todos a uma voz gritaram por quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios! 35 Havendo o escrivão conseguido apaziguar a turba, disse: Varões efésios, que homem há que não saiba que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana, e da imagem que caiu de Júpiter? Atos 19:26-35 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Romanos 1:23 20 Os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras das suas mãos, para deixarem de adorar aos demônios, e aos ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar. Apocalipse 9:20 14 e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. 15 Foi-lhe concedido também dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. Apocalipse 13:14,15 9 Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, 10 também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. 11 A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome. Apocalipse 14:9-11 2 Então foi o primeiro e derramou a sua taça sobre a terra; e apareceu uma chaga ruim e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem. Apocalipse 16:2
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
