Comentário Bíblico
Adventista
Tropeço - (cba)
1 Samuel 25:31
Do heb. pugah. A palavra é usada de forma figurada para designar escrúpulos da consciência. Abigail suplicou que Davi se portasse de forma que, depois de se tornar rei, poderia agradecer a Deus ter enviado um poder para detê-lo nos momentos de desespero e autopiedade pela ingratidão dos outros a ele. Afinal, ela era obrigada a suportar aquele homem rude, independente, rancoroso e ciumento por muito mais tempo do que Davi.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Um contraste de caracteres
1 Samuel 25:18-31
No caráter de Abigail, esposa de Nabal, temos uma ilustração de feminilidade segundo a ordem de Cristo; enquanto seu marido ilustra o que pode se tornar um homem que se entrega ao controle de Satanás ( Manuscrito 17, 1891 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 25:18-31
Abigail expiou através de um presente a negativa de Nabal ao pedido de Davi. A conduta dela foi muito submissa. A submissão apazigua grandes ofensas. Ela se coloca no lugar de um penitente, e de alguém que roga. Não podia escusar a conduta de seu marido. Ela não depende de seus argumentos, mas da graça de Deus, para que consiga abrandar Davi, e espera que a graça opere poderosamente. Disse-lhe que estava muito abaixo do nível dele vingarse de um inimigo tão frágil como Nabal, que do mesmo modo que não lhe faria bem algum, tampouco seria capaz de fazer-lhe algum mal.
Abigail predisse o final glorioso dos problemas que Davi enfrentava: "Deus preservará a tua vida; portanto, não te convém tirar a vida de alguém, injusta e desnecessariamente, especialmente de alguém que faça parte do povo do teu Deus e Salvador". Abigail guardou este argumento para o final, por ser poderoso perante um homem tão bom; pois ainda que ceda pouco à sua paixão, contribuirá mais para a paz e a tranquilidade de sua própria consciência.
Muitos já fizeram no ardor de sua ira coisas que desejariam mil vezes desfazer. A doçura da vingança torna-se imediatamente amarga. Quando somos tentados a pecar, devemos considerar como o veremos quando analisarmos a nossa situação posterior.
|
- Análise em Cadeia 12 e digas: Como detestei a disciplina! e desprezou o meu coração a repreensão! 13 e não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos que me instruíam inclinei o meu ouvido! Provérbios 5:12,13 21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmão tropece. Romanos 14:21 12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que em santidade e sinceridade de Deus, não em sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e mormente em relação a vós. 2 Coríntios 1:12 33 E bendito seja o teu conselho, e bendita sejas tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão! 1 Samuel 25:33 15 Seja, pois, o Senhor juiz, e julgue entre mim e ti; e veja, e advogue a minha causa, e me livre da tua mão. 1 Samuel 24:15 23 O Senhor, porém, pague a cada um a sua justiça e a sua lealdade; pois o Senhor te entregou hoje na minha mão, mas eu não quis estender a mão contra o ungido do Senhor. 1 Samuel 26:23 48 o Deus que me deu vingança, e sujeitou povos debaixo de mim, 2 Samuel 22:48 1 Ó Senhor, Deus da vingança, ó Deus da vingança, resplandece! Salmos 94:1 19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Romanos 12:19 40 Vindo, pois, os servos de Davi a Abigail, no Carmelo, lhe falaram, dizendo: Davi nos mandou a ti, para te tomarmos por sua mulher. 1 Samuel 25:40 14 Mas lembra-te de mim, quando te for bem; usa, peço-te, de compaixão para comigo e faze menção de mim a Faraó e tira-me desta casa; Gênesis 40:14 42 Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. Lucas 23:42 30 Quando o Senhor tiver feito para com o meu senhor conforme todo o bem que já tem dito de ti, e te houver estabelecido por príncipe sobre Israel, 1 Samuel 25:30