Comentário Bíblico
Adventista
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O lucro era o Deus de Nabal
1 Samuel 25:10-11
Ver Lucas 12:16-21. Nabal não se importava em gastar uma quantidade extravagante de sua riqueza para satisfazer-se e glorificar a si mesmo; mas parecia um sacrifício muito doloroso para ele fazer para conceder uma compensação que ele nunca teria perdido, àqueles que haviam sido como um muro para seus rebanhos e manadas. Nabal era como o rico da parábola.Ele tinha apenas um pensamento: usar os dons misericordiosos de Deus para satisfazer seus apetites animais egoístas. Ele não tinha nenhum pensamento de gratidão ao Doador. Ele não era rico para com Deus; pois o tesouro eterno não tinha atração para ele. O luxo presente, o ganho presente, era o único pensamento absorvente de sua vida. Este era o seu deus ( The Signs of the Times, 26 de outubro de 1888 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 25:2-11
Não saberíamos nada sobre Nabal se nada também tivesse acontecido entre ele e Davi, o nome Nabal significa "néscio". As riquezas fazem com que os homens se vejam grandes perante os olhos do mundo; porém, para quem vê corretamente, Nabal era muito baixo. Não tinha nem honra e nem honestidade; era vulgar, de mau temperamento e irritável; mau em seus feitos, duro e opressor; homem a quem não importava que fraude ou violência utilizava para ganhar e entesourar. Que pouca razão temos para anelar a riqueza deste mundo, quando um vulgar como Nabal tem abundância, e homens tão bons como Davi sofrem necessidades!
Davi colocou como argumento os bondosos serviços dispensados aos pastores de Nabal. Quando se leva em consideração que os homens de Davi estavam em angústia e endividados, inquietos e com escassez de provisões, foi a boa administração de Davi que os impediu de saquear. Nabal deixou-se levar por suas paixões, como os homens cobiçosos tendem a fazer, quando algo lhe foi pedido, ao pensar, assim, cobrir um pecado com outro. Estes são os que, ao maltratar o pobre, escusam-se para não socorrê-los. Porém, Deus não pode ser nem escarnecido e nem enganado. Que isso nos ajude a suportar as reprovações e os malentendidos com paciência e bom ânimo, e nos faça flexíveis; esta tem sido frequentemente a sorte dos excelentes da terra.
Nabal insiste muito na propriedade das provisões de sua mesa. Não pode fazer do que é seu o que lhe apraz? Erramos ao pensar que somos senhores absolutos do que temos, e que podemos fazer o que quisermos com o que temos. Não, não somos coisa alguma além de mordomos, e devemos utilizar os nossos recursos da maneira que nos é ordenada, a fim de nos recordarmos que nada é nosso, mas daquEle que nos confiou os seus bens.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 3 Chamava-se o homem Nabal, e sua mulher chamava-se Abigail; era a mulher sensata e formosa; o homem porém, era duro, e maligno nas suas ações; e era da casa de Calebe. 1 Samuel 25:3 13 Como diz o provérbio dos antigos: Dos ímpios procede a impiedade. A minha mão, porém, não será contra ti. 1 Samuel 24:13 17 e digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão me adquiriram estas riquezas. Deuteronômio 8:17 6 Mas os príncipes de Sucote responderam: Já estão em teu poder as mãos de Zebá e Zalmuna, para que demos pão ao teu exército? Juízes 8:6 17 ou se tenho comido sozinho o meu bocado, e não tem comido dele o órfão também Jó 31:17 7 Os olhos deles estão inchados de gordura; trasbordam as fantasias do seu coração. 8 Motejam e falam maliciosamente; falam arrogantemente da opressão. Salmos 73:7,8 9 sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração; 1 Pedro 4:9 1 Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. 2 Reparte com sete, e ainda até com oito; porque não sabes que mal haverá sobre a terra. Eclesiastes 11:1,2 10 Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principamente aos domésticos da fé. Gálatas 6:10 14 um dentre os mancebos, porém, o anunciou a Abigail, mulher de Nabal, dizendo: Eis que Davi enviou mensageiros desde o deserto a saudar o nosso amo; e ele os destratou. 15 Todavia, aqueles homens têm-nos sido muito bons, e nunca fomos agravados deles, e nada nos desapareceu por todo o tempo em que convivemos com eles quando estávamos no campo. 1 Samuel 25:14,15 29 Sabemos que Deus falou a Moisés; mas quanto a este, não sabemos donde é. 30 Respondeu-lhes o homem: Nisto, pois, está a maravilha: não sabeis donde ele é, e entretanto ele me abriu os olhos; João 9:29,30 9 como desconhecidos, porém bem conhecidos; como quem morre, e eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; 2 Coríntios 6:9 6 Mas os príncipes de Sucote responderam: Já estão em teu poder as mãos de Zebá e Zalmuna, para que demos pão ao teu exército? 15 Então veio aos homens de Sucote, e disse: Eis aqui Zebá e Zalmuna, a respeito dos quais me escarnecestes, dizendo: Porventura já estão em teu poder as mãos de Zebá e Zalmuna, para que demos pão aos teus homens fatigados? Juízes 8:6,15