Comentário Bíblico
Adventista
Ouvi a tua petição - (cba)
1 Samuel 25:35
A aceitação imediata da repreensão é digna de elogios. Davi acostumou-se a testemunhar atuações misteriosas da Providência, e reconheceu a mão de Deus naquilo que acontecia. Agradeceu ao Senhor por desencadear os eventos que culminaram em seu encontro com Abigail no lugar certo e na hora certa, e pelo encorajamento de uma alma tão espiritual como a daquela mulher.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 25:32-39
Davi dá graças a Deus por enviar-lhe esta feliz interferência, em um caminho pecaminoso que ele como homem escolhera. Seja quem for que sair ao nosso encontro com um conselho, com uma orientação, com um consolo, com uma advertência ou reprovação oportuna, devemos reconhecer que esta pessoa foi enviada por Deus. Estejamos muito agradecidos por estas felizes providências, que são meios de impedir-nos a pecar. A maioria pensa muito se tomará a reprovação com paciência; porém, poucos a tomam com gratidão, elogiam os que a trouxeram, e aceitam-na como um favor. Quanto mais próximos estejamos de cometer algum pecado, maior é a misericórdia contida em uma chamada oportuna de atenção. o engano do pecado é tão grande, que os pecadores costumam sentir-se muito seguros quando estão em maior perigo.
Nabal estava muito embriagado, sinal de que era um néscio, que não podia desfrutar de algo sem cometer abusos; não seria capaz de mostrar-se afável com os seus amigos sem transformar-se em um animal. Não há um sinal mais evidente de que um homem tem pouca sabedoria, nem forma mais segura de destruir o pouco que se tenha, do que bebendo em excesso. O seu coração, que à noite estava alegre com o vinho, na manhã seguinte estava pesado como pedra; os prazeres carnais são tão enganosos que o riso do néscio passa rapidamente; o final deste alvoroço é a angústia. os ébrios entristecem-se quando pensam em sua própria condição néscia.
Passados quase dez dias, feriu o Senhor a Nabal, e este morreu. Davi bendisse a Deus por ter-lhe impedido de matá-lo. A tristeza do mundo, o orgulho envergonhado, e a consciência aterrada colocam fim ao gozo do que anda em luxúria, e apartam o cobiçoso de sua riqueza; porém, qualquer que seja a arma utilizada, o Senhor golpeia os homens com a morte, quando em sua sabedoria decide que a hora é chegada.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 42 E disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, porquanto nós temos jurado ambos em nome do Senhor, dizendo: O Senhor seja entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua descendência perpetuamente. 1 Samuel 20:42 9 Então lhe disse o rei: Vai em paz. Levantou-se, pois, e foi para Hebrom. 2 Samuel 15:9 19 Eliseu lhe disse: Vai em paz. 2 Reis 5:19 50 Jesus, porém, disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz. Lucas 7:50 48 Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz. Lucas 8:48 21 Disse-lhe: Quanto a isso também te hei atendido, para não subverter a cidade de que acabas de falar. Gênesis 19:21 19 que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima o rico mais do que o pobre; porque todos são obra de suas mãos? Jó 34:19