Comentário Bíblico
Adventista
Davi, teu filho - (cba)
1 Samuel 25:8
Davi assumiu este título em respeito a alguém mais velho do que ele. Viajantes modernos que passam pela região observam que as maneiras e os costumes do presente são quase idênticos aos da época de Davi.
Embora fosse um foragido de Saul, Davi agira como protetor de seu povo dos ataques predatórios no deserto. Preservara os rebanhos de Nabal sem qualquer custo para o proprietário. Normalmente, os donos de ovelhas ficariam felizes em recompensar aqueles que impediram perdas. O pedido de Davi por provisões era legítimo e estava em harmonia com os costumes da época.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 25:2-11
Não saberíamos nada sobre Nabal se nada também tivesse acontecido entre ele e Davi, o nome Nabal significa "néscio". As riquezas fazem com que os homens se vejam grandes perante os olhos do mundo; porém, para quem vê corretamente, Nabal era muito baixo. Não tinha nem honra e nem honestidade; era vulgar, de mau temperamento e irritável; mau em seus feitos, duro e opressor; homem a quem não importava que fraude ou violência utilizava para ganhar e entesourar. Que pouca razão temos para anelar a riqueza deste mundo, quando um vulgar como Nabal tem abundância, e homens tão bons como Davi sofrem necessidades!
Davi colocou como argumento os bondosos serviços dispensados aos pastores de Nabal. Quando se leva em consideração que os homens de Davi estavam em angústia e endividados, inquietos e com escassez de provisões, foi a boa administração de Davi que os impediu de saquear. Nabal deixou-se levar por suas paixões, como os homens cobiçosos tendem a fazer, quando algo lhe foi pedido, ao pensar, assim, cobrir um pecado com outro. Estes são os que, ao maltratar o pobre, escusam-se para não socorrê-los. Porém, Deus não pode ser nem escarnecido e nem enganado. Que isso nos ajude a suportar as reprovações e os malentendidos com paciência e bom ânimo, e nos faça flexíveis; esta tem sido frequentemente a sorte dos excelentes da terra.
Nabal insiste muito na propriedade das provisões de sua mesa. Não pode fazer do que é seu o que lhe apraz? Erramos ao pensar que somos senhores absolutos do que temos, e que podemos fazer o que quisermos com o que temos. Não, não somos coisa alguma além de mordomos, e devemos utilizar os nossos recursos da maneira que nos é ordenada, a fim de nos recordarmos que nada é nosso, mas daquEle que nos confiou os seus bens.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 10 Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força. 11 Os levitas, pois, fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia é santo; por isso não vos entristeçais. 12 Então todo o povo se foi para comer e beber, e para enviar porções, e para fazer grande regozijo, porque tinha entendido as palavras que lhe foram referidas. Neemias 8:10-12 19 Portanto os judeus das aldeias, que habitam nas cidades não muradas, fazem do dia catorze do mês de adar dia de alegria e de banquetes, e de festas, e dia de mandarem porções escolhidas uns aos outros. Ester 9:19 2 Reparte com sete, e ainda até com oito; porque não sabes que mal haverá sobre a terra. Eclesiastes 11:2 41 Dai, porém, de esmola o que está dentro do copo e do prato, e eis que todas as coisas vos serão limpas. Lucas 11:41 12 Disse também ao que o havia convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem os vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso retribuído. 13 Mas quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos; 14 e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te retribuir; pois retribuído te será na ressurreição dos justos. Lucas 14:12-14 6 Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei, filho meu; torna a deitar-te. 1 Samuel 3:6 11 Olha, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão, pois cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Considera e vê que não há na minha mão nem mal nem transgressão alguma, e que não pequei contra ti, ainda que tu andes à caça da minha vida para ma tirares. 1 Samuel 24:11 Esdras 9:19,22