Comentário Bíblico
Adventista
Faleceu Samuel - (cba)
1 Samuel 25:1
Samuel fez uma contribuição notável quando organizou escolas para os jovens, a fim de que Israel fosse instruído nos grandes princípios da salvação. O plano original de Deus era que os levitas se espalhassem por toda a terra e ensinassem ao povo as coisas espirituais. Todavia, por se verem desempregados, os membros dessa tribo foram forçados a encontrar outro meio de ganhar a vida. O resultado foi que o povo estava rapidamente se tornando pouco melhor que os pagãos a seu redor. Por isso, as escolas dos profetas foram instituídas.
Na sua casa - (cba)
1 Samuel 25:1
A palavra “casa” não deve ser entendida como a residência de Samuel, mas é provável que seja usada, neste contexto, para se referir a um local de sepultamento. Se Samuel fosse enterrado literalmente “na sua casa”, haveria profanação perpétua (Números 19:11-22). O lugar que a tradição acredita corresponder à sepultura de Samuel é uma caverna sobre a qual se construiu uma mesquita, em Nebi Samwil, cidade cerca de oito quilômetros a noroeste de Jerusalém, mas a identificação é incerta.
Deserto de Parã - (cba)
1 Samuel 25:1
Deserto que se estendia do sul de Judá até o Sinai (ver Números 10:12). Parã é, em uma ocasião, igualado com Seir (Deuteronômio 33:2). Seir era a terra dos descendentes de Esaú, no Neguebe, abaixo de Hebrom (ver Gênesis 32:3, etc.). Acredita-se que o deserto de Parã incluía o deserto de Zim, entre Cades-Barneia e a grande Arabá, ou a planície entre o Mar Morto e o Golfo de Ágaba. Como as tribos que habitavam a região tinham natureza predatória, Davi encontraria uma recepção muito fria ao fugir para Parã e, sem dúvida, reconheceu seu erro. Tal recepção, aliada à consciência da inimizade de Saul, seria ainda mais amarga após a morte de Samuel. Isso levou Davi a sentir a necessidade de auxílio definitivo do Céu. Em grande ansiedade, compôs os Salmos 120 e 121 (ver PP, 664).
- 12 Partiram, pois, os filhos de Israel do deserto de Sinai para as suas jornadas; e a nuvem parou ,no deserto de Parã. Números 10:12 2 Disse ele: O Senhor veio do Sinai, e de Seir raiou sobre nós; resplandeceu desde o monte Parã, e veio das miríades de santos; à sua direita havia para eles o fogo da lei. Deuteronômio 33:2 3 Então enviou Jacó mensageiros diante de si a Esaú, seu irmão, à terra de Seir, o território de Edom, Gênesis 32:3
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Relação da juventude e velhice ilustrada
1 Samuel 25:1
A vida de Samuel desde a infância tinha sido uma vida de piedade e devoção. Ele havia sido colocado sob os cuidados de Eli em sua juventude, e a beleza de seu caráter atraía a cálida afeição do velho sacerdote. Ele era gentil, generoso, diligente, obediente e respeitoso. O contraste entre a conduta do jovem Samuel e a dos filhos do sacerdote foi muito marcante, e Eli encontrou descanso, conforto e bênção na presença de seu encarregado. Era uma coisa singular que entre Eli, o principal magistrado da nação, e a criança simples, uma amizade tão calorosa existisse. Samuel era prestativo e afetuoso, e nenhum pai amou seu filho com mais ternura do que Eli esse jovem. À medida que as enfermidades da idade sobrevieram a Eli, ele sentiu mais intensamente o proceder desanimador, imprudente e libertino de seus próprios filhos.
Como é tocante ver jovens e idosos confiando um no outro, os jovens olhando para os idosos em busca de conselho e sabedoria, os idosos olhando para os jovens em busca de ajuda e simpatia. Isto é como deveria ser. Deus deseja que os jovens possuam tais qualificações de caráter que se deleitem na amizade dos velhos, para que possam se unir nos cativantes laços de afeição aos que estão se aproximando das fronteiras da sepultura ( The Signs of the Times, 19 de outubro de 1888 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 25:1
Todo o Israel lamentou a morte de Samuel, e tinha razão para fazer isso. Samuel orava diariamente por eles. Têm o coração endurecido os que não sentem como uma perda pessoal a morte dos que oravam por eles, que ensinaram-lhes o caminho do Senhor e que são capazes de enterrar ministros fiéis sem sentirem compaixão.
- Veja também

Filhas de Deus, Pág. 29

Patriarcas e Profetas, Pág. 663
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 3 Ora, Samuel já havia morrido, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado e em Ramá, que era a sua cidade. E Saul tinha desterrado os necromantes e os adivinhos. 1 Samuel 28:3 11 Os moradores da terra, os cananeus, vendo o pranto na eira de Atade, disseram: Grande pranto é este dos egípcios; pelo que o lugar foi chamado Abel-Mizraim, o qual está além do Jordão. Gênesis 50:11 29 Vendo, pois, toda a congregação que Arão era morto, chorou-o toda a casa de Israel por trinta dias. Números 20:29 8 Os filhos de Israel prantearam a Moisés por trinta dias nas planícies de Moabe; e os dias do pranto no luto por Moisés se cumpriram. Deuteronômio 34:8 2 E uns homens piedosos sepultaram a Estêvão, e fizeram grande pranto sobre ele. Atos 8:2 17 Depois voltava a Ramá, onde estava a sua casa, e ali julgava a Israel; e edificou ali um altar ao Senhor. 1 Samuel 7:17 34 Então Benaías, filho de Jeoiada, subiu e, arremetendo contra Joabe, o matou. E foi sepultado em sua casa, no deserto. 1 Reis 2:34 20 E dormiu Manassés com seus pais, e o sepultaram em sua casa; e Amom, seu filho, reinou em seu lugar. 2 Crônicas 33:20 18 Todos os reis das nações, todos eles, dormem com glória, cada um no seu túmulo. Isaías 14:18 6 e aos horeus no seu monte Seir, até El-Parã, que está junto ao deserto. Gênesis 14:6 21 Ele habitou no deserto de Parã; e sua mãe tomou-lhe uma mulher da terra do Egito. Gênesis 21:21 12 Partiram, pois, os filhos de Israel do deserto de Sinai para as suas jornadas; e a nuvem parou ,no deserto de Parã. Números 10:12 16 Mas depois o povo partiu de Hazerote, e acampou-se no deserto de Parã. Números 12:16 3 Moisés, pois, enviou-os do deserto de Parã, segundo a ordem do Senhor; eram todos eles homens principais dentre os filhos de Israel. 26 E, chegando, apresentaram-se a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel, no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. Números 13:3,26 5 Ai de mim, que peregrino em Meseque, e habito entre as tendas de Quedar! Salmos 120:5 18 E Manassés dormiu com seus pais, e foi sepultado no jardim da sua casa, no jardim de Uzá. E Amom, seu filho, reinou em seu lugar. 2 Reis 21:18