Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Números 12:10-16
A nuvem afastou-se, e Miriã tornou-se leprosa. Quando Deus se distancia, chega o mal: jamais espere que o bem chegue quando Deus estiver ausente. A murmuração de Miriã, como já foi dito pelo bispo Hall, foi castigada justamente, através da lepra em seu rosto.
Arão, como sacerdote, era o juiz da lepra. Ele não era capaz de declará-la leprosa sem que tremesse, ciente que ele mesmo era igualmente culpável. Porém, se Miriã foi deste modo castigada, por falar contra Moisés, o que será dos que pecarem contra Cristo? Arão, que se uniu à sua irmã para falar contra Moisés, vê-se forçado, por si e por ela, a suplicar humildemente àquele a quem recentemente haviam acusado de ser culpado. Os que pisoteiam os santos servos de Deus, um dia se alegrarão por estarem sob o seu séquito. É bom quando a repreensão produz a confissão do pecado e o arrependimento. Tais ofensores, ainda que derrotados e desonrados, serão perdoados.
Moisés tornou evidente que ele perdoava a injúria que lhe fora infligida. Devemos ter a nossa vida em conformidade com esta atitude de Moisés e de nosso Salvador que disse: "Pai, perdoa-lhes".
Foi dada uma razão para o afastamento de Miriã do acampamento pelo período de sete dias, porque, desta maneira, ela deveria aceitar o castigo que recebeu por causa de seu pecado. Quando alguém está sob o sinal do desagrado de Deus, por causa da transgressão, deve aceitar a vergonha. Este foi um obstáculo ao avanço do povo em sua marcha para Canaã. Muitas coisas opõem-se contra nós; porém, nada nos atrapalha tanto na caminhada ao céu como o pecado.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 35 De Quibrote-Hataavá partiu o povo para Hazerote; e demorou-se em Hazerote. Números 11:35 18 Partiram de Hazerote, e acamparam-se em Ritma. Números 33:18 12 Partiram, pois, os filhos de Israel do deserto de Sinai para as suas jornadas; e a nuvem parou ,no deserto de Parã. Números 10:12 3 Moisés, pois, enviou-os do deserto de Parã, segundo a ordem do Senhor; eram todos eles homens principais dentre os filhos de Israel. 26 E, chegando, apresentaram-se a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel, no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. Números 13:3,26 21 Ele habitou no deserto de Parã; e sua mãe tomou-lhe uma mulher da terra do Egito. Gênesis 21:21 1 Ora, faleceu Samuel; e todo o Israel se ajuntou e o pranteou; e o sepultaram na sua casa, em Ramá. E Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã. 1 Samuel 25:1 3 Deus veio de Temã, e do monte Parã o Santo. [Selá]. A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor. Habacuque 3:3