Comentário Bíblico
Adventista
Quando vieres - (cba)
Lucas 23:42
Literalmente, “sempre que vieres” ou “sempre que puderes vir”. O ladrão arrependido aceitou Jesus como Messias e Salvador, aquele que deveria reinar sobre o trono de Davi e restaurar todas as coisas (ver com. de Mateus 1:1; Lucas 19:10).
- 1 Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Mateus 1:1 10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19:10
No Teu reino - (cba)
Lucas 23:42
Literalmente, “em Teu reino”. O conceito do ladrão arrependido a respeito do reino de Cristo provavelmente era o mesmo de seus compatriotas (ver com. de Lucas 4:19). Não há indícios de que ele tivesse um conceito mais esclarecido sobre o “reino” do que os discípulos (ver com. de Mateus 18:1; Mateus 20:21). Não há base para se supor que o ladrão compreendesse plenamente os ensinos de Jesus a este respeito. No entanto, suas palavras sugerem a crença clara na ressurreição dos justos (ver Atos 24:15). Talvez sua ideia de ressurreição não fosse tão diferente da de Marta (ver com. de João 11:24). Mesmo os fariseus criam na ressurreição (Atos 23:8).
- 19 e para proclamar o ano aceitável do Senhor. Lucas 4:19 1 Naquela hora chegaram-se a Jesus os discípulos e perguntaram: Quem é o maior no reino dos céus? Mateus 18:1 21 Perguntou-lhe Jesus: Que queres? Ela lhe respondeu: Concede que estes meus dois filhos se sentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. Mateus 20:21 15 tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos. Atos 24:15 24 Disse-lhe Marta: Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. João 11:24 8 Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa. Atos 23:8
Por mais imperfeito que fosse o entendimento do ladrão sobre a natureza do reino de Cristo e da ressurreição, a resposta de Jesus deve ser compreendida com base em Seus próprios ensinos acerca dessas questões (sobre os ensinos dEle acerca do assunto, ver com. de Mateus 4:17; Mateus 25:31). Jesus deixou claro que Seu “reino não é deste mundo” (João 18:36) e que o reino da glória só será estabelecido quando Ele voltar pessoalmente à Terra (ver com. de Mateus 24:3).
- 17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 4:17 31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; Mateus 25:31 36 Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entretanto o meu reino não é daqui. João 18:36 3 E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo. Mateus 24:3
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Salvação nas últimas horas da vida
Lucas 23:40-43
Alguns entre os remidos terão agarrado a Cristo nas últimas horas da vida, e no céu serão dadas instruções aos que, ao morrer, não compreenderam perfeitamente o plano da salvação. Cristo conduzirá os remidos à beira do rio da vida, e abrirá para eles aquilo que, enquanto estavam nesta terra, eles não podiam compreender ( Carta 203, 1905 ).
O pecador moribundo estabelece apego ao Salvador moribundo
Lucas 23:42-43
Para o fim de Sua obra, Cristo é um perdoador de pecados. Na mais profunda meia-noite, quando a estrela de Belém estava prestes a cair no esquecimento, eis que brilha em meio às trevas morais com claridade distinta a fé de um pecador moribundo quando se apega a um Salvador moribundo.
Tal fé pode ser representada pelos obreiros da décima primeira hora, que recebem tanta recompensa quanto aqueles que trabalharam por muitas horas. O ladrão pediu com fé, em penitência, em contrição. Ele pediu com sinceridade, como se percebesse plenamente que Jesus poderia salvá-lo se quisesse. E a esperança em sua voz foi misturada com angústia quando ele percebeu que se não o fizesse, ele estaria perdido, eternamente perdido. Ele lançou sua alma e corpo indefesos e moribundos sobre Jesus Cristo ( Manuscrito 52, 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 23:32-43
Assim que Cristo foi pregado na cruz, orou por aqueles que o crucificaram. Ele morreu para comprar para nós, e alcançar para nós algo muito grande, que é o perdão dos pecados. Por esta razão orou.
Ele foi crucificado entre dois ladrões; nestes são mostrados os diferentes efeitos que a cruz de Cristo tem sobre os filhos dos homens, por meio da pregação do Evangelho. Um dos malfeitores endureceu-se até o final. Nenhuma aflição é capaz de transformar por si só um coração endurecido. Um dos malfeitores abrandou-se: foi retirado da fogueira como um tição, e transformou-se em um monumento da misericórdia divina. Este fato não deve estimular ninguém a postergar o arrependimento até o seu leito de morte, ou esperar encontrar misericórdia apenas nesta ocasião. Certo é que jamais é tarde para o verdadeiro arrependimento, porém tão certo como tal é que o arrependimento tardio raramente é verdadeiro. Ninguém pode ter a certeza de que terá tempo para arrepender-se por ocasião de sua morte; porém, ninguém pode ter a segurança de ter as mesmas vantagens que este ladrão penitente teve.
Veremos que se trata de um caso único, se observarmos os efeitos nada comuns da graça de Deus neste homem. Ele repreendeu ao outro por rir-se de Cristo. Reconheceu que mereciam o que estavam sofrendo. Creu que Jesus estava sofrendo injustamente. observe a sua fé nesta oração. Era como se Cristo estivesse naquele momento imerso nas profundezas de uma desgraça, sofrendo como um enganador, não podendo ser livrado por seu Pai. O malfeitor arrependido fez esta profissão antes que fossem mostrados os prodígios que deram honra aos sofrimentos de Cristo, e que trouxeram o assombro ao centurião. Creu em uma vida vindoura, e desejou ser feliz nela; não como o outro ladrão, que somente queria ser salvo da cruz. observemos a sua humildade nesta oração. Tudo o que pede é: "Senhor, lembra-te de mim", deixando inteiramente a critério da vontade de Jesus o modo como se lembraria dEle. Assim foi humilhado no verdadeiro arrependimento, e deu todos os frutos do arrependimento que permitiram as suas circunstâncias.
Cristo, mesmo na cruz, dá um exemplo do Cristo assentado no trono. Mesmo estando em meio à maior luta e agonia, teve piedade de um pobre penitente. Por este ato de graça, temos de compreender que Jesus Cristo morreu para abrir o céu a todos os crentes penitentes e obedientes. Este é um caso único nas Escrituras; deve nos ensinar a não nos desesperarmos por coisa alguma, e que ninguém deveria se desesperar; porém, para que não seja cometido nenhum abuso, coloca-se em contraste com o estado espantoso do outro ladrão que endureceu-se na incredulidade, mesmo tendo o Salvador crucificado tão perto de si. Podemos ter a certeza de que, em geral, os homens morrem da mesma maneira como vivem.
- Veja também

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 250

Refletindo a Cristo, Pág. 26

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 324

Vidas Que Falam, Pág. 328

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 750
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 13 Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, o pecador! Lucas 18:13 4 Lembra-te de mim, Senhor, quando mostrares favor ao teu povo; visita-me com a tua salvação, 5 para que eu veja a prosperidade dos teus escolhidos, para que me alegre com a alegria da tua nação, e me glorie juntamente com a tua herança. Salmos 106:4,5 28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu! João 20:28 31 Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Atos 16:31 21 testificando, tanto a judeus como a gregos, o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus. Atos 20:21 9 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; 10 pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11 Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. 12 Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14 Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? Romanos 10:9-14 10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 11 E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. 1 Coríntios 6:10,11 6 Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. 7 E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, 1 Pedro 2:6,7 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. 11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna. 1 João 5:1,11-13 8 E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus; Lucas 12:8 49 Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel. João 1:49 9 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; 10 pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Romanos 10:9,10 26 Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? Lucas 24:26 6 Eu tenho estabelecido o meu Rei sobre Sião, meu santo monte. Salmos 2:6 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. 7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso. Isaías 9:6,7 10 Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si. 12 Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu. Isaías 53:10-12 13 Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e foi apresentado diante dele. 14 E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Daniel 7:13,14 11 indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. 1 Pedro 1:11
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Seminário: Imortalidade da Alma - Leandro Quadros - Zacarias 12:1 Lucas 23:42,43 Apocalipse 6:9, 10
- Veja também

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 250

Refletindo a Cristo, Pág. 26

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 324

Vidas Que Falam, Pág. 328

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 750