Comentário Bíblico
Adventista
Não tinha concordado - (cba)
Lucas 23:51
José e Nicodemos não foram convocados para a sessão do Sinédrio em que Jesus foi julgado e condenado por blasfêmia (DTN, 539, 699).
A omissão foi deliberada - (cba)
Lucas 23:51
O voto para condenar Jesus foi unânime (ver com. de Marcos 14:64). Caso estes dois homens justos estivessem presentes, certamente teriam levantado a voz em protesto, como haviam feito em ocasiões anteriores (ver DTN, 460, 539, 699, 773; ver com. de João 7:50,51).
- 64 Acabais de ouvir a blasfêmia; que vos parece? E todos o condenaram como réu de morte. Marcos 14:64 50 Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: 51 A nossa lei, porventura, julga um homem sem primeiro ouvi-lo e ter conhecimento do que ele faz? João 7:50,51
Cidade dos judeus - (cba)
Lucas 23:51
Nota explicativa que Lucas deve ter acrescentado para informar seus leitores não judeus.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 23:50-56
Mesmo que não se ensoberbeçam por uma profissão externa de fé, há muitos que, como José de Arimatéia, quando se apresenta a ocasião, estão mais dispostos a efetuar um serviço verdadeiro, do que outros que fazem muito ruído.
Cristo foi sepultado de modo apressado, porque o dia do repouso estava próximo. Prantear não deve prejudicar o trabalho de semear. Ainda que estivessem pranteando pela morte de seu Senhor, deveriam preparar-se para manter o dia de repouso santificado, conforme a lei judaica. Quando o dia de repouso se aproximava, deveriam ser feitos os devidos preparativos. os assuntos mundanos deveriam ser de tal forma organizados, que não os impedissem de fazer a obra do dia do repouso. E os santos afetos deveriam ser estimulados de uma tal maneira que os dirigissem a cumpri-la. Qualquer que seja a obra que empreendamos, ou como os nossos corações sejam afetados, não falhemos em nos preparar para o cumprimento das ordenanças do Senhor, e naquilo que fazemos no dia que dedicamos a servi-lo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 21 Mas Rúben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles, dizendo: Não lhe tiremos a vida. 22 Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mão nele. Disse isto para livrá-lo das mãos deles, a fim de restituí-lo a seu pai. Gênesis 37:21,22 21 Então disseram uns aos outros: Nós, na verdade, somos culpados no tocante a nosso irmão, porquanto vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava, e não o quisemos atender; é por isso que vem sobre nós esta angústia. 22 Respondeu-lhes Rúben: Não vos dizia eu: Não pequeis contra o menino; Mas não quisestes ouvir; por isso agora é requerido de nós o seu sangue. Gênesis 42:21,22 2 Nao seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda darás testemunho, acompanhando a maioria, para perverteres a justiça; Êxodo 23:2 10 Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não consintas. Provérbios 1:10 12 Não chameis conspiração a tudo quanto este povo chama conspiração; e não temais aquilo que ele teme, nem por isso vos assombreis. Isaías 8:12 1 Houve um homem de Ramataim-Zofim, da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita. 1 Samuel 1:1 42 Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. Lucas 23:42 25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. 38 Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. Lucas 2:25,38 18 A tua salvação tenho esperado, ó Senhor! Gênesis 49:18 43 José de Arimatéia, ilustre membro do sinédrio, que também esperava o reino de Deus, cobrando ânimo foi Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Marcos 15:43
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
