Comentário Bíblico
Adventista
Cobiçais - (cba)
Tiago 4:2
Do gr. epithumeõ, “ansiar com paixão" (comparar com Tiago 1:14). O egoísmo, se não for refreado, transforma-se em cobiça (ver com. de Êxodo 20:17).
- 14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; Tiago 1:14 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. Êxodo 20:17
E nada tendes - (cba)
Tiago 4:2
Uma pessoa invejosa nunca está satisfeita com o que tem.
Matais - (cba)
Tiago 4:2
Tiago declara a verdade de que a busca desenfreada pela satisfação do prazer pessoal muitas vezes leva ao assassinato (ver com. de Mateus 5:22). Isso não significa necessariamente que alguns de seus leitores fossem de fato culpados de assassinato. Alguns desejariam mudar a pontuação deste versículo, como segue: “Cobiçais, e porque nada tendes, matais; desejais ardentemente, mas não sois capazes de obter. Então, lutais e guerreais." Aos olhos de Deus, odiar é um pecado tão horrível quanto matar (ver com. de Mateus 5:22).
Nada podeis obter - (cba)
Tiago 4:2
Seja qual for o resultado da força e da violência, não se obtém verdadeira felicidade e satisfação.
Viveis a lutar e a fazer guerras - (cba)
Tiago 4:2
Ver com. de Tiago 4:1. Como não se obtém satisfação genuína, persiste um estado intérminavel de contenda.
Não pedis - (cba)
Tiago 4:2
Esses contendores dependiam de seus esforços para obter o que desejavam, em vez de dependerem de Deus para prover o melhor para eles. Deus implantou desejos legítimos e anseios básicos no coração humano (ver com. de Tiago 1:15), e, em parte, a felicidade depende de satisfazer esses desejos implantados por Deus. Quando o ser humano tenta satisfazer esses desejos básicos de formas ilegítimas, é certo que resulta em desilusão, inveja e brigas. Esses irmãos de fé não estavam trabalhando em harmonia com o plano de Deus para felicidade genuína, pois tinham negligenciado a oração. A oração indica que a pessoa está disposta a buscar aquilo que Deus deseja conceder.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Tiago 4:1-10
Posto que todas as guerras e pelejas vêm das corrupções de nossos próprios corações, é bom mortificar as concupiscências que lutam em nossos membros. Elas são males que não permitem a alegria nem a satisfação. Os desejos e os afetos pecaminosos impedem a oração e a obra de nossos desejos para com Deus. vigiemos para não abusar ou usar mal as misericórdias que alcançamos através das orações respondidas, por causa da disposição de nossos corações.
Quando os homens pedem prosperidade a Deus, costumam pedir com más intenções e finalidades ruins. Se assim buscamos as coisas deste mundo, é justo que Deus as negue. Aqueles que oram com desejos incrédulos e frios não são atendidos; podemos ter toda a certeza de que nossas orações voltarão vazias quando corresponderem mais à linguagem das concupiscências do que à linguagem das virtudes.
Aqui há uma clara advertência a evitar todas as amizades criminais com este mundo. A orientação do mundo é inimizade contra Deus. Um inimigo pode ser reconciliado, porém a 'inimizade', nunca. O homem pode ter muitas coisas nesta vida e ser, não obstante, mantido no amor de Deus; porém, o que coloca o seu coração no mundo ao qual se conformará, ao invés de abandonar a sua amizade, é um inimigo para Deus. Assim pois, qualquer pessoa que resolva em todos os aspectos estar de acordo com o mundo, se fará inimigo de Deus.
Os judeus ou os professos relaxados do cristianismo pensam que a Escritura fala em vão contra esta orientação em relação ao mundo. O Espírito Santo, que habita em todos os cristãos ou na nova natureza que Ele cria, não produz este tipo de fruto.
A corrupção natural é mostrada na inveja. O espírito do mundo nos ensina a acumular e amontoar para nós, conforme as nossas próprias fantasias; o Deus Espírito Santo nos ensina a estar dispostos a fazer o bem a todos os que nos rodeiam, de acordo com as nossas possibilidades. A graça de Deus corrigirá e curará nosso espírito natural; e onde Ele dá graça, dá outro espírito que não é do mundo.
O orgulhoso resiste a Deus, às verdades de Deus e às leis de Deus; em suas paixões resiste à providência de Deus; portanto, não é estranho que Deus resista ao soberbo. Que desgraçado é o estado daqueles que fazem de Deus o seu inimigo! Deus dará mais graça ao humilde porque eles vêem sua necessidade dela, oram por ela, são agradecidos por ela e a terão.
Submetam-se a Deus conforme o verso 7. Submeta o seu entendimento à verdade de Deus; submeta a sua vontade à vontade de seu preceito, à vontade de sua providência.
Submetamo-nos a Deus, porque Ele está disposto a fazer-nos o bem. Se nos rendermos às tentações, o Diabo nos seguirá continuamente; porém, se nos vestimos de toda a armadura de Deus, e resistirmos, ele nos deixará. Que os pecadores submetam-se a Deus, e busquem a sua graça e favor resistindo ao Diabo. Todo o pecado será lamentado aqui com tristeza santa, e no além, com miséria eterna. O Senhor não negará o consolo àquele que verdadeiramente lamenta-se pelo pecado, e exaltará aquele que se humilha diante dEle.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Eia agora, vós ricos, chorai e pranteai, por causa das desgraças que vos sobrevirão. 2 As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão roídas pela traça. 3 O vosso ouro e a vossa prata estão enferrujados; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e devorará as vossas carnes como fogo. Entesourastes para os últimos dias. 4 Eis que o salário que fraudulentamente retivestes aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos clama, e os clamores dos ceifeiros têm chegado aos ouvidos do Senhor dos exércitos. 5 Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações no dia da matança. Tiago 5:1-5 19 Tais são as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça; ela tira a vida dos que a possuem. Provérbios 1:19 8 Há um que é só, não tendo parente; não tem filho nem irmão e, contudo, de todo o seu trabalho não há fim, nem os seus olhos se fartam de riquezas. E ele não pergunta: Para quem estou trabalhando e privando do bem a minha alma? Também isso é vaidade a e enfadonha ocupação. Eclesiastes 4:8 5 Além disso, o vinho é traidor; o homem soberbo não permanece. Ele alarga como o Seol o seu desejo; como a morte, nunca se pode fartar, mas ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos. Habacuque 2:5 9 Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. 10 Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:9,10 5 Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5 12 Acaz, porém, respondeu: Não o pedirei nem porei à prova o Senhor. Isaías 7:12 7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. Mateus 7:7,8 9 Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; 10 pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. 11 E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? 12 Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11:9-13 10 Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva. João 4:10 24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo. João 16:24 6 Condenastes e matastes o justo; ele não vos resiste. Tiago 5:6