Comentário Bíblico
Adventista
Não o pedirei - (cba)
Isaías 7:12
Acaz se recusou a ser persuadido. Ele não queria acreditar, e não queria saber de nada que o ajudasse a crer. Ele tinha estabelecido sua política, estava determinado a levá-la adiante e temia tudo que pudesse influenciá-lo a mudar. O auxílio que procurava era o da Assíria, não o de Deus.
Nem tentarei ao SENHOR - (cba)
Isaías 7:12
Isto é, não colocarei o Senhor à prova pedindo um sinal. Com isso, Acaz revelou sua teimosia e rebelião contra Deus. O Senhor ofereceu ajuda e direção, mas ele escolheu confiar na ajuda da Assíria. Acaz estava determinado a não ter nada a ver com Deus, e manifestou isso com toda clareza.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 7:10-16
A secreta falta de afeto para com Deus costuma ser disfarçada com o calor do respeito por Ele. E aqueles que estão resolvidos a não confiar em Deus ainda imaginam que não o tentarão. o profeta repreende Acaz e a sua corte pelo pouco valor que dão à revelação divina. Nada é mais triste para Deus do que a desconfiança; porém, a incredulidade do homem não invalidará a promessa de Deus; o próprio Senhor dará o sinal. Por maior que fosse a sua angústia e perigo, dos judeus nascerá o Messias, e não poderiam ser destruídos enquanto esta bênção estivesse com eles. Acontecerá de maneira gloriosa; e as consolações mais fortes nos tempos de problemas provêm de Cristo; nossa relação com Ele, nosso interesse nEle, nossas expectativas em relação a Ele e da parte dEle. Cresceria como as demais crianças, através do uso da dieta destes países; mas ao contrário das outras crianças, recusaria o mal e escolheria o bem de maneira coerente. Ainda que o seu nascimento seria pelo poder do Espírito Santo, de todo modo, Ele não seria nutrido com a comida dos anjos.
Então segue um sinal da pronta destruição dos príncipes, agora terror para Judá. "Antes que este menino", leia, "este menino que agora tenho em meus braços" (sear-jasube, o filho do profeta, Isaías 7:3), tenha três ou quatro anos de idade, estas forças inimigas serão abandonadas por ambos reis.
A profecia é solene e marcante, como dado pelo próprio Deus; porém, depois Acaz recusa a oferta, que deve haver suscitado esperanças muito além do que sugeria a ocasião presente.
E se a perspectiva da vinda do salvador divino era um apoio que nunca falha para as esperanças dos crentes antigos, que razão temos para agradecer que a Palavra tenha sido feita carne! Confiemos nEle, amemolo e imitemos o seu exemplo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 E o rei Acaz ordenou a Urias, o sacerdote, dizendo: No grande altar queima o holocausto da manhã, como também a oferta de cereais da noite, o holocausto do rei e a sua oferta de cereais, o holocausto de todo o povo da terra, a sua oferta de cereais e as suas libações; e todo o sangue dos holocaustos, e todo o sangue dos sacrifícios espargirás nele; porém o altar de bronze ficará ao meu dispor para nele inquirir. 2 Reis 16:15 22 No tempo da sua angústia houve-se com ainda maior desprezo pelo Senhor, este mesmo rei Acaz. 2 Crônicas 28:22 31 E eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois com a sua boca professam muito amor, mas o seu coração vai após o lucro. Ezequiel 33:31 16 Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá. Deuteronômio 6:16 15 Ora pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam; sim, eles tentam a Deus, e escapam. Malaquias 3:15 9 Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti. Atos 5:9 9 E não tentemos o Senhor, como alguns deles o tentaram, e pereceram pelas serpentes. 1 Coríntios 10:9