Comentário Bíblico
Adventista
Em vez disso - (cba)
Tiago 4:15
Do gr. anti.
Se o Senhor quiser - (cba)
Tiago 4:15
Tiago não quer dizer que o cristão deva sempre dizer isto, mas que o espírito de submissão refletido nestas palavras deveria guiar todos os planos.
A pessoa do primeiro exemplo (ver com. de Tiago 4:13) negligencia a vontade de Deus para seu futuro e prefere o ganho material. A segunda percebe a incerteza da vida e se esforça para pôr o serviço a Deus em primeiro lugar. Sabe que Deus tem um plano especial para ela, e que terá verdadeira alegria somente se adotar esse plano. Uma aplicação consistente desse princípio pode significar que alguns planos de vida serão modificados, a fim de que se concretize o plano melhor de Deus. O cristão genuíno aceita isso com alegria, na certeza de que Deus dirige seu viver.
Paulo viveu um dia de cada vez, sabendo que sua vida estava nas mãos de Deus. Ele pôde dizer, em verdade, que todos os seus planos estavam subordinados à vontade do Senhor (ver Atos 18:21; 1 Coríntios 4:19; Filipenses 2:24).
- 21 antes se despediu deles, dizendo: Se Deus quiser, de novo voltarei a vós; e navegou de Éfeso. Atos 18:21 19 Em breve, porém, irei ter convosco, se o Senhor quiser, e então conhecerei, não as palavras dos que andam inchados, mas o poder. 1 Coríntios 4:19 24 confio, porém, no Senhor, que também eu mesmo em breve irei. Filipenses 2:24
Viveremos - (cba)
Tiago 4:15
Comparar com Atos 17:28.
Faremos - (cba)
Tiago 4:15
Quando nos submetemos à vontade divina (Tiago 4:7) fazemos bem em lembrar que os caminhos de Deus muitas vezes são diferentes dos nossos (cf. Isaías 55:8,9). Portanto, um cristão fiel enfrenta cada dia com confiança na direção divina em tudo o que faz.
- 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. 9 Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:8,9
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Tiago 4:11-17
Nossos lábios devem ser governados pela lei da bondade, da verdade e da justiça. Os cristãos são irmãos. Quebrantar os mandamentos de Deus é falar mal deles e julgá-los como se eles nos pusessem uma restrição grande demais. Temos a lei de Deus, que é a nossa regra para tudo; não presumamos em colocar as nossas próprias noções e opiniões como regra para aqueles que nos rodeiam, e tenhamos o cuidado de não sermos condenados pelo Senhor. "Eia agora" é um chamado a todo aquele que considera que a sua conduta é má. Quão dados os homens mundanos e astutos são para deixar Deus fora de seus planos! Quão vão é buscar algo bom sem a bênção e a direção de Deus! A fragilidade, a brevidade e a incerteza da vida devem frear a confiança vã e presunçosa de todos os projetos para o futuro. Podemos estabelecer a hora e o minuto do nascer e do por do sol pela manhã, mas não podemos precisar a que horas a névoa se dissipará. Tão curta, tão irreal e dada a murchar é a vida humana, e toda a prosperidade e o prazer que a acompanham; porém, a benção ou o "ai" serão para sempre, conforme a nossa conduta neste momento passageiro.
Devemos depender sempre da vontade de Deus. Nossos tempos não estão em nossas mãos, mas à disposição de Deus. Nossa mente pode estar cheia de preocupações e pensamentos por nós mesmos, por nossos familiares ou amigos, mas a providência muitas vezes confunde nossos planos. Tudo o que pensamos e tudo o que fazemos deve depender de Deus de modo submisso. Néscio e daninho é ensoberbecer-se de coisas mundanas e projetos futuros, pois produzirá grande desengano e será destrutivo ao final.
Os pecados de omissão e os de comissão serão levados a juízo. Será condenado tanto aquele que não faz o bem que sabe que deve fazer, quanto aquele que faz o mal sabendo que não o deve fazer. Ó, que sejamos tão cuidadosos para não omitir a oração e não descuidar da meditação e do exame de nossas consciências, posto que não devemos cometer grosseiros erros contra a luz!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 25 Então disse o rei a Zadoque: Torna a levar a arca de Deus à cidade; pois, se eu achar graça aos olhos do Senhor, ele me fará voltar para lá, e me deixará ver a arca e a sua habitação. 26 Se ele, porém, disser: Não tenho prazer em ti; eis-me aqui, faça a mim o que bem lhe parecer. 2 Samuel 15:25,26 21 Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá. Provérbios 19:21 37 Quem é aquele que manda, e assim acontece, sem que o Senhor o tenha ordenado? Lamentações 3:37 21 antes se despediu deles, dizendo: Se Deus quiser, de novo voltarei a vós; e navegou de Éfeso. Atos 18:21 10 pedindo sempre em minhas orações que, afinal, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião para ir ter convosco. Romanos 1:10 32 a fim de que, pela vontade de Deus, eu chegue até vós com alegria, e possa entre vós recobrar as forças. Romanos 15:32 19 Em breve, porém, irei ter convosco, se o Senhor quiser, e então conhecerei, não as palavras dos que andam inchados, mas o poder. 1 Coríntios 4:19 7 Pois não quero ver-vos desta vez apenas de passagem, antes espero ficar convosco algum tempo, se o Senhor o permitir. 1 Coríntios 16:7 3 E isso faremos, se Deus o permitir. Hebreus 6:3