Comentário Bíblico
Adventista
Nosso irmão - (cba)
Rute 4:3
Não necessariamente irmão de sangue. A relação expressa pela palavra hebraica é bem mais flexível do que significa a tradução em português. Mesmo amigos se chamam às vezes de irmãos. A afirmação feita por Boaz de que a terra pertencia a Elimeleque indica que os dois filhos, Malom e Quiliom, não haviam ainda recebido herança. Por essa razão era Noemi, e não Rute, quem vendia a terra. No entanto, um filho que viesse a nascer de Rute teria o direito legal de herdar a terra de Elimeleque. Noemi, portanto, prontamente transferiria o título da propriedade de seu falecido marido ao parente chegado que se casasse com Rute. Esse parente manteria a propriedade sob custódia até que um futuro filho de Rute se tornasse legalmente qualificado para herdá-la.
A venda — ou o arrendamento, como se diz hoje — da terra a um parente chegado que se casaria com Rute e manteria a propriedade sob custódia estava contemplada em duas disposições do código civil mosaico: (1) as leis sobre transferência de terras (Levítico 25:23-28) e (2) o casamento de uma viúva com um parente chegado, ambas aplicáveis à situação de Noemi e Rute. No caso delas, porém, a segunda disposição colocava restrições sobre a primeira.
Para venda - (cba)
Rute 4:3
Esta venda não era uma transferência de propriedade permanente, mas temporária. Embora não estivessem em condições de cultivar a terra, Noemi e Rute poderiam, dessa forma, receber alguma renda proveniente da mesma. Os proprietários originais teriam o direito de comprá-la de volta a qualquer momento, pagando o preço proporcional de acordo com o tempo restante até o jubileu. De qualquer forma, mesmo que não quisessem readquiri-la, a terra voltaria automaticamente para eles no ano do jubileu (ver com. de Levítico 25:23-25).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Rute 4:1-8
Toda a questão dependia das leis que foram dadas por Moisés a respeito da herança e, sem dúvida, toda a questão foi conduzida de maneira regular e legal. o parente mais próximo rejeitou a oferta, quando soube das condições. Semelhantemente, muitos rejeitam a redenção; não estão dispostos a desposar a religião; ouvem boas coisas sobre ela, e nada têm a dizer em contrário, mas estão dispostos a desligar-se dela, e não querem unir-se a ela por medo de perderem a sua própria herança neste mundo, o remidor renunciou o seu direito em favor de Boaz. Todos os que se reconhecem como verdadeiros israelitas, em quem não há engano, devem tomar consciência do trato justo e honesto em tudo o que se refere a contratos e negócios; encontrarão que a melhor maneira de proceder é conforme a honestidade.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 5 Ditoso é o homem que se compadece, e empresta, que conduz os seus negócios com justiça; Salmos 112:5 10 Da soberba só provém a contenda; mas com os que se aconselham se acha a sabedoria. Provérbios 13:10 25 Se teu irmão empobrecer e vender uma parte da sua possessão, virá o seu parente mais chegado e remirá o que seu irmao vendeu. Levítico 25:25