Comentário Bíblico
Adventista
Jazia em trevas - (cba)
Mateus 4:16
As “trevas” eram a escuridão do cativeiro; a “luz” era seu livramento. Cristo veio como o grande libertador, que dissipa as trevas sinistras do cativeiro do pecado e proclama a gloriosa luz da verdade que torna o ser humano verdadeiramente livre (ver com. de João 1:5).
Grande luz - (cba)
Mateus 4:16
Isto é, Jesus, “a verdadeira Luz” (ver com. de João 1:4,7,9).
Sombra da morte - (cba)
Mateus 4:16
Desde a entrada do pecado, o ser humano tem vivido na “sombra da morte”. Jesus veio libertar aqueles “que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida” (Hebreus 2:15).
Resplandeceu-lhes a luz - (cba)
Mateus 4:16
A luz sempre foi símbolo da presença divina (ver com. de Gênesis 1:3). Jesus Se autoproclamou como a luz do mundo (João 8:12; João 9:5), cujos raios luminosos dissipam as trevas do pecado e da morte (ver com. de Mateus 1:14).
- 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz. Gênesis 1:3 12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12 5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. João 9:5 14 a Azor nasceu Sadoque; a Sadoque nasceu Aquim; a Aquim nasceu Eliúde; Mateus 1:14
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 4:12-17
É justo que Deus retire o Evangelho e os meios da graça daqueles que os desprezam e os lançam para longe de si. Cristo não permanecerá por muito tempo onde não seja bem-vindo. os que estão sem Cristo estão em trevas, e instalados nesta condição, preferem-na mais do que a luz; são voluntariamente ignorantes. Quando vem o Evangelho, vem a luz; quando o Evangelho chega à qualquer parte, à uma alma, aí se faz dia. A luz revela e dirige; assim faz o Evangelho.
A doutrina do arrependimento é um bom princípio apresentado pelo Evangelho. Não só o austero João Batista, mas também o bondoso Senhor Jesus, pregou o arrependimento. Ainda existe a mesma razão para fazê-lo deste modo.
Não foi reconhecido por completo que o reino dos céus havia chegado, até a vinda do Espírito Santo, depois da ascensão de Cristo.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 19

Refletindo a Cristo, Pág. 246

Cuidado de Deus, Pág. 350

Exaltai-O, Pág. 3

Patriarcas e Profetas, Pág. 476

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 6
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 Quanto aos que se assentavam nas trevas e sombra da morte, presos em aflição e em ferros, 11 por se haverem rebelado contra as palavras de Deus, e desprezado o conselho do Altíssimo, 12 eis que lhes abateu o coração com trabalho; tropeçaram, e não houve quem os ajudasse. 13 Então clamaram ao Senhor na sua tribulação, e ele os livrou das suas angústias. 14 Tirou-os das trevas e da sombra da morte, e quebrou-lhes as prisões. Salmos 107:10-14 2 O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. Isaías 9:2 6 Eu o Senhor te chamei em justiça; tomei-te pela mão, e te guardei; e te dei por pacto ao povo, e para luz das nações; 7 para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas. Isaías 42:6,7 1 Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor. 2 Pois eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. 3 E nações caminharão para a tua luz, e reis para o resplendor da tua aurora. Isaías 60:1-3 8 Não te alegres, inimiga minha, a meu respeito; quando eu cair, levantar-me-ei; quando me sentar nas trevas, o Senhor será a minha luz. Miquéias 7:8 78 graças à entrenhável misericórdia do nosso Deus, pela qual nos há de visitar a aurora lá do alto, 79 para alumiar aos que jazem nas trevas e na sombra da morte, a fim de dirigir os nossos pés no caminho da paz. Lucas 1:78,79 32 luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel. Lucas 2:32 5 Reclamem-no para si as trevas e a sombra da morte; habitem sobre ele nuvens; espante-o tudo o que escurece o dia. Jó 3:5 22 terra escuríssima, como a própria escuridão, terra da sombra trevosa e do caos, e onde a própria luz é como a escuridão. Jó 10:22 22 Não há escuridão nem densas trevas, onde se escondam os obradores da iniqüidade. Jó 34:22 19 para nos teres esmagado onde habitam os chacais, e nos teres coberto de trevas profundas. Salmos 44:19 16 Dai glória ao Senhor vosso Deus, antes que venha a escuridão e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, ele a mude em densas trevas, e a reduza a profunda escuridão. Jeremias 13:16 8 procurai aquele que fez as Plêiades e o Oriom, e torna a sombra da noite em manhã, e transforma o dia em noite; o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome. Amós 5:8
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 19

Refletindo a Cristo, Pág. 246

Cuidado de Deus, Pág. 350

Exaltai-O, Pág. 3

Patriarcas e Profetas, Pág. 476

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 6