Comentário Bíblico
Adventista
Tiago - (cba)
Mateus 4:21
Do gr. Iakohos, equivalente ao nome Jacó (ver com. de Gênesis 25:26; Marcos 3:17). Quando são mencionados juntos, Tiago e seu irmão João, como neste caso, Tiago é mencionado primeiramente com apenas uma exceção (Lucas 9:28). Tiago era o mais velho (ver DTN, 292).
- 26 Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; pelo que foi chamado Jacó. E Isaque tinha sessenta anos quando Rebeca os deu à luz. Gênesis 25:26 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; Marcos 3:17 28 Cerca de oito dias depois de ter proferido essas palavras, tomou Jesus consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte para orar. Lucas 9:28
Zebedeu - (cba)
Mateus 4:21
Do gr. Zehedaios, o equivalente do heb. Zahday, que significa provavelmente “Yahweh deu”. Sua esposa talvez tenha sido Salomé (Mateus 27:56; cf. Marcos 15:40; Marcos 16:1).
- 56 entre as quais se achavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu. Mateus 27:56 40 Também ali estavam algumas mulheres olhando de longe, entre elas Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago o Menor e de José, e Salomé; Marcos 15:40 1 Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. Marcos 16:1
João - (cba)
Mateus 4:21
Ver com. de Marcos 3:17; sobre o significado do nome, ver com. de Lucas 1:13. João era o mais jovem dos doze (DTN, 292).
- 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; Marcos 3:17 13 Mas o anjo lhe disse: Não temais, Zacarias; porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João; Lucas 1:13
Consertando - (cba)
Mateus 4:21
Isto é, preparando-as para a próxima pescaria.
Chamou-os - (cba)
Mateus 4:21
Ver com. de Marcos 1:17.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 4:18-22
Quando Cristo começou a pregar, reuniu discípulos que deveriam ser ouvintes, e logo depois pregadores de sua doutrina; que deviam ser testemunhas de seus milagres, e logo depois testificar sobre eles. Não foi à corte de Herodes, nem a Jerusalém, ou aos sumos sacerdotes, nem aos anciãos, mas ao mar da Galiléia, aos pescadores. o mesmo poder que chamou a Pedro e a André poderia ter trazido a Anás e Caifás, porque nada é impossível para Deus. Porém, Cristo escolhe o néscio deste mundo para confundir o sábio.
A diligência é um chamado honesto para agradar a Cristo, e não é um obstáculo para uma vida santa. As pessoas ociosas estão mais suscetíveis às tentações de Satanás do que aos chamados de Deus. É algo feliz e esperançoso ver filhos que,cuidam de seus pais e cumprem o seu dever. Quando Cristo vier, é bom que sejamos achados fazendo assim. Estou em Cristo? É uma pergunta muito necessária que devemos fazer a nós mesmos, e logo a seguir devemos nos perguntar: Estou vivendo de acordo com a minha chamada? Haviam seguido anteriormente a Cristo como discípulos constantes (João 1:37); agora devem deixar seu ofício. Os que seguem bem a Cristo devem, por sua ordem, deixar todas as coisas para segui-lo e disporem-se a separar-se delas. Esta instância do poder do Senhor Jesus nos exorta a depender de sua graça. Ele fala e está feito.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Mateus 10:2 1 Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago e a João, irmão deste, e os conduziu à parte a um alto monte; Mateus 17:1 20 Aproximou-se dele, então, a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, ajoelhando-se e fazendo-lhe um pedido. 21 Perguntou-lhe Jesus: Que queres? Ela lhe respondeu: Concede que estes meus dois filhos se sentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. Mateus 20:20,21 37 E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Mateus 26:37 19 E ele, passando um pouco adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco, consertando as redes, 20 e logo os chamou; eles, deixando seu pai Zebedeu no barco com os empregados, o seguiram. Marcos 1:19,20 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; Marcos 3:17 37 E não permitiu que ninguém o acompanhasse, senão Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago. Marcos 5:37 10 bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão. Disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. 11 E, levando eles os barcos para a terra, deixaram tudo e o seguiram. Lucas 5:10,11 2 Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos. João 21:2 2 e matou à espada Tiago, irmão de João. Atos 12:2