Comentário Bíblico
Adventista
Tiago - (cba)
Marcos 3:17
Do gr. Iakõbus, do heb. Ydaqob, o nome do patriarca Jacó (ver com. de Gênesis 25:26,27). Tiago é geralmente mencionado antes de seu irmão João, quando os dois são citados juntos, o que indica que João era o mais moço dos dois (cf. DTN, 292). Tiago foi o primeiro dos doze que morreu como mártir, aproximadamente no ano 44 d.C. (ver com. de Atos 12:1,2), enquanto seu irmão João foi o último dos doze a morrer, aproximadamente no ano 96 d.C. O fato de que Tiago foi considerado suficientemente importante para ser escolhido por Herodes Agripa para ser martirizado tão cedo, indica que ele era um dos destacados líderes da igreja de Jerusalém. O registro do NT apresenta, inicial mente, Tiago como tendo sido um homem um tanto egoísta, ambicioso e franco (Marcos 10:35-41), mas, depois, mostra-o como um líder sereno e capaz. Muitos têm identificado a mãe de Tiago e João, e esposa de Zebedeu, como Salomé (cf. Mateus 27:56; Marcos 15:40). Há também a possibilidade, embora remota, de que Salomé seja identificada como a irmã de Maria, mãe de Jesus, se em João 19:25 são mencionadas quatro mulheres em vez de três (ver com. de João 19:25).
- 26 Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; pelo que foi chamado Jacó. E Isaque tinha sessenta anos quando Rebeca os deu à luz. 27 Cresceram os meninos; e Esaú tornou-se perito caçador, homem do campo; mas Jacó, homem sossegado, que habitava em tendas. Gênesis 25:26,27 1 Por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; 2 e matou à espada Tiago, irmão de João. Atos 12:1,2 35 Nisso aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos. 36 Ele, pois, lhes perguntou: Que quereis que eu vos faça? 37 Responderam-lhe: Concede-nos que na tua glória nos sentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. 38 Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis beber o cálice que eu bebo, e ser batizados no batismo em que eu sou batizado? 39 E lhe responderam: Podemos. Mas Jesus lhes disse: O cálice que eu bebo, haveis de bebê-lo, e no batismo em que eu sou batizado, haveis de ser batizados; 40 mas o sentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles a quem está reservado. 41 E ouvindo isso os dez, começaram a indignar-se contra Tiago e João. Marcos 10:35-41 56 entre as quais se achavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu. Mateus 27:56 40 Também ali estavam algumas mulheres olhando de longe, entre elas Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago o Menor e de José, e Salomé; Marcos 15:40 25 Estavam em pé, junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe, e Maria, mulher de Clôpas, e Maria Madalena. João 19:25
João - (cba)
Marcos 3:17
Este era um homem de profundo discernimento espiritual, que se desenvolveu ao contemplar em Jesus aquele que é “totalmente desejável”. João não apenas amava seu Mestre, mas era também o discípulo “a quem Jesus amava” (João 20:2; João 21:7,20). Por natureza, ele era orgulhoso, arrogante, ambicioso de honras, impetuoso, ofendia-se facilmente e sempre estava pronto a se vingar (ver Marcos 10:35-41; AA, 540, 541), João se rendeu mais do que qualquer outro ao poder transformador da perfeita vida de Jesus e chegou a refletir a semelhança do Salvador mais plenamente do que qualquer dos outros discípulos. Tiago foi o primeiro dos doze a dar a sua vida como mártir do evangelho; e João foi o último a morrer. Jesus teve razão quando chamou Tiago e João de “filhos do trovão” (Marcos 3:17; ver com. de Lucas 9:54). Segundo uma antiga tradição cristã, João serviu como pastor da igreja de Éfeso e supervisor das igrejas da província romana da Ásia durante os últimos anos de sua vida.
- 2 Correu, pois, e foi ter com Simão Pedro, e o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram. João 20:2 7 Então aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: Senhor. Quando, pois, Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica, porque estava despido, e lançou-se ao mar; 20 E Pedro, virando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, o mesmo que na ceia se recostara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o que te trai? João 21:7,20 35 Nisso aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos. 36 Ele, pois, lhes perguntou: Que quereis que eu vos faça? 37 Responderam-lhe: Concede-nos que na tua glória nos sentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. 38 Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis beber o cálice que eu bebo, e ser batizados no batismo em que eu sou batizado? 39 E lhe responderam: Podemos. Mas Jesus lhes disse: O cálice que eu bebo, haveis de bebê-lo, e no batismo em que eu sou batizado, haveis de ser batizados; 40 mas o sentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles a quem está reservado. 41 E ouvindo isso os dez, começaram a indignar-se contra Tiago e João. Marcos 10:35-41 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; Marcos 3:17 54 Vendo isto os discípulos Tiago e João, disseram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir [como Elias também fez?] Lucas 9:54
Boanerges - (cba)
Marcos 3:17
Provavelmente, a transi iteração de uma expressão aramaica que significa “filhos do tumulto”, ou “filhos da ira” e traduzida como “filhos do trovão”. O temperamento veemente e colérico de Tiago e João foi manifestado numa ocasião (Lucas 9:49,52,53,54,55,56).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Marcos 3:13-21
Cristo chama todos aqueles a quem Ele quiser, porque a graça lhe pertence. Havia pedido aos apóstolos que se apartassem da multidão e que fossem a Ele. Então deu-lhes poder para que curassem enfermidades e expulsassem demônios. Que o Senhor envie muitos mais dentre aqueles que têm estado com Ele, e que têm aprendido com Ele a pregar o seu Evangelho, a serem instrumentos de sua bendita obra.
Aqueles que possuem um coração que cresceu na obra de Deus, podem facilmente suportar aquilo que lhes é inconveniente, e preferirão perder uma refeição do que uma oportunidade de fazer o bem. Aqueles que andam com zelo na obra de Deus devem esperar atitudes prejudiciais por parte dos inimigos, e dos afetos equivocados dos amigos; devem ter cuidado com ambos.
- Veja também Ninguém perfeito, 25 de Julho 3:17
Cuidado de Deus, Pág. 207
Ninguém perfeito, 10 de Outubro 3:17Vidas Que Falam, Pág. 290
Nomeou Doze 3:17O Desejado de Todas as Nações, Pág. 295
O caráter de João refletia a Cristo, 29 de Outubro 3:17Refletindo a Cristo, Pág. 308
João, o Discípulo Amado 3:17Atos dos Apóstolos, Pág. 540
|
- Análise em Cadeia 19 E ele, passando um pouco adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco, consertando as redes, 20 e logo os chamou; eles, deixando seu pai Zebedeu no barco com os empregados, o seguiram. Marcos 1:19,20 37 E não permitiu que ninguém o acompanhasse, senão Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago. Marcos 5:37 2 Seis dias depois tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou à parte sós, a um alto monte; e foi transfigurado diante deles; Marcos 9:2 35 Nisso aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos. Marcos 10:35 33 E levou consigo a Pedro, a Tiago e a João, e começou a ter pavor e a angustiar-se; Marcos 14:33 2 Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos. 20 E Pedro, virando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, o mesmo que na ceia se recostara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o que te trai? 21 Ora, vendo Pedro a este, perguntou a Jesus: Senhor, e deste que será? 22 Respondeu-lhe Jesus: Se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? Segue-me tu. 23 Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não disse que não morreria, mas: se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? 24 Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25 E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem. João 21:2,20-25 1 Por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; Atos 12:1 1 Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados. Isaías 58:1 29 Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra? Jeremias 23:29 12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12 11 Então me disseram: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas, e reis. Apocalipse 10:11
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também Ninguém perfeito, 25 de Julho 3:17
Cuidado de Deus, Pág. 207
Ninguém perfeito, 10 de Outubro 3:17Vidas Que Falam, Pág. 290
Nomeou Doze 3:17O Desejado de Todas as Nações, Pág. 295
O caráter de João refletia a Cristo, 29 de Outubro 3:17Refletindo a Cristo, Pág. 308
João, o Discípulo Amado 3:17Atos dos Apóstolos, Pág. 540