Comentário Bíblico
Adventista
Por que [...] Moisés? - (cba)
Mateus 19:7
Ver Deuteronômio 24:1-4.
Divórcio - (cba)
Mateus 19:7
Ver com. de Deuteronômio 24:4; Mateus 5:31.
- 4 então seu primeiro marido que a despedira, não poderá tornar a tomá-la por mulher, depois que foi contaminada; pois isso é abominação perante o Senhor. Não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança. Deuteronômio 24:4 31 Também foi dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Mateus 5:31
Repudiar - (cba)
Mateus 19:7
Ver com. de Mateus 5:31.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 19:3-12
Os fariseus desejavam surpreender Jesus em algo que pudesse representar uma ofensa à lei de Moisés. os casos matrimoniais eram numerosos e, às vezes paradoxos; isto era assim não pela lei de Deus, mas pelas injúrias e necessidades dos homens, e pelo fato de as pessoas frequentemente resolverem o que querem fazer antes de pedir conselho. Jesus replicou perguntando se não haviam lido o relato da criação, e o primeiro exemplo de matrimónio; deste modo, advertiu que todo desvio nisto era mal.
A melhor condição para nós, que devemos escolher e manter em forma coerente o que é melhor para nossas almas, é a que tenda a preparar-nos e preservar-nos melhor para o reino do céu.
Quando realmente se abraça o Evangelho, ele nos torna bons pais e amigos fiéis dos homens; nos ensina a levar a carga e a suportar as enfermidades daqueles com quem estamos relacionados, a considerar a paz e a felicidade deles mais do que as nossas próprias. É normal para os ímpios serem refreados por Íeis, para que não destruam a paz da sociedade. Aprendamos que o matrimónio deve ser assumido com grande seriedade e com fervorosas orações.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 31 Também foi dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Mateus 5:31 1 Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, se ela não achar graça aos seus olhos, por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa, far-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará na mão, e a despedirá de sua casa. 2 Se ela, pois, saindo da casa dele, for e se casar com outro homem, 3 e este também a desprezar e, fazendo-lhe carta de divórcio, lha der na mão, e a despedir de sua casa; ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer; 4 então seu primeiro marido que a despedira, não poderá tornar a tomá-la por mulher, depois que foi contaminada; pois isso é abominação perante o Senhor. Não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança. Deuteronômio 24:1-4 1 Assim diz o Senhor: Onde está a carta de divórcio de vossa mãe, pela qual eu a repudiei? ou quem é o meu credor, a quem eu vos tenha vendido? Eis que por vossas maldades fostes vendidos, e por vossas transgressões foi repudiada vossa mãe. Isaías 50:1 8 Sim viu que, por causa de tudo isso, por ter cometido adultério a pérfida Israel, a despedi, e lhe dei o seu libelo de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu. Jeremias 3:8 4 Replicaram eles: Moisés permitiu escrever carta de divórcio, e repudiar a mulher. Marcos 10:4 19 E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente. Mateus 1:19 16 Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis. Malaquias 2:16
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Minuto Com Deus - Mateus 19 - #042 Casamento, Uma Ideia de Deus / Rodrigo Bertotti
