Comentário Bíblico
Adventista
Camelo - (cba)
Mateus 19:24
Jesus trata de uma impossibilidade humana, como afirma claramente (Mateus 19:26). A verdade declarada foi precisamente o oposto do que as pessoas, mesmo os discípulos, criam (ver com. de Mateus 19:25). Os fariseus pensavam e ensinavam que a riqueza constituía uma prova do favor divino (ver com. de Lucas 16:14). Quando Jesus discutiu as riquezas nessa ocasião, Ele podia ter tido em mente particularmente Judas Iscariotes, que, por amor ao dinheiro, estava prestes a vendê-Lo (João 12:6; João 13:29). O problema de Judas era fundamentalmente o mesmo que o do jovem rico (ver com. de Marcos 3:19).
- 26 Jesus, fixando neles o olhar, respondeu: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. Mateus 19:26 25 Quando os seus discípulos ouviram isso, ficaram grandemente maravilhados, e perguntaram: Quem pode, então, ser salvo? Mateus 19:25 14 Os fariseus, que eram gananciosos, ouviam todas essas coisas e zombavam dele. Lucas 16:14 6 Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava. João 12:6 29 pois, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe queria dizer: Compra o que nos é necessário para a festa; ou, que desse alguma coisa aos pobres. João 13:29 19 e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. Marcos 3:19
Fundo de uma agulha - (cba)
Mateus 19:24
Há uma explicação de que o “fundo de uma agulha” se refere a um portão menor aberto em um grande portão da cidade, pelo qual as pessoas poderiam passar quando a grande porta fosse fechada para o tráfego principal. Contudo, essa explicação se originou séculos depois da época de Cristo. Não existe, portanto, base válida para essa explicação, por mais plausível que pareça. Jesus estava lidando com impossibilidades (Mateus 19:26), e não há nenhum proveito em maquinar uma explicação pela qual tornar possível o que Jesus apontou especificamente como impossível.
Do que entrar um rico - (cba)
Mateus 19:24
Ver com. de Lucas 12:15,21. Em contraste com o possuidor habitual das riquezas, Mateus abandonou as riquezas a fim de seguir o Mestre (ver com. de Marcos 2:13,14) e Zaqueu, outro rico coletor de impostos, transferiu suas afeições das riquezas para Jesus (ver com. de Lucas 19:2,8).
- 15 E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui. 21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. Lucas 12:15,21 13 Outra vez saiu Jesus para a beira do mar; e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava. 14 Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. Marcos 2:13,14 2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico. 8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado. Lucas 19:2,8
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
fundo de uma agulha
Mateus 19:24
Séculos atrás, desenvolveu-se uma lenda de que o "fundo de uma agulha" era uma pequena porta em Jerusalém que um camelo, sem cargas, conseguiria atravessar de joelhos. A intenção de Jesus, porém, era fazer uma declaração mais rigorosa do que desejaram os cristãos posteriores. Ele se referiu à impossibilidade de uma pessoa rica e egoista entrar no reino. A fim de ilustrar, escolheu o maior animal e o menor buraco. Zaqueu foi exemplo de um abastado que repartiu com os pobres e, assim, a salvação chegou à sua casa (Lucas 19:8,9).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 19:23-30
Ainda que Cristo tenha falado com tanta veemência, nem todos aqueles que têm riquezas confiam em suas Palavras. Quão poucos dentre os pobres não se sentem tentados a invejar! Porém, o favor do homem neste assunto, é como se esforçassem-se para edificar um muro alto, para trancarem-se a si mesmos e a seus filhos longe do céu. Deve ser satisfatório para aqueles que estão em uma condição baixa, não estarem expostos à tentação de uma situação próspera e elevada, acima de sua capacidade. Se estes vivem com mais dificuldades do que os ricos neste mundo, partirão com maior facilidade a um mundo melhor, e não terão razão para se queixarem. As palavras de Cristo mostram que é muito difícil um rico ser um bom cristão e ser salvo. o caminho para o céu é apertado para todos, e a porta que para ali conduz é estreita, particularmente para as pessoas ricas. Esperam-se mais deveres deles do que dos demais, e os pecados os importunam com mais facilidade. É difícil não ser fascinado por um mundo sorridente. As pessoas ricas têm acima dos demais, uma grande conta a pagar por suas oportunidades. É absolutamente impossível que um homem que põe seu coração em suas riquezas chegue ao céu.
Cristo usou uma expressão que denota uma dificuldade absolutamente insuperável pelo poder do homem. Nada menos que a toda poderosa graça de Deus fará com que um rico supere esta dificuldade. Então, quem poderá ser salvo? Se as riquezas atrapalham aos ricos, não se encontram o orgulho e as concupiscências pecaminosas nos que não são ricos e são tão perigosas para eles? "Quem poderá, pois, salvar-se"? Essa foi a pergunta dos discípulos. Ninguém, por nenhum poder criado. O princípio, a profissão e o aperfeiçoamento da obra da salvação depende inteiramente da onipotência de Deus, para quem todas as coisas são possíveis. Não quer dizer que as pessoas ricas serão salvas em sua condição mundana, mas que serão salvas de sua condição mundana. Pedro disse: "Eis que nós deixamos tudo"! Ah! Não eram senão todos pobres, possuindo somente uns poucos botes e redes? Porém, observe como Pedro fala, como se tivessem sido uma grande coisa! Somos demasiadamente propensos a dar o máximo valor a nossos serviços e sofrimentos, nossas perdas e gastos por Cristo. Contudo, Cristo não os reprova pelo pouco que haviam deixado; pois era tudo o que possuíam, e era para eles tão precioso como se fosse mais. Cristo teve na mais alta consideração que eles tenham deixado tudo para seguilo; aceita segundo o que tenha o homem.
A promessa de nosso Senhor para os apóstolos é que quando o Filho do Homem se assentar em seu trono de glória, fará novas todas as coisas, e eles se assentarão com Ele, em juízo contra os que serão julgados conforme a sua doutrina. Isto estabelece a honra, a dignidade, e a autoridade do ofício e ministério deles. Nosso Senhor acrescenta que qualquer que deixe casas, ou posses, ou confortos por amor a Ele e ao Evangelho, será recompensado ao final.
Que Deus nos dê fé para que a nossa esperança descanse nesta sua promessa; então estaremos dispostos para todo serviço ou sacrifício.
Nosso Salvador, no último versículo, elimina o erro de alguns. A herança celestial não é dada como a terrena, mas conforme a bondade de Deus. Não confiemos em aparências promissoras, nem na profissão exterior. outros podem chegar a ser eminentes em fé e santidade, até onde o saibamos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 26 Jesus, fixando neles o olhar, respondeu: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. Mateus 19:26 24 Guias cegos! que coais um mosquito, e engulis um camelo. Mateus 23:24 23 pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas malhas? então podereis também vós fazer o bem, habituados que estais a fazer o mal. Jeremias 13:23 24 E os discípulos se maravilharam destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! 25 É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. Marcos 10:24,25 25 Pois é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. Lucas 18:25 44 Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? João 5:44
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Minuto Com Deus - Mateus 19 - #042 Casamento, Uma Ideia de Deus / Rodrigo Bertotti
