Comentário Bíblico
Adventista
Dureza do vosso coração - (cba)
Mateus 19:8
Ver com. de Deuteronômio 14:26.
Permitiu - (cba)
Mateus 19:8
De acordo com a declaração de Cristo, a lei do AT que fez provisão para o divórcio foi uma concessão designada para atender a circunstâncias que estavam longe do ideal (ver com. de Deuteronômio 24:4). No entanto, o ensino de Cristo aqui deixa claro que as disposições da lei de Moisés com relação ao divórcio são inválidas para os cristãos (ver com. de Mateus 19:9).
- 4 então seu primeiro marido que a despedira, não poderá tornar a tomá-la por mulher, depois que foi contaminada; pois isso é abominação perante o Senhor. Não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança. Deuteronômio 24:4 9 Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério.] Mateus 19:9
Desde o princípio - (cba)
Mateus 19:8
A lei de Gênesis 1:27 e Gênesis 2:24 antecede o direito de Deuteronômio 24:1-4 e é superior a ele, pois, no período edênico de Gênesis, o ideal de Deus para Seus filhos humanos já estava estabelecido. Deus nunca revogou a lei do casamento que Ele enunciou no princípio. Não era plano de Deus que o divórcio fosse necessário. Portanto, os cristãos de hoje que desejam em seu coração seguir o plano de Deus não irão, sem fundamento bíblico, recorrer ao divórcio como solução para as dificuldades conjugais (ver com. de Mateus 19:9).
- 27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27 24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. Gênesis 2:24 1 Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, se ela não achar graça aos seus olhos, por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa, far-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará na mão, e a despedirá de sua casa. 2 Se ela, pois, saindo da casa dele, for e se casar com outro homem, 3 e este também a desprezar e, fazendo-lhe carta de divórcio, lha der na mão, e a despedir de sua casa; ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer; 4 então seu primeiro marido que a despedira, não poderá tornar a tomá-la por mulher, depois que foi contaminada; pois isso é abominação perante o Senhor. Não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança. Deuteronômio 24:1-4 9 Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério.] Mateus 19:9
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
dureza do vosso coração
Mateus 19:8-9
Embora Jesus tenha feito exceção para relações sexuais ilícitas ("falta de castidade", no grego), seu ideal é de que não existisse divórcio. Ele conduz os ouvintes de volta ao Éden, onde não havia intenção de divórcio. Afirma que Moisés o permitiu, mas esse não é o ideal de Deus, mas um resultado da dureza do coração das pessoas (ver Mateus 5:31,32).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 19:3-12
Os fariseus desejavam surpreender Jesus em algo que pudesse representar uma ofensa à lei de Moisés. os casos matrimoniais eram numerosos e, às vezes paradoxos; isto era assim não pela lei de Deus, mas pelas injúrias e necessidades dos homens, e pelo fato de as pessoas frequentemente resolverem o que querem fazer antes de pedir conselho. Jesus replicou perguntando se não haviam lido o relato da criação, e o primeiro exemplo de matrimónio; deste modo, advertiu que todo desvio nisto era mal.
A melhor condição para nós, que devemos escolher e manter em forma coerente o que é melhor para nossas almas, é a que tenda a preparar-nos e preservar-nos melhor para o reino do céu.
Quando realmente se abraça o Evangelho, ele nos torna bons pais e amigos fiéis dos homens; nos ensina a levar a carga e a suportar as enfermidades daqueles com quem estamos relacionados, a considerar a paz e a felicidade deles mais do que as nossas próprias. É normal para os ímpios serem refreados por Íeis, para que não destruam a paz da sociedade. Aprendamos que o matrimónio deve ser assumido com grande seriedade e com fervorosas orações.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 8 Não endureçais o vosso coração como em Meribá, como no dia de Massá no deserto, Salmos 95:8 12 Sim, fizeram duro como diamante o seu coração, para não ouvirem a lei, nem as palavras que o Senhor dos exércitos enviara pelo seu Espírito mediante os profetas antigos; por isso veio a grande ira do Senhor dos exércitos. Zacarias 7:12 13 Ainda fazeis isto: cobris o altar do Senhor de lágrimas, de choros e de gemidos, porque ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão. 14 Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. Malaquias 2:13,14 5 Disse-lhes Jesus: Pela dureza dos vossos corações ele vos deixou escrito esse mandamento. Marcos 10:5 15 Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. Mateus 3:15 31 E os demônios rogavam-lhe, dizendo: Se nos expulsas, manda- nos entrar naquela manada de porcos. Mateus 8:31 6 Digo isto, porém, como que por concessão e não por mandamento. 1 Coríntios 7:6 24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. Gênesis 2:24 7 Noé entrou na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio. Gênesis 7:7 16 Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele. Jeremias 6:16
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Minuto Com Deus - Mateus 19 - #042 Casamento, Uma Ideia de Deus / Rodrigo Bertotti
