Comentário Bíblico
Adventista
Criança - (cba)
Mateus 18:5
Jesus continua a comparação de determinadas características admiráveis que muitas vezes acompanham a infância e as características daqueles que são verdadeiramente “grandes” no reino dos céus - em que a única grandeza é a de caráter. Naturalmente, as crianças literais estão incluídas, mas, aqui, Jesus Se refere principalmente aos que ainda são “crianças” no reino dos céus, isto é, cristãos imaturos (ver 1 Coríntios 3:1,2; Efésios 4:15; Hebreus 5:13; 2 Pedro 3:18; DTN, 440). Esses “pequenos” são aqueles que creem em Jesus (Mateus 18:6).
- 1 E eu, irmãos não vos pude falar como a espírituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. 2 Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis; 1 Coríntios 3:1,2 15 antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Efésios 4:15 13 Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança; Hebreus 5:13 18 antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade. 2 Pedro 3:18 6 Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar. Mateus 18:6
Em Meu nome - (cba)
Mateus 18:5
Ver com. de Mateus 10:40-42. Isto é, “por Minha causa”, ou “como Meu representante”.
A Mim Me recebe - (cba)
Mateus 18:5
A narrativa de Mateus omite aqui uma parte do discurso de Jesus. Esta seção foi pronunciada em resposta a uma pergunta de João sobre a atitude a tomar em relação aos que não estão diretamente associados aos seguidores imediatos de Cristo (ver com. de Marcos 9:38-41).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 18:1-6
Cristo falou muitas palavras sobre os seus sofrimentos, e somente uma sobre a sua glória; todavia, os discípulos se firmaram nesta e esqueceram-se das outras. Muitos dos que gostam de ouvir falar de privilégios e glória estão dispostos a desviar-se dos pensamentos acerca de trabalhos e problemas. Nosso Senhor colocou diante deles uma criancinha, assegurando-lhes solenemente que não poderiam entrar em seu reino se não fossem convertidos e se tornassem como os pequeninos.
Quando as crianças são muito pequenas, não desejam autoridade, nem consideram as distinções exteriores, estão livres de maldade, são aprendizes e estão dispostas a confiar em seus pais. É verdade que assim que começam a mostrar outras disposições e chega a juventude, lhes são ensinadas outras idéias, mas são as características da infância que as convertem em exemplos adequados de mente humilde e de cristãos verdadeiros. Certamente necessitamos ser renovados sempre no espírito de nossa mente, para que cheguemos a ser simples e humildes como os pequeninos, e dispostos a sermos o menor de todos. Estudemos diariamente este tema e examinemos o nosso espírito.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 40 Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. 41 Quem recebe um profeta na qualidade de profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá a recompensa de justo. 42 E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa. Mateus 10:40-42 40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. 45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. Mateus 25:40,45 41 Porquanto qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa. Marcos 9:41 48 e disse-lhes: Qualquer que receber esta criança em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que me receber a mim, recebe aquele que me enviou; pois aquele que entre vós todos é o menor, esse é grande. Lucas 9:48 1 Disse Jesus a seus discípulos: É impossível que não venham tropeços, mas ai daquele por quem vierem! 2 Melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequeninos. Lucas 17:1,2 37 Qualquer que em meu nome receber uma destas crianças, a mim me recebe; e qualquer que me recebe a mim, recebe não a mim mas àquele que me enviou. Marcos 9:37 20 Em verdade, em verdade vos digo: Quem receber aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. João 13:20 14 e aquilo que na minha carne era para vós uma tentação, não o desprezastes nem o repelistes, antes me recebestes como a um anjo de Deus, mesmo como a Cristo Jesus. Gálatas 4:14