Comentário Bíblico
Adventista
Não comia - (cba)
Mateus 11:18
Como um nazireu (ver com. de Mateus 3:4), João se abstinha de comer e beber como outras pessoas o faziam livremente e, talvez, esperasse que os discípulos seguissem seu exemplo. Lucas diz: “não comendo pão, nem bebendo vinho” (Lucas 7:33). A vida pessoal abstêmia e um tanto austera de João não era muito atrativa para o povo como um todo. Muitos aparentemente o consideravam um fanático e faziam disso uma desculpa para não buscar arrependimento e serem batizados por ele. O que incomodava a muitos era que João Batista reprovava seus excessos licenciosos. Essa repreensão estava implícita em sua vida exemplar e talvez explícita em seus ensinos. Para essa classe de pessoas, a religião e o modo de vida que João defendia pareciam tristes. Eles se cansaram de ser continuamente lembrados de que precisavam se arrepender. Para eles, o convite de João era um chamado à lamentação, e não tinham vontade de aceitá-lo (ver com. de Mateus 11:17).
- 4 Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Mateus 3:4 33 Porquanto veio João, o Batista, não comendo pão nem bebendo vinho, e dizeis: Tem demônio; Lucas 7:33 17 Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não pranteastes. Mateus 11:17
Tem demônio! - (cba)
Mateus 11:18
Isto é, possuído pelo demônio, ou simplesmente, louco (ver com. de Marcos 1:23). Esta foi a mesma acusação feita pelos líderes religiosos contra Cristo (ver com. de Mateus 9:34). Em ambos os casos, era meramente uma desculpa para não aceitar a mensagem de arrependimento e vida nova.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 11:16-24
Cristo faz uma reflexão sobre os escribas e fariseus, que tinham um conceito orgulhoso de si mesmos. compara a conduta deles com a brincadeira das crianças, que zangando-se sem razão, rebatem todos os intentos de seus companheiros para agradá-los ou para que se unam às brincadeiras para as quais costumavam reunir-se.
As objeções capciosas dos homens mundanos são frequentemente muito fraudulentas, e demonstram grande malícia. Estes sempre têm algo a criticar nos outros, por mais excelentes e santos que aqueles possam ser. Cristo, que era imaculado e apartado dos pecadores, aqui se apresenta com eles e "contaminado" por eles. A inocência mais imaculada nem sempre será defesa contra a reprovação.
Cristo sabia que os corações dos judeus eram mais irados e endurecidos contra seus milagres e doutrinas, do que os de Tiro e Sidom; portanto, sua condenação será maior. O Senhor exerce sua onipotência, mas não castiga mais do que se é merecido, e nunca retém o conhecimento da verdade daqueles que o anelam.
Comentário Bíblico
Vídeos
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Mateus 3:4 17 Não me assentei na roda dos que se alegram, nem me regozijei. Sentei-me a sós sob a tua mão, pois me encheste de indignação. Jeremias 15:17 8 Não entres na casa do banquete, para te assentares com eles a comer e a beber. 9 Pois assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Eis que perante os vossos olhos, e em vossos dias, farei cessar deste lugar a voz de gozo e a voz de alegria, a voz do noivo e a voz da noiva. Jeremias 16:8,9 15 porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe; Lucas 1:15 27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado. 1 Coríntios 9:27 25 Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos? Mateus 10:25 11 Saiu então Jeú aos servos de seu senhor; e um lhe perguntou: Vai tudo bem? Por que veio a ti esse louco? E ele lhes respondeu: Bem conheceis o homem e o seu falar. 2 Reis 9:11 26 O Senhor te pôs por sacerdote em lugar de Jeoiada, o sacerdote, para que fosses encarregado da casa do Senhor, sobre todo homem obsesso que profetiza, para o lançares na prisão e no tronco; Jeremias 29:26 7 Chegaram os dias da punição, chegaram os dias da retribuição; Israel o saberá; o profeta é um insensato, o homem possesso de espírito é um louco; por causa da abundância da tua iniqüidade e do teu grande ódio. Oséias 9:7 20 Respondeu a multidão: Tens demônio; quem procura matar-te? João 7:20 48 Responderam-lhe os judeus: Não dizemos com razão que és samaritano, e que tens demônio? João 8:48 20 E muitos deles diziam: Tem demônio, e perdeu o juízo; por que o escutais? João 10:20 24 Fazendo ele deste modo a sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar. Atos 26:24 34 Os fariseus, porém, diziam: É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios. Mateus 9:34 48 Responderam-lhe os judeus: Não dizemos com razão que és samaritano, e que tens demônio? 52 Disseram-lhe os judeus: Agora sabemos que tens demônios. Abraão morreu, e também os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte! João 8:48,52
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
