Comentário Bíblico
Adventista
Suave - (cba)
Mateus 11:30
Do gr. chrêstos, “útil”, “bom”, “gentil” ou “agradável”; não “lácil”, no sentido de não ser difícil. Não há palavra do nosso idioma que seja equivalente a chrêstos.
Meu fardo é leve - (cba)
Mateus 11:30
Quem verdadeiramente ama a Cristo se deleitará em fazer Sua vontade (ver com. de Salmos 40:8). Aqueles que tomam o “jugo" da submissão ao Mestre, que aprendem na Sua escola, encontrarão o "descanso” de alma que Ele prometeu. O fardo pesado da justiça legalista, de tentar ganhar a salvação por méritos supostamente obtidos com obras, em vez de assegurá-la por meio dos méritos de Cristo, e o fardo ainda mais pesado do pecado, tudo isso desaparecerá.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O Jugo da Restrição e da Obediência
Mateus 11:28-30
Cristo diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tome meu jugo sobre você ”- o jugo de restrição e obediência -“ e aprenda de mim; porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas ”. Devemos encontrar descanso usando Seu jugo e carregando Seus fardos. Sendo coobreiros de Cristo na grande obra pela qual Ele deu a vida, encontraremos verdadeiro descanso. Quando éramos pecadores, Ele deu Sua vida por nós. Ele quer que vamos a Ele e aprendamos Dele. Assim, devemos encontrar descanso. Ele diz que nos dará descanso. “Aprenda de mim; pois sou manso e humilde de coração ”. Ao fazer isso, você encontrará em sua própria experiência o descanso que Cristo dá, o descanso que vem de usar Seu jugo e levantar Seus fardos (O Boletim da Conferência Geral, 4 de abril de 1901 ).
Ao aceitar o jugo de restrição e obediência de Cristo, você descobrirá que é de grande ajuda para você. Usar este jugo mantém você perto de Cristo, e Ele carrega a parte mais pesada do fardo.
“Aprenda de mim; pois sou manso e humilde de coração ”. Aprender as lições que Cristo ensina é o maior tesouro que os alunos podem encontrar. O descanso vem a eles com a consciência de que estão tentando agradar ao Senhor ( Carta 144, 1901 ).
Ajuda para carregar cada fardo
Mateus 11:28-30
Há uma condição para o descanso e a paz aqui oferecidos por Cristo. É o de unir-se a ele. Todos os que aceitarem a condição descobrirão que o jugo de Cristo os ajudará a carregar todo fardo de que necessitam. Sem Cristo ao nosso lado para carregar a parte mais pesada do fardo, devemos realmente dizer que é pesado. Mas, unidos com Ele ao carro do dever, os fardos da vida podem ser todos levemente carregados. E assim como um homem age em voluntária obediência às exigências de Deus, virá sua paz de espírito. ...
Mansidão e humildade caracterizarão todos os que são obedientes à lei de Deus, todos os que levarão o jugo de Cristo com submissão. E essas graças trarão o resultado desejável de paz no serviço de Cristo ( The Signs of the Times, 16 de abril de 1912 , reimpresso de The Signs of the Times, 22 de julho de 1897 ).
Símbolo de submissão à vontade de Deus
Mateus 11:28-30
Ver Mateus 16:24; Lucas 9:23. Devemos carregar o jugo de Cristo para que sejamos colocados em união completa com ele. “Tome meu jugo sobre você”, diz Ele. Obedeça meus requisitos. Mas esses requisitos podem estar em oposição direta à vontade e aos propósitos do agente humano. O que precisa ser feito? Ouça o que Deus diz: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me”. O jugo e a cruz são símbolos que representam a mesma coisa - a entrega da vontade a Deus. Usar o jugo une o homem finito em companhia do amado Filho de Deus. Levantar a cruz separa o eu da alma e coloca o homem onde ele aprende como carregar os fardos de Cristo. Não podemos seguir a cristosem levar o seu jugo, sem levantar a cruz e carregá-la após ele. Se nossa vontade não estiver de acordo com os requisitos divinos, devemos negar nossas inclinações, abandonar nossos queridos desejos e os passos de Cristo. ...
- 24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; Mateus 16:24 23 Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23
Os homens moldam para seus próprios pescoços cangas que parecem leves e agradáveis de usar, mas se revelam irritantes ao extremo. Cristo vê isso e diz: “Pega o meu jugo sobre ti. O jugo que você colocaria em seu próprio pescoço, pensando que é um ajuste preciso, não servirá de forma alguma. Tome Meu jugo sobre você e aprenda de Mim as lições essenciais para você aprender; pois sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para vossas almas. Meu jugo é suave e Meu fardo é leve. ” O Senhor nunca faz uma estimativa falsa a respeito de Sua herança. Ele mede os homens com quem está trabalhando. Quando eles se submetem ao Seu jugo, quando desistem da luta que tem sido inútil para eles e para a causa de Deus, encontrarão paz e descanso. Quando perceberem sua própria fraqueza, suas próprias deficiências, terão prazer em fazer a vontade de Deus. Eles se submeterão ao jugo de Cristo. Então Deus pode operar neles o querer e o fazer, de acordo com Sua boa vontade, o que freqüentemente é inteiramente contrário aos planos da mente humana. Quando a unção celestial vier a nós, aprenderemos a lição de mansidão e humildade, que sempre traz descanso para a alma (The Review and Herald, 23 de outubro de 1900 ).
O jugo de Cristo nunca esgota
Mateus 11:28-30
Seu trabalho não é recolher fardos próprios. Ao assumir os fardos que Cristo deseja de você, você pode perceber os fardos que Ele carregou. Vamos estudar a Bíblia e descobrir que tipo de jugo Ele carregou. Ele foi uma ajuda para aqueles ao seu redor. Ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tome meu jugo sobre você e aprenda de mim; porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas ”. Você vê que há um jugo a suportar. Agora, esta é a mesma fé que desejamos - uma fé que se apoderará das promessas de Deus, que tomará o jugo de Cristo e carregará os fardos que Ele deseja que nós. Freqüentemente pensamos que estamos tendo dificuldade em carregar fardos, e é muito freqüente, porque Deus não fez nenhuma provisão para que carregássemos esses fardos; mas quando carregamos Seu jugo e carregamos Seus fardos, podemos testificar que o jugo de Cristo é suave e Seus fardos são leves, porque Ele fez provisão para eles. Mas quando você se sentir deprimido e desanimado, não desista da batalha; você tem um Salvador vivo que o ajudará e terá descanso Nele. Você não deve colocar seu pescoço sob o jugo da moda, e jugos que Deus nunca designou que você suportasse. Não é nosso trabalho estudar como cumprir o padrão do mundo, mas a grande questão com cada um deve ser: Como posso cumprir o padrão de Deus? Então você encontrará descanso para a alma; pois Cristo disse: “Meu jugo é suave e meu fardo é leve”. não desista da batalha; você tem um Salvador vivo que o ajudará e terá descanso Nele. Você não deve colocar seu pescoço sob o jugo da moda, e jugos que Deus nunca designou que você suportasse. Não é nosso trabalho estudar como cumprir o padrão do mundo, mas a grande questão com cada um deve ser: Como posso cumprir o padrão de Deus? Então você encontrará descanso para a alma; pois Cristo disse: “Meu jugo é suave e meu fardo é leve”. não desista da batalha; você tem um Salvador vivo que o ajudará e terá descanso Nele. Você não deve colocar seu pescoço sob o jugo da moda, e jugos que Deus nunca designou que você suportasse. Não é nosso trabalho estudar como cumprir o padrão do mundo, mas a grande questão com cada um deve ser: Como posso cumprir o padrão de Deus? Então você encontrará descanso para a alma; pois Cristo disse: “Meu jugo é suave e meu fardo é leve”. s padrão? Então você encontrará descanso para a alma; pois Cristo disse: “Meu jugo é suave e meu fardo é leve”. s padrão? Então você encontrará descanso para a alma; pois Cristo disse: “Meu jugo é suave e meu fardo é leve”.
Quando você tem um jugo que o irrita até o pescoço, pode saber que não é o jugo de Cristo; pois Ele diz que Seu jugo é fácil. O que Deus quer de nós é aprender todos os dias de nossas vidas como construir nosso caráter para o tempo e para a eternidade. Ele não quer que entremos em um canal e nunca saiamos dele; ter idéias fixas e mantê-las firmes, estejam elas certas ou erradas. Ele nos colocará em meio a provações e dificuldades, e quando tivermos aprendido a superar os obstáculos com espírito correto, com propósito elevado e santo, Ele nos dará outra lição. E se não temos a mansidão de Cristo de estar constantemente aprendendo de Jesus em Sua escola, então devemos saber que não temos o jugo de Cristo ( The Review and Herald, 10 de maio de 1887 ).
O jugo fácil não dá vida
Mateus 11:30
O Senhor chama Seu jugo de suave e Seu fardo leve. No entanto, esse jugo não nos dará uma vida de conforto e liberdade e indulgência egoísta. A vida de Cristo foi de abnegação e abnegação a cada passo; e com ternura e amor consistentes e cristãos, Seu verdadeiro seguidor andará nas pegadas do Mestre; e à medida que avança nesta vida, ele se tornará cada vez mais inspirado com o espírito e a vida de Cristo ( The Signs of the Times, 16 de abril de 1912 , reeditado de The Signs of the Times, 22 de julho de 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 11:25-30
É dever dos filhos serem agradecidos. Quando vamos a Deus como Pai, devemos nos lembrar que Ele é o Senhor do céu e da terra, que nos faz ir a Ele com reverência, por ser Ele o Senhor soberano sobre tudo. Com tal confiança o fazemos, como a quem é capaz de nos defender do mal e nos proporcionar todo bem.
Nosso bendito Senhor adicionou uma declaração notável: que o Pai havia posto em suas mãos todo o poder, autoridade e juízo. Estamos endividados com Cristo por toda a revelação que temos da vontade e amor de Deus Pai desde que Adão pecou.
Nosso Salvador tem convidado para que venham a Ele todos os que trabalham arduamente e que estão sobrecarregados. Em alguns aspectos, todos os homens estão assim. Os homens mundanos se sobrecarregam com preocupações infrutíferas, riquezas e honras; o que busca o divertimento e o prazer sensual ilícito se esforça pelos prazeres; o escravo de Satanás e suas próprias luxúrias é o servo mais escravizado da teria. os que trabalham arduamente para estabelecer sua própria justiça também trabalham em vão. O pecador convicto está muito carregado de culpa e terror; o crente tentado e afligido tem trabalhos duros e cargas.
Cristo convida que todos venham a Ele em prol do repouso para as suas almas. Só Ele faz este convite. os homens vão a Ele quando, sentindo sua culpa e miséria e crendo em seu amor e poder para os socorrer, buscam-no com oração fervorosa. Assim, é interesse e dever dos pecadores cansados e carregados, virem a Jesus Cristo. Este é o chamado do Evangelho: aquele que quiser, venha. Todos os que assim vão receberão repouso como presente de Cristo, e obterão paz e consolo em seu coração. Ao ir a Ele, devem tomar seu jugo e submeter-se à sua autoridade. Devem aprender dEle todas as coisas acerca de seu consolo e obediência. Ele aceita o servo disposto, por riais imperfeitos que sejam os seus serviços. Aqui podemos encontrar repouso para nossas almas, e só aqui.
Não temos que temer o seu jugo. Seus mandamentos são santos, justos e bons. Isto requer que nos neguemos a nós mesmos e traz dificuldades; porém, isto é abundantemente recompensado já neste mundo, pela paz e gozo inferior. É um jugo que tem como base o amor. Tão poderosos são os socorros que nos dá, tão adequadas as exortações, e tão fortes as consolações que se encontram no caminho do dever, que podemos dizer verdadeiramente que é um jugo grato. o caminho do dever é o caminho do repouso. As verdades que Cristo ensina são tais que podemos arriscar a nossa alma por elas. Sendo tal a misericórdia do Redentor, então por que deve o pecador laborioso e carregado buscar repouso em alguma outra parte? Devemos ir a Ele diariamente em busca da libertação da ira e da culpa do pecado e de Satanás, de todas as nossas preocupações, temores e dores. A obediência forçada, longe de ser fácil e leve, é uma carga pesada. Em vão nos aproximaremos de Jesus com nossos lábios, enquanto o coração estiver longe dEle. Então vinde a Jesus para encontrardes repouso para as vossas almas.
- Veja também

Conselhos aos Professores, Pág. 369

Conselhos aos Professores, Pág. 211

O Grande Conflito, Pág. 489

Minha Consagração Hoje, Pág. 168

Este Dia com Deus, Pág. 283

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 330

Refletindo a Cristo, Pág. 359

A Ciência do Bom Viver, Pág. 481

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 69

Nossa Alta Vocação, Pág. 95
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 17 Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas são paz. Provérbios 3:17 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus? Miquéias 6:8 10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? 28 Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias: Atos 15:10,28 1 Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Gálatas 5:1,18 3 Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos; 1 João 5:3 33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33 4 que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. 5 Porque, como as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também por meio de Cristo transborda a nossa consolação. 2 Coríntios 1:4,5 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; 2 Coríntios 4:17 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. 2 Coríntios 12:9,10 13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Filipenses 4:13
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Liçào 5 - Venham a Mim: Um Estudo de Mateus 11:28-30 - Leandro Quadros - Escola Sabatina
- Veja também

Conselhos aos Professores, Pág. 369

Conselhos aos Professores, Pág. 211

O Grande Conflito, Pág. 489

Minha Consagração Hoje, Pág. 168

Este Dia com Deus, Pág. 283

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 330

Refletindo a Cristo, Pág. 359

A Ciência do Bom Viver, Pág. 481

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 69

Nossa Alta Vocação, Pág. 95