Comentário Bíblico
Adventista
A quem hei de comparar [...]? - (cba)
Mateus 11:16
Fórmula judaica comum para introduzir uma parábola. Mateus 11:7-15, Jesus direcionou o pensamento das pessoas à natureza e ao propósito da missão de João. A partir dessa passagem (Mateus 11:16-24), Ele Se volta para a maneira como o povo de Israel recebeu Sua missão, em comparação com o modo como recebeu João e sua obra.
- 7 Ao partirem eles, começou Jesus a dizer às multidões a respeito de João: que saístes a ver no deserto? um caniço agitado pelo vento? 8 Mas que saístes a ver? um homem trajado de vestes luxuosas? Eis que aqueles que trajam vestes luxuosas estão nas casas dos reis. 9 Mas por que saístes? para ver um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta. 10 Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio eu ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar adiante de ti o teu caminho. 11 Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João, o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. 12 E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força, e os violentos o tomam de assalto. 13 Pois todos os profetas e a lei profetizaram até João. 14 E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. 15 Quem tem ouvidos, ouça. Mateus 11:7-15 16 Mas, a quem compararei esta geração? É semelhante aos meninos que, sentados nas praças, clamam aos seus companheiros: 17 Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não pranteastes. 18 Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio. 19 Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Entretanto a sabedoria é justificada pelas suas obras. 20 Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operara a maior parte dos seus milagres, o não se haverem arrependido, dizendo: 21 Ai de ti, Corazin! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se operaram, há muito elas se teriam arrependido em cilício e em cinza. 22 Contudo, eu vos digo que para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no dia do juízo, do que para vós. 23 E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o hades descerás; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. 24 Contudo, eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti. Mateus 11:16-24
Esta geração - (cba)
Mateus 11:16
Lucas diz: “homens da presente geração" (Lucas 7:31). Cristo Se refere ao povo de Israel, que tinha ouvido as mensagens de João, bem como as de Jesus e Seus poderosos milagres (Mateus 11:21,23). “Esta geração” tinha recebido privilégios muito maiores do que todas as do AT. Mas, apesar dessas oportunidades sem precedentes, bem poucos tiveram “ouvidos” para ouvir (ver com. de Mateus 11:15), para perceber o verdadeiro significado da missão de João Batista e da de Jesus. Por sua vez, os escribas e os fariseus rejeitaram abertamente a Cristo e O proclamaram um impostor (ver DTN, 213), embora ainda hesitassem em assumir a mesma atitude com relação a João Batista, ao menos, abertamente (ver Mateus 21:23-27). Todos do povo comum “consideravam João como profeta” (Marcos 11:32); depois ouviram a Cristo com prazer (ver Marcos 12:37) e, finalmente, muitos deles concluíram que Ele também devia ser um profeta (ver Mateus 16:13,14). As observações de Cristo nestes versículos e nos seguintes se aplicam, da mesma forma, aos líderes judeus, em particular, e a Israel como um todo.
- 31 A que, pois, compararei os homens desta geração, e a que são semelhantes? Lucas 7:31 21 Ai de ti, Corazin! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se operaram, há muito elas se teriam arrependido em cilício e em cinza. 23 E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o hades descerás; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Mateus 11:21,23 15 Quem tem ouvidos, ouça. Mateus 11:15 23 Tendo Jesus entrado no templo, e estando a ensinar, aproximaram-se dele os principais sacerdotes e os anciãos do povo, e perguntaram: Com que autoridade fazes tu estas coisas? e quem te deu tal autoridade? 24 Respondeu-lhes Jesus: Eu também vos perguntarei uma coisa; se ma disserdes, eu de igual modo vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25 O batismo de João, donde era? do céu ou dos homens? Ao que eles arrazoavam entre si: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes? 26 Mas, se dissermos: Dos homens, tememos o povo; porque todos consideram João como profeta. 27 Responderam, pois, a Jesus: Não sabemos. Disse-lhe ele: Nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas. Mateus 21:23-27 32 Mas diremos, porventura: Dos homens? - É que temiam o povo; porque todos verdadeiramente tinham a João como profeta. Marcos 11:32 37 Davi mesmo lhe chama Senhor; como é ele seu filho? E a grande multidão o ouvia com prazer. Marcos 12:37 13 Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? 14 Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas. Mateus 16:13,14
João Batista serviu de ponte entre o AT e o NT (ver DTN, 220). O AT foi concluído com uma profecia de que ele viria (ver com. de Malaquias 3:1; Malaquias 4:5,6), e o NT se inicia com um registro do cumprimento dessa profecia (ver Mateus 3:1-3; Marcos 1:1-3). Todas as mensagens proféticas do AT centralizam-se na vinda do Messias e na preparação de um povo apto a encontrá-Lo (ver Mateus 11:13,14). Com João, o Antigo Testamento atingiu seu clímax e abriu caminho ao Novo. A mesma geração que ouviu João também testemunhou a vinda do Messias e o estabelecimento de Seu reino; além disso, foi essa mesma geração que finalmente testemunhou o completo cumprimento de tudo que os profetas do AT tinham predito sobre Jerusalém e a nação judaica (ver com. de Mateus 23:36; Mateus 24:34).
- 1 Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos. Malaquias 3:1 5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; 6 e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. Malaquias 4:5,6 1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, 2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Mateus 3:1-3 1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2 Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar o teu caminho; 3 voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; Marcos 1:1-3 13 Pois todos os profetas e a lei profetizaram até João. 14 E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. Mateus 11:13,14 36 Em verdade vos digo que todas essas coisas hão de vir sobre esta geração. Mateus 23:36 34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram. Mateus 24:34
Meninos - (cba)
Mateus 11:16
Literalmente, “pequenos”. A cena descrita é familiar a qualquer cidade ou vila do Oriente, onde a rua serve de pátio para brincadeiras bem eomo para mercado ou feira.
Praças - (cba)
Mateus 11:16
Do gr. agorai, “assembleias” ou “lugares de reuniões públicas”, lugares de reunião para comércio e diálogos. No princípio, as “praças” não tinham nada a ver com comércio, mas quando se fizeram construções para discussão de política se tornou basicamente um lugar para transações comerciais. Nas cidades, havia uma grande praça pública, ao passo que, nas vilas, as reuniões se davam nas ruas.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 11:16-24
Cristo faz uma reflexão sobre os escribas e fariseus, que tinham um conceito orgulhoso de si mesmos. compara a conduta deles com a brincadeira das crianças, que zangando-se sem razão, rebatem todos os intentos de seus companheiros para agradá-los ou para que se unam às brincadeiras para as quais costumavam reunir-se.
As objeções capciosas dos homens mundanos são frequentemente muito fraudulentas, e demonstram grande malícia. Estes sempre têm algo a criticar nos outros, por mais excelentes e santos que aqueles possam ser. Cristo, que era imaculado e apartado dos pecadores, aqui se apresenta com eles e "contaminado" por eles. A inocência mais imaculada nem sempre será defesa contra a reprovação.
Cristo sabia que os corações dos judeus eram mais irados e endurecidos contra seus milagres e doutrinas, do que os de Tiro e Sidom; portanto, sua condenação será maior. O Senhor exerce sua onipotência, mas não castiga mais do que se é merecido, e nunca retém o conhecimento da verdade daqueles que o anelam.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 13 Que testemunho te darei, a que te compararei, ó filha de Jerusalém? A quem te assemelharei, para te consolar, ó virgem filha de Sião? pois grande como o mar é a tua ferida; quem te poderá curar? Lamentações 2:13 30 Disse ainda: A que assemelharemos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos? Marcos 4:30 18 Ele, pois, dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? Lucas 13:18 34 Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. Mateus 12:34 36 Em verdade vos digo que todas essas coisas hão de vir sobre esta geração. Mateus 23:36 34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram. Mateus 24:34 31 A que, pois, compararei os homens desta geração, e a que são semelhantes? 32 São semelhantes aos meninos que, sentados nas praças, gritam uns para os outros: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não chorastes. 33 Porquanto veio João, o Batista, não comendo pão nem bebendo vinho, e dizeis: Tem demônio; 34 veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. 35 Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos. Lucas 7:31-35
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
