Comentário Bíblico
Adventista
E, vendo - (cba)
Marcos 7:2
Os fariseus e os escribas sabiam que os discípulos estavam simplesmente seguindo o costume de Jesus (cl. com. de Lucas 11:38). Indiretamente, esta foi uma provocação pessoal a Jesus. Os escribas e os fariseus pretendiam atribuir a Ele a negligência em relação às suas leis. Ao proceder de forma indireta, provavelmente, eles também evitariam otender aqueles que pensavam bem de Jesus. Os líderes em Jerusalém olhavam para as pessoas analfabetas e simples da Galileia com desprezo e, geralmente, se referiam a elas como 'amine haarets, literalmente, "as pessoas da terra”. E foi na companhia de uma multidão desses sinceros galileus que este encontro ocorreu.
Pão - (cba)
Marcos 7:2
Literalmente, “pães”, mas aqui provavelmente indique ‘comida" em geral.
Impuras - (cba)
Marcos 7:2
Do gr. koinos, originalmente significa “comum”, isto é, compartilhado por muitas pessoas. Mais tarde, passou a significar “vulgar” ou “profano" e é neste sentido que Marcos usa a palavra aqui (cf. com. de Atos 10:14).
Por lavar - (cba)
Marcos 7:2
Como escrevia para não judeus, que poderiam não compreender a natureza da provocação que os espiões apresentavam, Marcos descreveu o que ele queria dizer com “impuras”. Mateus, provavelmente, escrevendo principal mente para os judeus, não faz tal declaração explicativa. A purificação aqui referida era estritamente ritual, não sanitária. Este rito consistia em verter uma pequena quantidade de água sobre a palma de uma mão, depois na outra, com a mão em tal posição que a água passasse da palma da mão para o punho, mas não mais além, cuidando-se o tempo todo para que a água corresse de volta para a palma da mão e, depois, alternadamente esfregando as duas mãos. A quantidade mínima de água prescrita era a que caberia em uma casca e meia de ovo. No entanto, onde não houvesse água disponível, uma ablução a seco era permitida, na qual uma pessoa poderia simplesmente simular o lavar das mãos da forma prescrita.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Marcos 7:1-13
Um grande objetivo da vinda de Cristo era colocar de lado a lei cerimonial; para dar lugar a isto, reprova as cerimónias que os homens acrescentam à lei de Deus. As mãos limpas e o coração puro que Cristo concede aos seus discípulos, e requer deles, são muito diferentes das formalidades exteriores e supersticiosas dos fariseus de todas as épocas.
Jesus os reprova por terem rejeitado o mandamento de Deus. Fica claro que é dever dos filhos, se os seus pais forem pobres, aliviá-los o tanto quanto possível. E se os filhos que amaldiçoam os seus pais merecem morrer, muito mais aqueles que os deixam passar fome. Porém, se um homem se conformasse com as tradições dos fariseus, eles encontrariam uma maneira de liberá-lo do cumprimento deste dever.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 Mas Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. 15 Pela segunda vez lhe falou a voz: Não chames tu comum ao que Deus purificou. 28 e disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem devo chamar comum ou imundo; Atos 10:14,15,28 4 Nisso os presidentes e os sátrapas procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino mas não podiam achar ocasião ou falta alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem falta. 5 Pelo que estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, a menos que a procuremos no que diz respeito a lei do seu Deus. Daniel 6:4,5 3 E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? 5 Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão. Mateus 7:3-5 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas. 24 Guias cegos! que coais um mosquito, e engulis um camelo. 25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. Mateus 23:23-25 2 Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos, quando comem. Mateus 15:2 5 Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar? Marcos 7:5 38 O fariseu admirou-se, vendo que ele não se lavara antes de almoçar. Lucas 11:38 8 Mas eu respondi: De modo nenhum, Senhor, pois nunca em minha boca entrou coisa alguma comum e imunda. Atos 11:8 14 Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nada é de si mesmo imundo a não ser para aquele que assim o considera; para esse é imundo. Romanos 14:14 29 de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça? Hebreus 10:29 27 E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21:27
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Jesus Aboliu as Leis de Levítico 11 Em Mateus 15:11 e Marcos 7:19? Carne de Porco - Romanos 15
