Comentário Bíblico
Adventista
Mandamento de Deus - (cba)
Marcos 7:8
A forma singular, usada aqui, se refere a tudo o que Deus ordenou, toda a vontade divina revelada (ver com. de Mateus 22:37,39). O “mandamento” de Deus “é ilimitado” (Salmos 119:96); isto abrange “o dever de todo homem” (Eclesiastes 12:13). O ideal apresentado aqui é o de ser “perfeito”, assim como “perfeito” é o Pai celeste (ver com. de Mateus 5:48).
- 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:37,39 96 A toda perfeição vi limite, mas o teu mandamento é ilimitado. Salmos 119:96 13 Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem. Eclesiastes 12:13 48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. Mateus 5:48
Tradição - (cba)
Marcos 7:8
A “tradição dos homens” se mostra em claro contraste com o “mandamento de Deus”.
O lavar (ARC) - (cba)
Marcos 7:8
Evidências textuais favorecem a omissão do restante de Marcos 7:8, começando com estas palavras, como o faz a ARA. De todo modo, a declaração é inquestionavelmente verdadeira, pois o mesmo pensamento é expresso em Marcos 7:4,13.
- 8 Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens. Marcos 7:8 4 e quando voltam do mercado, se não se purificarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como a lavagem de copos, de jarros e de vasos de bronze. 13 invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes; também muitas outras coisas semelhantes fazeis. Marcos 7:4,13
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Marcos 7:1-13
Um grande objetivo da vinda de Cristo era colocar de lado a lei cerimonial; para dar lugar a isto, reprova as cerimónias que os homens acrescentam à lei de Deus. As mãos limpas e o coração puro que Cristo concede aos seus discípulos, e requer deles, são muito diferentes das formalidades exteriores e supersticiosas dos fariseus de todas as épocas.
Jesus os reprova por terem rejeitado o mandamento de Deus. Fica claro que é dever dos filhos, se os seus pais forem pobres, aliviá-los o tanto quanto possível. E se os filhos que amaldiçoam os seus pais merecem morrer, muito mais aqueles que os deixam passar fome. Porém, se um homem se conformasse com as tradições dos fariseus, eles encontrariam uma maneira de liberá-lo do cumprimento deste dever.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 12 Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem requereu de vós isto, que viésseis pisar os meus átrios? Isaías 1:12 3 Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente; 4 e quando voltam do mercado, se não se purificarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como a lavagem de copos, de jarros e de vasos de bronze. Marcos 7:3,4 5 Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar? 9 Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de deus, para guardardes a vossa tradição. 13 invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes; também muitas outras coisas semelhantes fazeis. Marcos 7:5,9,13 14 e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. Gálatas 1:14
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Jesus Aboliu as Leis de Levítico 11 Em Mateus 15:11 e Marcos 7:19? Carne de Porco - Romanos 15
