Comentário Bíblico
Adventista
As Minhas mãos - (cba)
Lucas 24:39
Esta foi uma evidência inegável de que Aquele que estava ali vivo diante deles não era outro senão o Senhor crucificado. Jesus foi paciente com a lentidão dos discípulos em compreender (ver com. de Lucas 24:35) e lhes deu uma evidência tangível sobre a qual podiam basear sua fé. Foi esta confiança na realidade da ressurreição que deu poder convincente à mensagem que os apóstolos passaram a propagar (ver 1 João 1:1,2; 1 João 5:20; Lucas 24:48).
- 35 Então os dois contaram o que acontecera no caminho, e como se lhes fizera conhecer no partir do pão. Lucas 24:35 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); 1 João 1:1,2 20 Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20 48 Vós sois testemunhas destas coisas. Lucas 24:48
Os Meus pés - (cba)
Lucas 24:39
O texto deixa subentendido que os pés de Jesus, assim como as mãos, foram traspassados por cravos.
Apalpai-Me - (cba)
Lucas 24:39
Cristo deu três tipos de evidências sensoriais para convencer os discípulos de que era um ser real e corpóreo mesmo depois de ressuscitado. Pela visão, audição e tato, eles puderam ter certeza de que Jesus era real, não uma aparição ou fruto da imaginação. No corpo ressurreto e glorificado de Jesus, há um exemplo de como seremos na ressurreição (ver 1 Coríntios 15:22,23; 1 João 3:1,2).
- 22 Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. 23 Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. 1 Coríntios 15:22,23 1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele. 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. 1 João 3:1,2
Um espírito - (cba)
Lucas 24:39
Do gr. pneuma (ver com. de Lucas 8:55). Quando Jesus veio a esta Perra, não Se despojou de Sua natureza divina (ver com. de João 1:14). E ao retornar para o Pai, levou consigo a semelhança humana (ver DTN, 832). Ele “ascendeu ao Céu portando uma humanidade santificada. Levou essa humanidade consigo para os átrios celestiais e, ao longo das eras eternas, a revelará, provando ser Aquele que redimiu cada ser humano na cidade de Deus” (Ellen White, RH, 09/03/1905).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Cristo levou a humanidade consigo
Lucas 24:39
Ver Atos 1:9-11. Cristo ascendeu ao céu, carregando uma humanidade santificada e santa. Ele levou esta humanidade consigo para as cortes celestiais, e através dos séculos eternos Ele a suportará, como Aquele que redimiu todo ser humano na cidade de Deus, Aquele que rogou ao Pai: “Eu os gravei nas palmas das minhas mãos. ” As palmas de Suas mãos trazem as marcas das feridas que Ele recebeu. Se estivermos feridos e machucados, se encontrarmos dificuldades difíceis de administrar, lembremo-nos de quanto Cristo sofreu por nós. Vamos sentar-nos junto com nossos irmãos nos lugares celestiais em Cristo. Vamos trazer o do céubênção em nossos corações ( The Review and Herald, 9 de março de 1905 ).
Jesus assumiu a natureza da humanidade, a fim de revelar ao homem um amor puro e altruísta, para nos ensinar como amar uns aos outros.
Como homem, Cristo ascendeu ao céu. Como homem, Ele é o substituto e fiador da humanidade. Como homem, Ele vive para interceder por nós. Ele está preparando um lugar para todos os que O amam. Como homem, Ele virá novamente com poder e glória, para receber Seus filhos. E o que deve nos causar alegria e ação de graças é que Deus “estabeleceu um dia, no qual julgará o mundo com justiça por aquele homem a quem ele ordenou”. Então, podemos ter a garantia para sempre de que todo o universo não caído está interessado na grande obra que Jesus veio a nosso mundo realizar, sim, a salvação do homem ( Manuscrito 16, 1890 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 24:36-49
Jesus apareceu de um modo miraculoso, dando aos discípulos a certeza de sua paz, e prometendo-lhes paz espiritual juntamente com cada bênção, ainda que tivessem se esquecido dEle tão recentemente. Muitos pensamentos conflitantes que inquietam a nossa mente, procedem de erros a respeito de Cristo. Todos os pensamentos conflitantes que surgem em nossos corações a qualquer momento, são conhecidos pelo Senhor Jesus e desagradam-no. Falou-lhes sobre a incredulidade irracional que neles havia. Nada aconteceu além daquilo que já havia sido anunciado pelos profetas, e o necessário para a salvação dos pecadores. Agora deve-se ensinar a todos os homens sobre a natureza e a necessidade do arrependimento, para que tenham o perdão dos seus pecados. Estas bênçãos devem ser procuradas pela fé no nome do Senhor Jesus. Cristo, por seu Espírito, trabalha na mente dos homens. Até o homem bom precisa que seja aberto o seu entendimento, para que pense bem a respeito de Cristo, e não tem maior necessidade do que a de compreender as Escrituras.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 803

Cristo Triunfante, Pág. 327
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor. 25 Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei. 27 Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente. João 20:20,25,27 3 aos quais também, depois de haver padecido, se apresentou vivo, com muitas provas infalíveis, aparecendo-lhes por espaço de quarenta dias, e lhes falando das coisas concernentes ao reino de Deus. Atos 1:3 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 1 João 1:1 46 Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou. Lucas 23:46 22 Mas eles caíram com os rostos em terra, e disseram: Ó Deus, Deus dos espíritos de toda a carne, pecará um só homem, e indignar-te-ás tu contra toda esta congregação? Números 16:22 7 e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu. Eclesiastes 12:7 23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23 9 Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhavamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos? Hebreus 12:9