Comentário Bíblico
Adventista
Diziam - (cba)
Lucas 24:34
Isto é, várias das pessoas já saudaram os dois discípulos com esta notícia.
Simão - (cba)
Lucas 24:34
Dos onze, este era o que mais necessitava de consolo e certeza da comunhão com o Senhor ressurreto (ver com. de Marcos 16:7). Sem dúvida, os onze acharam estranho Jesus aparecer às mulheres e não a eles. Com certeza, pensavam: “Se Ele estivesse mesmo vivo, Se revelaria a nós, Seus companheiros mais chegados”.
Considerando que Jesus Se uniu aos dois discípulos a caminho de Emaús pouco depois de partirem de Jerusalém (ver DTN, 795) e que, mesmo depois de desaparecer, permaneceu com eles ao longo de todo o caminho de volta à capital (ver DTN, 801), Cristo deve ter aparecido a Pedro antes de Se unir aos dois viajantes. No entanto, pode ser que os dois homens estiveram em contato próximo com os outros crentes durante boa parte do dia (ver com. de Lucas 24:14). Caso a aparição a Pedro tivesse ocorrido bem antes de sua partida, eles provavelmente já saberiam do lato.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 24:28-35
Se desejamos ter Cristo habitando em nós, devemos ser honestos com Ele. Aqueles que já experimentaram o prazer e o benefício da comunhão com Ele, somente podem desejar mais de sua companhia. Tomou o pão, abençoou-o e partiu-o, e distribuiu entre eles. Isto Ele fez com a autoridade e o afeto que lhe eram de costume, da mesma maneira e provavelmente com as mesmas palavras. Aqui Ele nos ensina que devemos desejar uma bênção para cada refeição. observemos como Cristo, por seu Espírito e graça, dá-se a conhecer às almas de seu povo. Abre-lhes as Escrituras. Reúne-se com eles à sua mesa, na ordenança da ceia do Senhor; dá-se a conhecer a eles no partir do pão, porém, a obra se completa abrindo-lhes os olhos do entendimento. Temos breves visões de Cristo neste mundo, e quando entrarmos no céu, vê-lo-emos para sempre.
Eles tinham sentido a pregação do Senhor como poderosa, mesmo não tendo reconhecido o pregador. As Escrituras que falam de Cristo farão arder o coração dos seus verdadeiros discípulos. o dever daqueles a quem Ele tem se mostrado, é levar ao conhecimento do próximo aquilo que Ele fez por suas almas. É de grande proveito para os discípulos de Cristo, compartilharem as suas experiências, contando-as uns aos outros.
- Veja também

Cristo Triunfante, Pág. 327

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 802
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 54 Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote; e Pedro seguia-o de longe. 55 E tendo eles acendido fogo no meio do pátio e havendo-se sentado à roda, sentou-se Pedro entre eles. 56 Uma criada, vendo-o sentado ao lume, fixou os olhos nele e disse: Esse também estava com ele. 57 Mas Pedro o negou, dizendo: Mulher, não o conheço. 58 Daí a pouco, outro o viu, e disse: Tu também és um deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou. 59 E, tendo passado quase uma hora, outro afirmava, dizendo: Certamente este também estava com ele, pois é galileu. 60 Mas Pedro respondeu: Homem, não sei o que dizes. E imediatamente estando ele ainda a falar, cantou o galo. 61 Virando-se o Senhor, olhou para Pedro; e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Hoje, antes que o galo cante, três vezes me negarás. 62 E, havendo saído, chorou amargamente. Lucas 22:54-62 7 Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse. Marcos 16:7 5 que apareceu a Cefas, e depois aos doze; 1 Coríntios 15:5 6 Ele não está aqui, mas ressurgiu. Lembrai-vos de como vos falou, estando ainda na Galiléia. Lucas 24:6