Comentário Bíblico
Adventista
Na mesma hora - (cba)
Lucas 24:33
Sem provar o alimento diante deles (ver DTN, 801), os dois discípulos partiram imediatamente para Jerusalém, a fim de compartilhar sua grande descoberta com os outros.
Voltaram para Jerusalém - (cba)
Lucas 24:33
O sol havia se posto antes de sua chegada a Emaús. Portanto, já era depois de 18h30 (ver com. de Lucas 24:29). Então, eles partiram para Jerusalém quando já era noite e fizeram a viagem sob a luz da lua. Por mais cansados que estivessem a caminho de casa em Emaús, viram desaparecer toda exaustão e fome. Ao chegar em Jerusalém, pela porta leste, a cidade escura e silenciosa era iluminada pela lua cheia (ver DTN, 802).
Reunidos - (cba)
Lucas 24:33
No cenáculo, onde haviam celebrado a Páscoa juntos (ver com. de Mateus 26:18; cf. DTN, 802).
Os onze - (cba)
Lucas 24:33
O termo deve ter sido usado de forma técnica para se referir aos discípulos mais próximos de Cristo, assim como “os doze” era empregado antes da deserção de Judas (ver Lucas 8:1; Lucas 9:12; etc.). Na verdade, apenas dez dos apóstolos estavam presentes, pois Tomé não estava com eles nesta ocasião (ver João 20:24).
- 1 Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e iam com ele os doze, Lucas 8:1 12 Ora, quando o dia começava a declinar, aproximando-se os doze, disseram-lhe: Despede a multidão, para que, indo às aldeias e aos sítios em redor, se hospedem, e achem o que comer; porque aqui estamos em lugar deserto. Lucas 9:12 24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. João 20:24
E outros com eles - (cba)
Lucas 24:33
Outros que faziam parte do grupo de crentes (ver com. de Lucas 24:22), provavelmente incluindo as mulheres, pelo menos aqueles que haviam ido à sepultura mais cedo e talvez outras pessoas também.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 24:28-35
Se desejamos ter Cristo habitando em nós, devemos ser honestos com Ele. Aqueles que já experimentaram o prazer e o benefício da comunhão com Ele, somente podem desejar mais de sua companhia. Tomou o pão, abençoou-o e partiu-o, e distribuiu entre eles. Isto Ele fez com a autoridade e o afeto que lhe eram de costume, da mesma maneira e provavelmente com as mesmas palavras. Aqui Ele nos ensina que devemos desejar uma bênção para cada refeição. observemos como Cristo, por seu Espírito e graça, dá-se a conhecer às almas de seu povo. Abre-lhes as Escrituras. Reúne-se com eles à sua mesa, na ordenança da ceia do Senhor; dá-se a conhecer a eles no partir do pão, porém, a obra se completa abrindo-lhes os olhos do entendimento. Temos breves visões de Cristo neste mundo, e quando entrarmos no céu, vê-lo-emos para sempre.
Eles tinham sentido a pregação do Senhor como poderosa, mesmo não tendo reconhecido o pregador. As Escrituras que falam de Cristo farão arder o coração dos seus verdadeiros discípulos. o dever daqueles a quem Ele tem se mostrado, é levar ao conhecimento do próximo aquilo que Ele fez por suas almas. É de grande proveito para os discípulos de Cristo, compartilharem as suas experiências, contando-as uns aos outros.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 19 Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco. 20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor. 21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. 22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23 Aqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos. 24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25 Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei. 26 Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco. João 20:19-26 13 os quais foram anunciá-lo aos outros; mas nem a estes deram crédito. Marcos 16:13 14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele. Atos 1:14